Quando menos é mais
Anos atrás, o marketing de conteúdo era um nicho; hoje, todo mundo tem um blog ou usa alguma plataforma de rede social.
O marketing de conteúdo bem-sucedido é um desafio no ambiente atual porque a concorrência intensificada torna muito mais difícil ser notado.
O problema é que mais concorrência também significa que uma estratégia de marketing de conteúdo sob medida é mais importante do que nunca.
Focar no seu marketing de conteúdo é o caminho para o sucesso de longo prazo do seu negócio.
No entanto, espalhar seu conteúdo, tentando cobrir todas as bases, é um grande problema, e pode lentamente, acabar com a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Quando o marketing está levando você em muitas direções, você acaba não sendo muito bom em nenhuma delas.
Comece com um canal e se esforce para ser o melhor
As empresas devem identificar um único canal de marketing que faz mais sentido e desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo adaptada a essa plataforma.
O primeiro passo é identificar seu público-alvo.
Com um público muito amplo, você provavelmente estará perdendo potenciais clientes.
Em seguida, você precisa encontrar uma maneira de apelar para este público.
Já sabemos que há muito conteúdo por aí agora, então publicar mais do mesmo, não fará com que você seja notado.
Em vez disso, procure o que o setor chama de inclinação de conteúdo – um tópico ou área relacionada ao seu negócio que tem concorrência mínima.
Oferecer aos leitores uma nova perspectiva ou algo de valor é a única maneira de ser ouvido no meio de todo o “barulho”.
Abordagem
Uma vez que você tenha identificado o público certo e desenvolvido uma maneira única de abordar seu conteúdo, você pode trabalhar na escolha do tipo de conteúdo mais adequado ao seu público-alvo, experiência e conjunto de habilidades.
Nem todo mundo é escritor, e nem todo público quer ler.
Seu marketing de conteúdo pode se concentrar em texto, áudio ou marketing visual; o que é importante neste momento é escolher um.
Finalmente, decida qual plataforma de entrega primária você deseja usar para distribuir seu conteúdo.
Isso pode ser tutoriais em vídeo no YouTube, um blog diário ou semanal do site, ou usando imagens para contar uma história no Instagram.
Você pode (e deve!) trabalhar na diversificação de sua estratégia de marketing de conteúdo mais tarde, mas o primeiro passo é desenvolver seu público principal.
Conquiste seu público com qualidade, não quantidade
Há tanto conteúdo na web agora, e infelizmente, a maior parte é terrível.
E à medida que todos se concentram em “bombardear” mais conteúdo o mais rápido possível, na luta por cliques, essa pilha de conteúdo horrendo continua a crescer.
Não é que as empresas não se importem, ninguém quer investir em uma estratégia de marketing de conteúdo que está fadada ao fracasso.
Em vez disso, é uma consequência da crença equivocada de que simplesmente postar algo, qualquer coisa, frequentemente o suficiente, lhe dará os resultados que você quer.
Isso não vai acontecer!
As pessoas são inundadas dia após dia com conteúdo terrível e inútil (e elas já estão sem paciência para isso).
Pode parecer um cenário sem esperança; como você cria conteúdo que atrai um público cansado de ler posts terríveis no blog?
No entanto, ele realmente cria oportunidade – se você sabe como explorá-la.
Produzir conteúdo excepcional é a melhor maneira de construir seu público e e fazer crescer seu negócio.
Cada post no blog, cada conteúdo que você publica deve ser o melhor que você pode produzir.
Claramente, criar conteúdo excepcional tem um custo, e é por isso que há tanto conteúdo ruim por aí.
No entanto, os empresários precisam focar sua estratégia de marketing de conteúdo na produção de qualidade sobre quantidade.
Se você não tem uma equipe dedicada, que seja capaz de produzir o seu conteúdo, o ideal e contratar um profissional ou agência.
Pode custar mais (seja mais dinheiro ou mais tempo), mas você terá a tranquilidade de alguém dedicado na criação de um ótimo conteúdo.
Lembre-se, consistência e qualidade conquistarão mais leitores e potenciais clientes para seu negócio.
Se o seu conteúdo não estiver “conversando” com seu público, fale com a gente hoje mesmo! A Agência Impacto pode ajudá-lo a criar um plano que atinja todas as suas necessidades.