Chega um momento que o rebranding é um pouco inevitável
Independentemente da razão, o rebranding requer um investimento significativo de tempo e recursos.
Então, antes de iniciar, vamos dar um passo atrás e avaliar onde seu negócio está, onde você quer que ele esteja, e ver se um rebranding é necessário.
A estratégia da marca é fundamental para o rebranding de um negócio
Seríamos negligentes se falássemos em rebranding de um negócio sem enfatizar a importância da estratégia de marca.
Sua estratégia de marca ajuda você a tomar decisões informadas e estratégicas sobre a direção e o futuro da sua marca.
E se você não estiver 100% claro sobre estratégia, não será capaz de reconhecer os sinais indicando quando ou como fazer o rebranding do seu negócio.
A estratégia da marca abrange os principais elementos da marca:
- Posicionamento
- Diferenciais
- Voz
- Personagem
- Revisão competitiva
- Personas de audiência
- Identidade visual da marca
Estes formam um projeto para sua marca, algo que você pode frequentemente conferir para saber se o seu negócio ainda está no caminho certo para seus objetivos.
Ok, agora estamos assumindo que você tem uma estratégia de marca definida, confira esses 10 sinais que você pode precisar considerar um rebranding para o seu negócio.
Sua oferta mudou
Digamos que você começou sua empresa com um único tipo de serviço.
Talvez você fosse realmente bom em entregar a solução para esse tipo de serviço e dedicou seus esforços de marca e marketing para contar ao mundo sobre isso.
O visual da sua marca pode até estar fortemente ligado a essa oferta (geralmente recomendamos evitar isso).
Mas agora você descobriu que pode entregar outros serviços para seus clientes e quer ir atrás dessa oportunidade também.
Você pode precisar do rebranding para que sua marca seja vista como a provedora de mais de uma solução.
Seu público mudou
Se sua marca não falar mais com seu público-alvo, você pode precisar de um rebranding.
As estatísticas de web design nos dizem que hoje 73% dos millennials desempenham um papel na tomada de decisões em empresas B2B.
Mas dê-lhe mais 10 anos. É quase certo que o público comprador B2B mudará.
Esses novos compradores terão necessidades e visões de mundo diferentes, e sua marca pode precisar evoluir para falar diretamente com eles.
Revise suas personas de público-alvo e público (descrições detalhadas de seus clientes ideais) regularmente para avaliar se sua marca ainda está ressoando com o público certo.
Você se parece com seus concorrentes
Uma marca de sucesso é memorável em nome, visuais e experiência.
Caso contrário, é fácil ser engolido em um mercado saturado.
Se uma marca parece, sente ou se apresenta como seus concorrentes, o rebranding pode ajudar a diferenciá-la.
Sua marca não está levando seu negócio para onde você quer
Talvez sua oferta tenha amadurecido e você precise mudar de mercado.
Ou seu personagem de marca não está ressoando com seu novo público do jeito que deveria.
É normal, por exemplo, uma startup fazer um rebranding para uma versão mais madura e focada de si mesma depois de evoluir.
Você está atraindo os clientes errados
Sua marca pode parecer boa e ter um público-alvo claramente definido, mas ainda está atraindo o cliente errado.
Por exemplo, uma empresa SaaS tem uma plataforma de comunicação de equipe e seu cliente ideal é um negócio corporativo com mais de 500 funcionários.
Mas, com o tempo, as métricas de vendas estão mostrando que a maioria dos clientes são, na verdade, pequenas e médias empresas com 100 funcionários.
Na superfície, a empresa está atraindo clientes com sucesso e fazendo vendas.
Mas a meta de receita da empresa depende de uma base de clientes corporativos.
Atrair clientes errados pode colocar em risco as metas financeiras da empresa.
Um rebranding pode ajudá-lo a direcionar com precisão seu cliente ideal refinando visuais, mensagens, estratégias de marketing, etc.
E como mencionamos anteriormente, as personas do público ajudam você a aprimorar quem seu cliente ideal realmente é.
Você passou por uma fusão ou aquisição
Fusões e aquisições, embora muitas vezes financeiramente benéficas para as empresas, podem confundir os clientes e deixá-los se perguntando se os valores da empresa ou as ofertas de produtos também mudaram.
Um rebranding (incluindo um novo conjunto de visuais e marketing) pode ajudar a esclarecer esses detalhes.
Uma fusão ou aquisição também é uma boa oportunidade para contar a história da marca: Costumávamos ser empresas X e Y, agora somos essa empresa.
Diretrizes atualizadas
Seus visuais originais da são um pouco confusos e parecem inconsistentes em seus canais de marketing?
As diretrizes da marca podem ajudar a evitar que essas inconsistências aconteçam em primeiro lugar.
Eles são um conjunto de recomendações claras e detalhadas para como sua marca deve ser aplicada e aparecer.
E as marcas podem sair rapidamente dos trilhos sem elas.
Sua visão mudou
Pense nisso como uma grande luz vermelha de aviso.
Se sua visão para o negócio mudou, você deve fazer o rebranding da sua marca para que ela se alinhe com a nova visão.
Digamos que você se despede de ser a melhor empresa para o serviço X, mas agora você quer ser a melhor empresa para o Y.
É possível que elementos da sua estratégia de marca precisem mudar para realinhar sua marca com a nova visão.
Um rebranding pode ser necessária para conseguir isso.
Sua marca está desatualizada
Se sua empresa está no negócio há mais de 10 anos, há uma chance de sua marca parecer chata ou fora de moda (mesmo que estivesse totalmente dentro quando você começou).
Uma identidade de marca ultrapassada pode ser pouco atraente para potenciais compradores e fazê-los olhar para um concorrente mais moderno.
Lembre-se que um rebranding não precisa ser uma revisão total.
Mesmo mudar a tipografia ou ajustar a paleta de cores pode tirar anos da sua marca.
Não se preocupe, estamos falando de anos estéticos, não de experiência.
Suas mensagens não estão claras
Sua história de marca está clara? Suas mensagens combinam bem com o design?
Mensagens claras e concisas fazem maravilhas para uma marca.
Mais coisas a considerar:
- Preserve elementos da marca que estão trabalhando a seu favor – Rebranding de um negócio não tem que ser uma revisão completa. Mesmo pequenas mudanças podem causar um enorme impacto.
- Não aliene seus clientes leais durante o rebranding – Comunicar claramente por que você está fazendo um rebranding e como ele pode ou não afetá-los.
- Prepare toda a sua equipe para acelerar seu rebranding – Deixe seus funcionários saberem por que a empresa está mudando e qual é o resultado desejado. Isso pode ajudar a limitar a confusão e aumentar a entrada de funcionários durante as temporadas de mudança.
- Evite basear sua marca em algo que pode ser rapidamente irrelevante – Se sua marca for construída sobre a base errada, um rebranding pode ser necessário mais cedo do que você gostaria.
Então… acha que precisa de um rebranding?
Esses sinais são indicações úteis de que seu negócio pode estar precisando de um.
Mas os sinais não contam toda a história.
Não podemos enfatizar o suficiente o quão importante é ter uma estratégia de marca claramente definida que ajuda você a avaliar se seu negócio está dentro ou fora do caminho com seus objetivos.
Se você está vendo algum dos sinais acima (ou você precisa de ajuda para definir sua estratégia de marca existente), fale com a gente hoje mesmo. Adoraríamos ajudar.