A cor é um dos aspectos mais importantes ao projetar seu logotipo ou criar sua marca.
Escolha suas cores pensando em seus produtos ou serviços e na imagem que deseja projetar para seus clientes.
Aqui, mostramos alguns aspectos importantes das cores para a identidade da sua empresa.
O nosso mundo é colorido
Como o olho humano capta a luz e depois o cérebro a traduz em imagens visuais? Oitenta por cento dos sentidos humanos são ocupados pela percepção visual.
Isso significa que a comunicação visual é muito importante para uma sociedade global.
Um mundo visual significa que a maioria das atividades humanas, como economia, moda, marketing, relacionamentos etc., são baseadas em influências visuais.
Uma das principais influências psicológicas do mundo visual é a cor. As pessoas podem se sentir felizes com uma cor amarela brilhante ou calmas com um azul e deprimidas com tons de cinza.
A percepção visual nos dá o dom de ter um mundo movido pela cor. No design da marca, a cor representa uma ferramenta poderosa para a comunicação.
O bom uso de um conjunto de cores pode atrair pessoas e informar exatamente sobre o que é a marca.
É importante saber como escolher a cor que melhor representa sua identidade corporativa.
Logotipo como sua imagem representante
Não importa se você é um empreendedor ou uma empresa experiente, a identidade visual precisa destacar os valores, produtos, ideias e personalidade da sua marca.
A base da sua marca é o seu logotipo e o que faz o seu negócio crescer é a coerência visual da sua identidade corporativa.
Seu logotipo diz ao cliente o que esperar de você, sua marca diz ao mundo quem você é e quem você deseja ser.
Não apenas as formas, figuras e tipografia comunicam quem você é, mas a cor também representa você.
É possivelmente o identificador mais significativo da marca e dá personalidade ao seu logotipo. Diferencia o que você oferece de outros concorrentes.
Psicologia da cor
A psicologia das cores é o estudo das cores em relação ao comportamento humano. O objetivo é determinar como a cor afeta nossas decisões diárias, como os itens que compramos.
A cor de um vestido nos obriga a comprar? As cores de um pacote nos fazem escolher uma marca em detrimento de outra?
A cor de um ícone nos torna mais propensos a clicar nele? A resposta curta é sim. Mas a parte do porquê é um pouco mais complicada.
Os significados das cores podem ter um impacto no motivo pelo qual preferimos certas cores em detrimento de outras.
A mesma cor também pode ter significados diferentes, dependendo de nossa educação, sexo, localização, valores e uma variedade de outros fatores.
A cor de um logotipo tem uma grande influência nos clientes, mas também pode ter um impacto no sucesso dos produtos.
Por exemplo, imagine o logotipo da Coca-Cola em um verde calmo em vez de seu forte contraste vermelho e branco.
Você se sentiria atraído por este produto da mesma maneira? Provavelmente não, porque não tem poder visual suficiente.
A cor é o elemento visual que dá força e coerência às marcas.
As cores dos logotipos não apenas identificam sua empresa, mas também penetram profundamente na mente das pessoas, para que elas possam se lembrar da marca e ter uma ideia sobre isso muito tempo depois de ver o produto.
Ao criar o logotipo, pense duas vezes sobre quais cores podem representar sua marca.
Deve estar relacionado à área de negócios de seus produtos ou serviços.
Por exemplo, se sua empresa vende tecnologia, você deve usar cores globalmente associadas a ela, como tons diferentes de azul, cinza, preto, branco ou uma combinação deles.
As cores dão personalidade
Não escolha cores apenas porque você gosta delas. As cores devem caracterizar os valores da sua empresa ou a personalidade da sua marca.
Lembre-se de que eles representarão sua área de negócios e aparecerão em todos os lugares (site, cartões de visita, papel de carta, mídia social, anúncio impresso, etiquetas de produtos e muito mais).
Além disso, a maneira como você usa cores na marca pode definir um estilo específico.
Um conjunto de cores simples é limpo e minimalista. Atualmente, algumas degradações de cores e sobreposições de tonalidades são modernas.
Os efeitos de sombra simples podem trazer ao seu logotipo outra dimensão visual. Depende sempre do que você precisa mostrar e como deseja ser visto.
Pense no seu logotipo e em qual estilo é o mais apropriado para você e sua empresa.
Por que a psicologia das cores é importante no marketing?
A cor evoca sentimentos. Isso incita emoção. E não é diferente quando se trata de selecionar cores para o seu negócio.
Escolher as cores certas para seus esforços de marketing pode ser a diferença entre sua marca se destacar da multidão ou se misturar a ela.
Ao usar as cores estrategicamente para seus esforços de marketing, você pode fazer com que seu público veja o que deseja que eles vejam e ajude-os a percebê-lo da maneira que você pretende ser percebido.
É por isso que entender a psicologia das cores pode ser tão útil para seus esforços de marketing. Porque isso pode ajudá-lo a retratar sua marca da maneira que você deseja.
Embora a escolha das cores certas possa melhorar a percepção da sua marca, uma seleção de cores inadequada pode causar danos à imagem da sua marca.
Por exemplo, se você escolher as cores erradas para o seu conteúdo ou logotipo, pode ser menos legível e difícil de entender para o seu público. Ou você pode correr o risco de ser ignorado todos juntos.
A cor pode ser usada pelos profissionais de marketing para influenciar como as pessoas pensam e se comportam em relação a uma marca e como interpretam qualquer informação.
A escolha das cores pode ajudar as pessoas a decidir o que é importante.
Até a próxima!
Na Impacto, você encontra uma equipe especializada que pode orientá-lo profissionalmente para criar o logotipo para sua marca. Fale com a gente hoje mesmo.