Um site é necessário e muito importante hoje em dia. Encontre as razões, vantagens e benefícios de um site

Então, qual é a real importância de um site? Quem precisa de um e por quê. O que eles realmente fazem e fornecem?

Mais de 4 bilhões de pessoas estão usando a Internet e mais de 5 bilhões de pesquisas na Internet feitas por dia apenas no Google.

É um lugar popular hoje em dia. A seguir, veremos o que um site online faz para uma empresa e as razões pelas quais isso é importante para você. Ninguém gosta de ficar para trás, não é?

Todos nós sabemos que estamos na era digital, com a internet e os sites se tornando cada vez mais importantes, um requisito fundamental para a vida moderna.

Você não estaria aqui de outra forma, certo? Afinal, você usou a internet para visitar este site e encontrar informações sobre… Sites.

 

Por que ter um site?

 

Cada empresa é diferente e cada empresa ganhará ao ter um site de maneiras diferentes.

Algumas empresas aproveitarão mais as oportunidades de marketing adicionais, como anúncios online de custo ultra-baixo. Outra empresa pode se beneficiar mais ao ter informações acessíveis online.

Mesmo coisas simples como um endereço com instruções e um mapa para sua empresa podem fazer um mundo de diferença. A importância de ter um site são os benefícios que ele oferece a CLIENTES e VOCÊ como empresa.

Os principais motivos para ter um site são:

  • Importante para o marketing
  • Aumentando as vendas de clientes online
  • Cria o fator de confiança do cliente
  • Acessível 24/7
  • Causa uma boa primeira impressão
  • É econômico
  • Conveniente para clientes e acessível de qualquer lugar
  • Aparência e é profissional
  • Maior alcance do público-alvo
  • Constrói conexões com os clientes
  • Fornece um centro de dados de recursos e informações
  • Permite suporte ao cliente de autoatendimento
  • Oportunidades de publicidade de baixo custo
  • Aumenta a visibilidade da empresa
  • Envolve os usuários com conteúdo
  • Coloca os clientes primeiro (mostra que você pensa sobre as necessidades deles)
  • Obtém feedback importante dos clientes

Eles fornecem não apenas grandes adições a qualquer negócio e ajudam seus clientes, mas também funções necessárias, fazendo muito mais pelo seu negócio do que aparenta.

Examinaremos mais de perto esses e quais sites oferecem as razões pelas quais é essencial ter um.

 

Você precisa de um para o seu negócio?

 

Não se trata apenas do que o site faz para você, é sobre o que faz para seus clientes. Se os clientes estiverem procurando por você online (e estarão), você desejará que eles encontrem seu site.

Enquanto é útil ter sua página em uma rede social, ela não será profissional, sem que haja um site oficial.

Pense na seguinte metáfora: Você aluga um terreno e constrói um lindo edifício para ser sede da sua empresa. De repente, a dona deste terreno o quer de volta. Como fica todo trabalho, esforço e dinheiro gasto com a construção do seu edifício?

Com as redes sociais é a mesma coisa. Já vimos muitos casos em que uma página de rede social da empresa foi retirada do ar sem motivo aparente.

Lembre-se, essas páginas pertencem a outras empresas, como Facebook, Twitter e não a você. As empresas de mídia social se reservam o direito de excluir as páginas que hospedam, e isso é mencionado em seus termos e condições.

Um bom site e ajudará não apenas seus negócios, mas também seus clientes.

 

Os benefícios de um site para pequenas empresas

 

Importância para o marketing

Seu site é a sua casa online, o local que serve como base de operações para todo o marketing online.

Existem muitas maneiras diferentes de implementar o marketing digital online; você tem opções gratuitas, como colocar conteúdo nas mídias sociais direcionando de volta para suas páginas ou pagas, como campanhas de publicidade PPC (Pay per click).

Você pode usar seu site para reunir os endereços de e-mail dos clientes e visitantes e enviar boletins ou ofertas futuras. Um e-mail de contato do cliente é uma ótima maneira de fazer com que os clientes voltem e com novos clientes para fazer essa compra.

Nada é pior do que um e-mail de marketing de um endereço público, como o Gmail, ele parece pouco profissional e não confiável.

Envie o endereço de e-mail do seu site. Sempre que você tiver seu próprio site, tenha certeza de ter acesso a um endereço de e-mail profissional associado a ele.

Um site ajudará a construir sua marca, juntamente com os serviços que você oferece e os produtos que você tem disponíveis.

Um grande erro que vemos, são as pequenas empresas que têm algum tipo de rede social, como Facebook ou Twitter, mas nenhum site (lembram da nossa metáfora?). 

Sem um site, sua empresa não tem um domínio e sem esse domínio sua empresa não terá um e-mail profissional.

Impulsionador de vendas e receita

Uma empresa sem um site está perdendo negócios. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o volume financeiro do e-commerce em 2019 foi de R$ 89,82 bilhões de Reais. Um aumento de 23% em relação à 2018.

Obter vendas é a força vital para uma empresa! Não apenas ajudando qualquer pequena empresa a sobreviver, mas também a prosperar.

Ter um site pode adicionar um grande aumento de vendas; as pessoas desfrutam do conforto de suas próprias casas para fazer compras online. A comodidade de estar no sofá, no celular, de pijama e sem ter que passar horas caminhando para encontrar uma loja ou mesmo se levantar.

Goste ou não, os clientes estão pesquisando online por você. Quando eles encontram seu site, eles têm mais chances de fazer uma compra. Diretamente online ou depois de ver seu site e as informações extras que o acompanham e decidir: Sim, vale a pena fazer uma visita.

Criar credibilidade e fator de confiança

Não ter um site se destaca como um sinal de néon no escuro dizendo que estamos FECHADOS e somos péssimos. Os clientes começam a pensar que talvez você tenha algo a esconder.

Imagine por um momento um vendedor chegando até você na rua sem credenciais ou identidade. Não é a melhor primeira impressão, certo?

Ter um site é uma jogada profissional aos olhos do consumidor, assim como uma empresa que não a possui é uma jogada não profissional.

Seu site permite que os clientes descubram mais sobre você, seu produto ou serviço e coletem todas as informações necessárias.

Você está construindo uma maior confiança com mais informações que está fornecendo. Coisas como há quanto tempo você trabalha, credenciais ou até depoimentos de clientes anteriores e um mapa para o endereço físico da sua empresa.

 Um site é o primeiro passo para ajudar a construir um relacionamento empresa-cliente.

Sempre ativo – por estar acessível 24/7

Hoje em dia, vitrine não é o que costumava ser.

Sua presença online nunca dorme, aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.  Mesmo quando o horário de trabalho termina, seu site permanece ativo sem nenhum trabalho ou esforço adicional seu ou da sua equipe.

Super conveniente para os clientes. Você nunca sabe quando um cliente pode estar procurando informações sobre sua empresa. Eles têm o luxo de poder fazer isso no conforto da cama; talvez sejam três da manhã de sábado.

Fazer a primeira impressão correta

As primeiras impressões contam, e elas são grandes, como são as suas?

Uma empresa com uma loja física que conta com pessoas que chegam da rua, também tem pessoas procurando por ela e esse tipo de produto online antes mesmo de sair de casa.

Quando os clientes pesquisam online e não o encontram, essa é a primeira impressão deles. Se eles virem um concorrente em vez de você, diga adeus a esse cliente.

Não ter um site cria a impressão:

  • A) Você não se importa muito com seus clientes. Eles estão procurando por você e você não pode se incomodar nem mesmo em ajudá-los a encontrar seu site oficial. Por que eles deveriam se preocupar com o seu negócio?
  • B) Tão ruim quanto, eles acham que talvez essa empresa não possa comprar um site. Nesse caso, eles pensarão que a empresa pode estar prestes a falir. Eles vão confiar neste produto? Se eles não podem pagar um site, eles podem fazer um produto de qualidade?

Não subestime, as pessoas geralmente sabem como é possível obter sites muito acessíveis hoje em dia.

Depois que eles descobrirem que você tem uma presença online e é profissional, o próximo passo começa.

Aqui estão algumas diretrizes para você seguir, para que um cliente tenha uma ótima primeira experiência com seu site e uma primeira impressão positiva.

Seu site deverá incluir os seguintes aspectos.
  • Móvel e responsivo  – Funciona perfeitamente, independentemente do tamanho da tela ou do tipo de dispositivo acessado
  • Fácil de encontrar  – a navegação deve ser suave e as informações que eles querem facilmente acessíveis
  • Um design limpo e bonito  – Algo que parece suave e profissional.
  • Funciona bem  – deve funcionar, sem bugs ou erros
  • Informações úteis e bom conteúdo  – Você não precisa escrever uma página todos os dias. A pessoa que está visualizando seu site deve conseguir obter um nível básico de informações. Forneça a elas todas as necessidades básicas; isso pode e deve ser aprimorado com o tempo.
Constrói conexões com os clientes

As pessoas visualizarão seu site, e esta é uma excelente oportunidade para você entrar em contato e permitir que eles conheçam melhor sua empresa.

Afinal, é por isso que eles visitam seu site e desejam saber mais sobre o que você oferece.

Um site é uma oportunidade fantástica para criar uma conexão, talvez recebendo um novo assinante de e-mail para o seu boletim de notícias mensal ou talvez apenas descobrindo fatos interessantes sobre o seu negócio.

Construir um relacionamento saudável com o cliente e a empresa ajuda bastante no estabelecimento de um cliente de longo prazo. Online é uma excelente plataforma para isso, por que não incluir um vídeo mostrando como tirar o máximo proveito do seu produto.

Um site não apenas fornece um toque profissional, mas também pessoal.

Fornece informação 

Suas páginas podem atuar como um banco de informações, não apenas para seus clientes, mas também para funcionários.

Se você tiver vários produtos, eles podem ser exibidos online com informações detalhadas. Os clientes podem consultar essas pré e pós-vendas, assim como os funcionários podem ver para coletar informações.

Atuando como uma biblioteca online, oferecendo acesso rápido e fácil. Os sites também fornecem informações ilimitadas para que você possa acabar com catálogos de papel caros e volumosos e que você pode atualizar em alguns momentos.

Você pode exibir produtos em formatos avançados, como várias imagens, imagens interativas, vídeos.

Você pode mostrar qualquer informação, como depoimentos de clientes, ou até mesmo usar parte do seu site como um portfólio completo de seu trabalho.

Muitas empresas grandes têm uma parte separada do site para referência dos funcionários, como uma biblioteca online interna.

Empresas menores usam seu site como um recurso para os clientes. Um restaurante pode exibir um menu online, por exemplo.

Publicidade de baixo custo

A publicidade pode ser feita de várias maneiras na web. Há publicidade gratuita, formas acessíveis ou opções de luxo.

A publicidade online pode ser incrivelmente barata, dependendo do tipo de lugar ou palavra que você está segmentando. Vale a pena dar uma olhada rápida em alguns dos preços para isso. Um primeiro lugar ideal para procurar são as campanhas de PPC (Pay per click), como o Google AdWords e o Bing.

Você pode se surpreender com os custos para alcançar 1.000 pessoas diferentes. Você pode definir o orçamento, mas sem um site, essas oportunidades serão inacessíveis para sua empresa.

Os anúncios podem ser veiculados em mecanismos de busca, em mídias sociais como o Facebook, Instagram ou diretamente em outro banner de anúncio de sites específicos, além de gerar tráfego direcionado.

O amplo alcance da Internet permite que seus anúncios cheguem a muito mais olhos do que a frente de uma loja, removendo todas as limitações de um local e abrindo a rede mundial de potenciais clientes.

Ajuda o usuário a se envolver com seu conteúdo

Se você quer publicar qualquer forma de conteúdo, como um artigo ou até uma atualização sobre a sua empresa, ele precisará de um local para morar, como o seu site.

Ao criar conteúdo exclusivo, útil e interessante, você dará à sua base de clientes a chance de gostar ainda mais de você.

Você pode manter os clientes informados ou até contar uma história sobre o que sua empresa está fazendo recentemente.

Isso ajuda um cliente a ser emocionalmente investido em você e cria um relacionamento. Pode parecer bobagem, mas isso fornece informações que afetam as escolhas no mundo real.

Quanto mais atraente e útil for o seu conteúdo, mais o cliente poderá se sentir parte da jornada junto com você.

Um boletim informativo por e-mail que mantém os usuários atualizados sobre quaisquer acontecimentos atuais ou pontos de interesse. Você pode ter um blog em seu site, que funciona como uma plataforma para divulgar o conteúdo que você desejar.

O envolvimento com os clientes por meio de seu conteúdo exclusivo mostra que você está indo além, não apenas vendendo para eles, mas ajudando-os.

Obtenha feedback importante dos clientes

A maioria das pessoas não conta a uma empresa ou serviço quaisquer problemas reais que eles enfrentam pessoalmente. Eles simplesmente não usarão esse produto, serviço ou empresa novamente.

Pense em um restaurante que serve comida ruim e os clientes provavelmente pagarão a conta, não falarão muito (ou falarão mal) e nunca mais voltarão.

Com um site, você tem a chance de receber um feedback real. Os clientes se sentem mais confortáveis ​​em dizer o que realmente pensam, se sabem que são anônimos e não precisam explicá-lo pessoalmente.

Eles são muito mais propensos a fornecer feedback online; isso é uma coisa boa.

Isso oferece às empresas uma grande chance de melhorar, com base no feedback que estão recebendo dos clientes, tanto bons quanto ruins.

O que você está fazendo que os clientes amam? Descubra enviando a seus clientes uma pesquisa rápida ou forneça essa opção em seu site.

Da mesma forma, descubra quais problemas eles estão tendo e o que realmente pensam, aprimore-os e sua empresa crescerá com força.

Os sites oferecem uma oportunidade real de obter feedback autêntico gratuitamente!

Você está pensando no cliente e colocando-o em primeiro lugar

Deixamos o melhor para o final, e muitas vezes é esquecido, subestimado e incompreendido.

Muitas empresas concentram-se internamente apenas em si mesmas. Certamente eles têm um pouco de foco no cliente, mas apenas o mínimo necessário com o qual podem se safar, e geralmente fingem que é mais do que é.

Quando uma empresa pensa em ter um site, está olhando para os seus próprios benefícios. Quando realmente deveriam pensar primeiro nos benefícios que um cliente obterá.

Pense sobre isso.

 A maioria dos pontos acima leva a um lugar, e isso é pensar no cliente. Quanto mais você ajuda o cliente, mais ele o ajuda com itens com a compra de seus produtos ou serviços.

 

Como obter um site

 

Existem algumas maneiras diferentes de obter um site, e é possível criar um por si mesmo se você tiver tempo e energia e estiver disposto a aprender as regras.

Um site gratuito pode ser mais adequado para algo não comercial, como um site pessoal. No entanto, não é recomendado para uma empresa.

Quem já criou sites antes, conhece os primeiros sites que você cria (sempre sites pessoais para si mesmo) acaba sendo bastante embaraçoso quando você os olha alguns meses depois.

A maioria das pessoas opta por ter alguém para projetar e criar seu site profissionalmente, e nós da Agência Impacto oferecemos exatamente isso.

Uma maneira simples, fácil, acessível e direta de colocar você em operação online com o mínimo de trabalho, sem estresse e com profissionais experientes.

Dê uma olhada em nossos pacotes de sites com layout padrão. Sites acessíveis e responsivos.

 

Considerações finais

 

Com todos os benefícios que um site traz para uma empresa, a importância de ter um site deve ser clara. Podemos resumir e dizer que todo mundo tem um site hoje em dia, mas isso não conta metade da história.

Se você quer ser levado a sério como empresa, precisa levar a sério a tarefa de assumir negócios.

Nada diz mais sobre negócios profissionais do que seu próprio site profissional. Nada se conecta mais com seus clientes online. 

Adicione isso a todos os grandes benefícios que um site traz para sua empresa em um nível funcional, um nível de vendas. 

Ter um site deve ser uma das primeiras coisas para uma empresa de qualquer tamanho. É essencial para a missão se você quiser avançar.

Até a próxima!

 

Como espinha dorsal da sua presença online, nós sabemos que é mais importante do que nunca ter um site que atraia. Vamos desenvolver um site maravilhoso para os seus negócios. Fale com a gente hoje mesmo.