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10 coisas que todo site precisa ter

10 coisas que todo site precisa
Tempo Estimado de Leitura: 5 minutos

O essencial do site em que você deve se concentrar

Cada site é diferente. Um site de comércio eletrônico não é uma landing page, não é uma página de construção de autoridade.

Mas (e isso é um grande mas), existem certos fundamentos que todos os sites precisam ter para serem bem sucedidos.

Ao ler esta lista, você pode notar que nenhum dos itens seriam considerados “inovadores”.

Mas esta é uma matéria sobre o essencial.

Eles não estão na moda. Eles nunca saem de moda. E às vezes são fáceis de ignorar em favor de uma nova tendência.

Notamos, no entanto, que os sites que têm uma base sólida de itens essenciais têm um desempenho muito melhor do que seus colegas mais modernos.

Então, quantos desses itens essenciais seu site se gaba?

Velocidade

A velocidade é essencial para sua primeira impressão e pode dizer muito sobre o seu negócio.

Os visitantes tendem a ver sites lentos como não profissionais, irritantes e não tão seguros quanto sites mais rápidos.

Então, aproveite o tempo para comprimir suas imagens, avaliar o uso de plugins e garantir que não haja código solto em nenhum lugar que esteja diminuindo as velocidades de carregamento.

Você também pode conferir nosso artigo “Otimizando imagens para o seu site: um guia para clientes“.

Lá você encontrará dicas valiosas para entender como imagens mal otimizadas influenciam negativamente na velocidade do site.

Segurança

Mais de 33.000 sites são hackeados todos os dias.

Nem todos esses sites são de grandes empresas com montes de dados para hackers roubarem.

A maioria são pequenas e médias empresas como a sua.

Existem bots que trabalham dia e noite para procurar e se infiltrar em locais vulneráveis.

Eles visam esses sites a fim de roubar informações do cliente, enviar spam ou usar seu site para distribuir malware aos computadores de seus visitantes.

Invista em segurança e não deixe seu site sem manutenção. A economia de hoje, pode ser o prejuízo de amanhã!

Só porque você é pequeno, não significa que você não é um alvo.

Nós temos planos de manutenção WordPress que cabem no seu orçamento.

Design elegante

75% dos visitantes do seu site estão fazendo o julgamento inicial do seu negócio com base apenas na aparência do seu site.

Felizmente para você, o design do site não é o mesmo que design de moda.

Embora as pessoas possam discordar sobre estética o quanto quiserem, há um surpreendente consenso sobre os fundamentos do bom design. 

Navegação fácil, fácil encontrar informações de contato, boa usabilidade.

Fotografia profissional e conteúdo também não machucam.

Conteúdo

As pessoas gostam de se divertir como são informadas hoje em dia, mesmo quando estão comprando bens ou serviços.

O conteúdo do seu site deve dar-lhes apenas isso.

Deve ser fácil ler e entender, bem organizado e, idealmente, otimizado para que o Google saiba que está lá.

Se você tem um dom para redação, isso é ótimo!

Se você não fizer isso, você pode querer considerar investir em um redator profissional para renovar ou reescrever seu site.

Links para redes sociais

Este é complicado.

Alguns anos atrás, ter seus feeds de mídia social diretamente em seu site era a moda.

E muitos ainda querem fazer isso.

Porém, esses feeds retardam significativamente seu site (lembram do primeiro item dessa lista?) e fazem seu design parecer desajeitado e desatualizado.

No entanto, é importantíssimo que você tenha links para todas as suas propriedades de mídia social em cada página do seu site, especialmente se você atualizá-los com frequência, e vice-versa.

Nome de domínio forte

Nos primeiros dias da internet, encontrar um grande nome de domínio era fácil.

Você era capaz de escolher facilmente um domínio que encapsulasse sua marca e oferta de produtos.

É um pouco mais complicado hoje em dia com literalmente bilhões de sites, e mais criados a cada dia.

No entanto, é importante que seus clientes sejam capazes de lembrar facilmente (e acessar também) do nome do seu site.

Isso significa que não dá para substituir números para letras (exemplo A por 4) ou quaisquer outros truques de ortografia inteligentes que lhe deem o nome que você quer, mas sacrifica a capacidade de seus clientes de chegarem ao seu site.

Você terá que pensar fora da caixa.

Otimização para mecanismo de busca

Nenhuma das mudanças que você fez para acelerar, projetar ou deixar o site seguro importará se seus clientes e potenciais clientes não puderem encontrá-lo.

É aí que entra o Google (porque, sejamos honestos, quem usa Bing ou outro buscador?).

Se você não está aparecendo nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave ou frases que impactam seus negócios, os clientes não estão encontrando seu site.

Bom SEO é mais do que encher seu site cheio de palavras-chave e esperar que ele se classifique mais alto (o Google realmente acoplou pontos para essa tática de SEO nos dias de hoje).

Estar regularmente atualizado, ter conteúdo relevante é, na verdade, a melhor maneira de melhorar seus rankings de SEO.

Você também precisa garantir que seus metadados e tags também incluam as palavras-chave que você está tentando classificar.

Chamadas claras para a ação

Os visitantes do seu site precisam saber o que você quer que eles façam.

Quer que eles se inscrevam por um e-mail? Marquem uma consulta? Encontrem o produto perfeito para suas necessidades?

Um site que não leva seus visitantes à ação é um site que não está funcionando tão bem quanto poderia ser.

Usar chamadas claras para a ação e um funil de vendas definido é uma ótima maneira de converter mais visitantes em clientes.

Design responsivo

Seus clientes não estão apenas navegando em seu site em seus notebooks ou desktops.

Eles estão navegando também em seus telefones (o principal meio nos dias de hoje) e tablets.

Seu site deve ser bonito, fácil de navegar e rápido, não importa qual dispositivo seus clientes estão usando. 

Isso é chamado de design responsivo.

Os clientes que procuram comprar localmente serão afastados imediatamente por uma má experiência de navegação em seu telefone.

Navegação desajeitada e velocidades lentas são uma maneira rápida de perder clientes móveis.

Uma maneira fácil de verificar se seu site está respondendo é conferir em seu próprio dispositivo móvel.

Se você está insatisfeito com a experiência de navegação, seus clientes também estão.

Marca

Seu site é uma extensão de sua marca e isso deve ser refletido.

Seu logotipo deve ser proeminente.

As cores da sua marca devem ser usadas estrategicamente.

O tom, o visual e a sensação do seu site devem combinar com o tom, o visual e a sensação de seus outros elementos de marketing.

Seus clientes devem estar familiarizados com sua marca.

Se eles não tiverem a mesma experiência de marca, eles não confiarão que seu site é… seu site.

Outro ponto muito importante é usar o seu domínio na divulgação do seu e-mail de contato.

Afinal, seu domínio também faz parte da sua marca.

Nunca use domínios gratuitos para seu e-mail comercial (por exemplo, minhaloja@gmail.com).

Isso passa a sensação de insegurança e pouco profissionalismo.

Se você ainda não tem uma marca, confira aqui como podemos lhe ajudar.

Conclusão

A grande coisa sobre o essencial é que eles não saem de moda.

Se você se concentrar nessas dez coisas, está garantindo aos visitantes do seu site uma ótima experiência para os anos seguintes.

E se estiver precisando melhorar seu site (ou quer criar um novo), não deixe de falar com a gente!

 

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Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

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