A cor é um dos aspectos mais importantes ao projetar seu logotipo ou criar sua marca.

Escolha suas cores pensando em seus produtos ou serviços e na imagem que deseja projetar para seus clientes.

Aqui, mostramos alguns aspectos importantes das cores para a identidade da sua empresa.

 

O nosso mundo é colorido

 

Como o olho humano capta a luz e depois o cérebro a traduz em imagens visuais? Oitenta por cento dos sentidos humanos são ocupados pela percepção visual.

Isso significa que a comunicação visual é muito importante para uma sociedade global.

Um mundo visual significa que a maioria das atividades humanas, como economia, moda, marketing, relacionamentos etc., são baseadas em influências visuais.

Uma das principais influências psicológicas do mundo visual é a cor. As pessoas podem se sentir felizes com uma cor amarela brilhante ou calmas com um azul e deprimidas com tons de cinza. 

A percepção visual nos dá o dom de ter um mundo movido pela cor. No design da marca, a cor representa uma ferramenta poderosa para a comunicação. 

O bom uso de um conjunto de cores pode atrair pessoas e informar exatamente sobre o que é a marca. 

É importante saber como escolher a cor que melhor representa sua identidade corporativa.

Logotipo como sua imagem representante

 

Não importa se você é um empreendedor ou uma empresa experiente, a identidade visual precisa destacar os valores, produtos, idéias e personalidade da sua marca. 

A base da sua marca é o seu logotipo e o que faz o seu negócio crescer é a coerência visual da sua identidade corporativa.

Seu logotipo diz ao cliente o que esperar de você, sua marca diz ao mundo quem você é e quem você deseja ser. 

Não apenas as formas, figuras e tipografia comunicam quem você é, mas a cor também representa você.

É possivelmente o identificador mais significativo da marca e dá personalidade ao seu logotipo. Diferencia o que você oferece de outros concorrentes.

Psicologia da cor

 

A psicologia das cores é o estudo das cores em relação ao comportamento humano. O objetivo é determinar como a cor afeta nossas decisões diárias, como os itens que compramos. 

A cor de um vestido nos obriga a comprar? As cores de um pacote nos fazem escolher uma marca em detrimento de outra? 

A cor de um ícone nos torna mais propensos a clicar nele? A resposta curta é sim. Mas a parte do porquê é um pouco mais complicada. 

Os significados das cores podem ter um impacto no motivo pelo qual preferimos certas cores em detrimento de outras. 

A mesma cor também pode ter significados diferentes, dependendo de nossa educação, sexo, localização, valores e uma variedade de outros fatores.  

A cor de um logotipo tem uma grande influência nos clientes, mas também pode ter um impacto no sucesso dos produtos. 

Por exemplo, imagine o logotipo da Coca-Cola em um verde calmo em vez de seu forte contraste vermelho e branco.

Você se sentiria atraído por este produto da mesma maneira? Provavelmente não, porque não tem poder visual suficiente.

A cor é o elemento visual que dá força e coerência às marcas.

As cores dos logotipos não apenas identificam sua empresa, mas também penetram profundamente na mente das pessoas, para que elas possam se lembrar da marca e ter uma ideia sobre isso muito tempo depois de ver o produto.

Ao criar o logotipo, pense duas vezes sobre quais cores podem representar sua marca. 

Deve estar relacionado à área de negócios de seus produtos ou serviços. 

Por exemplo, se sua empresa vende tecnologia, você deve usar cores globalmente associadas a ela, como tons diferentes de azul, cinza, preto, branco ou uma combinação deles.

A Intel, responsável por chips lendários como 386, 486, Pentium, Core i7, usa o azul como sua cor.

As cores dão personalidade

 

Não escolha cores apenas porque você gosta delas. As cores devem caracterizar os valores da sua empresa ou a personalidade da sua marca. 

Lembre-se de que eles representarão sua área de negócios e aparecerão em todos os lugares (site, cartões de visita, papel de carta, mídia social, anúncio impresso, etiquetas de produtos e muito mais).

Além disso, a maneira como você usa cores na marca pode definir um estilo específico. 

Um conjunto de cores simples é limpo e minimalista. Atualmente, algumas degradações de cores e sobreposições de tonalidades são modernas. 

Os efeitos de sombra simples podem trazer ao seu logotipo outra dimensão visual. Depende sempre do que você precisa mostrar e como deseja ser visto.

Pense no seu logotipo e em qual estilo é o mais apropriado para você e sua empresa. 

Por que a psicologia das cores é importante no marketing?

 

A cor evoca sentimentos. Isso incita emoção. E não é diferente quando se trata de selecionar cores para o seu negócio.

Escolher as cores certas para seus esforços de marketing pode ser a diferença entre sua marca se destacar da multidão ou se misturar a ela. 

Ao usar as cores estrategicamente para seus esforços de marketing, você pode fazer com que seu público veja o que deseja que eles vejam e ajude-os a percebê-lo da maneira que você pretende ser percebido. 

É por isso que entender a psicologia das cores pode ser tão útil para seus esforços de marketing. Porque isso pode ajudá-lo a retratar sua marca da maneira que você deseja.

Embora a escolha das cores certas possa melhorar a percepção da sua marca, uma seleção de cores inadequada pode causar danos à imagem da sua marca. 

Por exemplo, se você escolher as cores erradas para o seu conteúdo ou logotipo, pode ser menos legível e difícil de entender para o seu público. Ou você pode correr o risco de ser ignorado todos juntos.

A cor pode ser usada pelos profissionais de marketing para influenciar como as pessoas pensam e se comportam em relação a uma marca e como interpretam qualquer informação. 

A escolha das cores pode ajudar as pessoas a decidir o que é importante.

Até a próxima!

Na Impacto, você encontra uma equipe especializada que pode orientá-lo profissionalmente para criar o logotipo para sua marca. Fale com a gente hoje mesmo.