Como as cores no marketing influenciam as pessoas?

O significado das cores e a psicologia das cores podem impactar poderosamente o comportamento e a tomada de decisões das pessoas.

Fazemos julgamentos subconscientes sobre uma pessoa, ambiente ou produto em poucos segundos ou minutos. A cor é reproduzida nessa impressão inicial.

Esse fato não se perde em marcas e anunciantes. Eles sabem que certas cores, matizes, sombras e tons evocam emoções e levam as pessoas à ação. Esse efeito é sutil e poderoso.

Muitas vezes, a cor pode ser a única razão pela qual alguém compra um produto. 

Pense em suas marcas favoritas e em como certas cores predominam. 

Seus logotipos ostentam vermelho brilhante como Target ou Netflix? Ou você é uma pessoa que gosta das cores preto e branco como a Nike? Talvez você prefira o amarelo e seja atraído pela Best Buy ou Subway.

 

Psicologia da cor no seu feed do Instagram

 

As cores primárias incluem vermelho, azul, amarelo e verde, já estão relacionadas ao corpo, mente, emoções e equilíbrio geral. Então, qual o impacto da psicologia da cor no seu feed do Instagram?

Como nas roupas, algumas cores funcionam para nós e nossos tipos de corpo, outras não.

É exatamente assim com a sua marca, algumas cores funcionam e outras não.

É importante lembrar que queremos que nosso feed pareça esteticamente agradável, não apenas cheio de conteúdo.

Se o feed do Instagram não parecer visivelmente agradável ou tiver um impacto negativo nas pessoas, é provável que elas não fiquem por muito tempo.

Seu feed precisa ser como uma casa acolhedora e convidativa, além de fornecer uma experiência agradável para quem visitá-lo.

 

Algumas informações sobre a psicologia das cores com base em algumas poucas cores

 

Perguntas que você precisa responder e refletir:

  • Como você quer que as pessoas se sintam quando estão vendo seu feed do Instagram?
  • O que você quer que eles se lembrem?
  • Qual é a maior coisa que você deseja que as pessoas tirem do seu feed do Instagram?

 

Vermelho

Geralmente denota coragem física, força, energia e calor. Tem a capacidade de mostrar desafio.

A cor vermelha tem a capacidade de aumentar a nossa ansiedade.

Em que setor você acha que isso funcionaria? Sua empresa precisa ter esse impacto nas pessoas?

Azul

É uma cor que se relaciona com o intelecto. Muitas vezes, o azul é uma cor muito confiante e indica comunicação.

É uma cor mentalmente relaxante. Uma campanha publicitária de destino turístico ou um agente de viagens geralmente inclui a cor azul, pois age com suas emoções com a esperança de reservar férias.

Amarelo

É uma cor muito emocional. Tem a capacidade de refletir confiança, otimismo, autoestima. O amarelo é a cor mais forte psicologicamente.

O excesso de amarelo, no entanto, pode causar a queda da nossa autoestima.

Verde

É uma cor muito harmoniosa. É semelhante a estar em uma floresta tropical e cercado por belas árvores altas que pairam sobre você. Como isso deixa você se sentindo?

O verde também está vinculado a empresas que oferecem produtos ou serviços ambientalmente amigável. A cor verde tem essa associação com a natureza.

Rosa

É uma cor que representa o calor, a feminilidade, o amor, a nutrição e a sobrevivência das espécies.

Essa cor nos atrai fisicamente, pois é semelhante ao vermelho. No entanto, o excesso de rosa pode ser ruim, por isso é necessário um bom equilíbrio.

Preto

É uma cor muito sofisticada, glamourosa e forte. Muitas vezes, marcas de perfume ou empresas de prestígio usam essa cor para mostrar domínio.

Como você se sente quando vê o preto? Eu sei que uso muito, mas às vezes é muito duro para os olhos?

Muito dessa cor pode ser percebida como fria e frequentemente pesada. A maioria dos feeds que apresentam preto inclui elementos de cores brancas ou mais claras.

A cor preta pode ser associada à escuridão e, para pessoas que não gostam da escuridão, pode ser uma cor difícil de ser destacada no seu feed do Instagram.

Deseja que esses atributos sejam associados à sua empresa e marca?

Branco

É uma cor muito estéril, higiênica e clara. Muito branco pode ser muito estéril e frio e lembrar as pessoas dos hospitais – isso obviamente funciona para algumas organizações.

A ideia de ‘estéril’ muitas vezes pode trazer de volta memórias indesejadas para seus seguidores ou pessoas que tentam se conectar com você, portanto, lembre-se de quanto branco você usa.

Com as fotografias planas, tente incluir algumas cores para suavizar a aspereza do branco.

 

Decidindo suas cores

 

É aqui que a decisão se torna difícil, especialmente se você é uma empresa estabelecida há algum tempo.

Certamente não estou sugerindo uma alteração de marca, mas estas poucas cores acima, devem ajudá-lo a determinar, talvez, quanto dessa cor está no seu feed do Instagram.

Por exemplo, uma empresa pode ter um logotipo com as cores rosa e branco.

Não estou sugerindo uma transformação drástica, na verdade, o que estou sugerindo é que, quando você planejar suas campanhas ou postagens nas redes sociais, pense em quanto dessa cor é necessária em seu feed.

Não há razão para que o fundo não possa ser rosa, branco ou mesmo alternativo. O objetivo aqui é apenas fazer você pensar sobre como sua marca faz as pessoas se sentirem.

 

Até a próxima

 

Precisando harmonizar o feed do seu Instagram, mas não tem tempo pra isso? Impacte no Feed. A solução para que você tenha uma boa identidade visual sem ficar enlouquecido com Presets e criação de artes!

 

Leia também: A importância das cores na identidade visual