Estamos sempre nos esforçando para oferecer sites com imagens de qualidade cristalina em todos os dispositivos, garantindo uma experiência envolvente para todos os usuários.

Com base nas perguntas relacionadas à imagem que recebemos de nossos clientes, neste artigo vamos oferecer algumas informações importantes para ajudá-lo a obter o máximo de suas imagens e da experiência de desenvolvimento de sites como um todo.

Que tamanho minhas imagens devem ter?

Fornecer suas imagens no formato ideal, pode não apenas economizar muito no processo de desenvolvimento, mas também ajudará a garantir que você atinja o resultado desejado em termos de efeito visual.

Também é um fator importante a considerar após o desenvolvimento, se você estiver planejando fazer o upload de conteúdo de imagem para o site.

O aspecto mais importante a considerar é para o que a imagem será usada ou, mais importante, onde está sendo usada.

Por exemplo, é uma imagem de capa, banner ou talvez uma miniatura ou ícone?

Uma imagem menor, tirada em um iPhone, pode parecer boa em algumas áreas do site, mas provavelmente não funcionará como uma imagem ampliada.

Como uma regra simples, forneça imagens para quem estiver desenvolvendo seu site, no formato de maior resolução possível, para que possam ser redimensionadas.

No mínimo, você deve garantir que elas tenham o tamanho exato que devem aparecer no seu site. Qualquer tamanho menor, provavelmente ficará embaçado.

Recomendamos um tamanho de arquivo inferior a 600 KB e dimensões entre 1500 e 2500 pixels de largura, para obter melhores resultados.

 

Minhas imagens afetarão a velocidade de carregamento do meu site?

Normalmente, quanto maior o tamanho da imagem, maior a qualidade da exibição.

No entanto, é importante estar ciente de que o uso de arquivos muito grandes pode ter um impacto negativo na velocidade de carregamento do seu site.

Por sua vez, é provável que os usuários percam a paciência e abandonem o site.

A adesão ao tamanho e às dimensões do arquivo mencionados acima ajudará a evitar problemas nessa área.

 

Como devo salvar meus arquivos de imagem?

Ao enviar seus arquivos de imagem, verifique se as imagens foram salvas como arquivo .jpg (para fotos) ou.png (para gráficos).

Os nomes das imagens podem atuar como texto alternativo no site, onde nenhum outro texto é fornecido, e ajuda os mecanismos de pesquisa a determinar do que se trata a imagem, aumentando a probabilidade de aparecer nos resultados da pesquisa.

Forneça aos seus arquivos nomes claros, descritivos e abreviados (geralmente com 8 palavras ou menos), que facilitam a referência de outras pessoas e atendem a letras, números, sublinhados e hífens simples.

Tente evitar o uso de caracteres não autorizados, como pontos de interrogação ou sinais de porcentagem, pois eles podem ser carregados incorretamente ou causar comportamento inesperado nas galerias.

Por exemplo: se o nome da sua imagem for IMG_00345.jpg, altere-o para algo descritivo, como vestilo-longo-preto-01.

 

Devo considerar coisas como relação ou orientação de aspectos?

Fornecer imagens com uma proporção consistente (altura: largura) não é essencial, mas pode ajudar a tornar o trabalho mais leve no processo de desenvolvimento, pois será muito mais fácil prever como as imagens serão cortadas.

Em uma nota semelhante, você também pode estender a cortesia de girar imagens sempre que necessário, para garantir que elas sejam orientadas da maneira que devem estar visíveis no site.

 

Por que minhas imagens foram cortadas?

É altamente provável que algumas das imagens exibidas em seu site precisem ser cortadas para ajustar o espaço disponível.

Isso é particularmente relevante quando se trata do seu design para dispositivos móveis.

Por exemplo, uma imagem grande de banner no design da área de trabalho pode ser cortada até a metade do tamanho original para caber adequadamente em uma tela móvel.

 

Como devo fornecer meu logotipo ou gráficos similares?

Ao fornecer seus arquivos de logotipo ou gráficos semelhantes para uso em seu site, é importante que eles sejam fornecidos como arquivos vetoriais.

As imagens vetoriais são independentes do zoom e da resolução, o que significa que a qualidade e a clareza serão mantidas, independentemente do tamanho que você estiver exibindo o gráfico em todo o site.

 

Resumindo

Não subestime a importância do tamanho e da qualidade das imagens que você envia para o seu site.

Imagens de baixa qualidade em seu site podem desvalorizar drasticamente sua marca e serviços ou fazer com que seu site seja carregado tão lentamente que os usuários nem chegam à página que estavam procurando.

Quando se trata de suas imagens, dedicar um tempo extra para corrigi-las ajudará você a obter um acabamento profissional a longo prazo e a um site que converte efetivamente usuários em clientes.

 

Leia também: Nome de domínio – Como escolher o melhor para o seu negócio

 

Precisando de um site para sua empresa? Entendemos o que está envolvido e porque é tão importante. Não espere mais, entre em contato conosco hoje mesmo!