A história das mídias sociais como conhecemos começou em 1997 com um site chamado Six Degrees, considerado a primeira rede social da web, quando a conexão ainda era discada
A partir daí, outros sites começaram a aparecer e, mais de 20 anos depois, as mídias sociais agora são uma parte normal da vida cotidiana.
Nesse tempo, as mídias sociais mudaram e avançaram, algumas plataformas caíram no esquecimento (RIP para o meu perfil no Orkut), e agora espera-se que as empresas aproveitem o poder das mídias sociais.
É um mundo acelerado e em rápido crescimento, onde as tendências estão sempre indo e vindo.
Então, como as empresas que procuram refinar sua estratégia de marketing digital podem obter uma vantagem com as mídias sociais?
E quais são as melhores plataformas de mídia social para uma empresa utilizar?
Por que usar o marketing de mídia social?
Não cometa o erro de descartar as mídias sociais como algo que as crianças e adolescentes perdem seu tempo percorrendo.
No cenário digital atual, as mídias sociais são uma ferramenta crítica em seu arsenal de marketing digital.
Afinal de contas mais de 53% da população mundial usa as mídias sociais e 54% dos usuários de mídia social pesquisam produtos nessas plataformas.
É uma grande demografia que você não quer perder.
E não só as mídias sociais podem ajudá-lo a aumentar a conscientização da marca, mas também pode humanizar seu negócio e fornecer uma maneira fácil para os clientes fazerem perguntas ou darem feedback.
Resumindo: você precisa de mídias sociais.
As melhores plataformas de mídia social para marketing de negócios
Ter uma presença nas redes sociais não significa que você precisa dominar todas as plataformas.
Pense nos diferentes tipos de plataformas de mídia social para negócios e com quais seu público-alvo é mais provável que se envolva. considerar:
Ouvimos dizer que o Facebook não é mais tão moderno quanto costumava ser, mas ainda continua sendo a plataforma de mídia social mais popular por aí.
Com aproximadamente 2,8 milhões de usuários, o Facebook permite que você alcance um grande público.
Os anúncios no Facebook também são uma consideração importante. Esses anúncios ajudam você a atingir seu público-alvo, trazer mais clientes e manter antigos clientes engajados.
Uma vez que os usuários podem enviar mensagens para sua empresa e deixar comentários, ele também oferece ampla oportunidade de interação com seu público.
Mantenha-se a par das comunicações via Facebook (tomando cuidado para lidar com feedbacks negativos) para fazer seu público se sentir visto.
Você pode até criar um grupo no Facebook para fãs do seu negócio ou fazer eventos para, digamos, um lançamento de novo produto ou um evento de arrecadação de fundos.
Facebook é bom para quase todos os negócios.
Se você não tem certeza de qual plataforma de mídia social começar, é justo assumir que o Facebook é o caminho a seguir.
Não é a plataforma mais visada, mas oferece um amplo alcance.
O Instagram e o Facebook estão conectados, sendo o Instagram o irmão mais jovem e um pouco mais legal.
Claro, no Instagram, os visuais são rei. E isso não significa apenas fotos; conteúdo de vídeo é extremamente popular agora.
Duas desvantagens do Instagram é que você não pode criar e compartilhar eventos da maneira que você pode com o Facebook e links externos só podem viver na biografia do seu negócio.
No entanto, o Instagram é ótimo para qualquer negócio que tenha presença visual, como beleza, moda ou empresas de arte.
Poste tanto no feed quanto no Stories do seu negócio regularmente, e lembre-se de trabalhar as hashtags a fim de expandir seu público.
E graças ao recurso “Checkout” do Instagram, é fácil otimizar para empresas de comércio eletrônico.
A característica definidora do Twitter são seus limites de caractere (atualmente um máximo de 280 caracteres), resultando em compartilhamentos curtos.
Uma coisa a ter em mente com o Twitter é que sempre há muita coisa acontecendo por lá.
Afinal, uma média de 6.000 tweets saem a cada segundo. Isso significa que há muito barulho para cortar, e você precisará de um cronograma de postagem diligente.
Ao mesmo tempo, o Twitter é muito útil quando você quer interagir diretamente com os clientes e aumentar a conscientização da marca.
Ele dá uma ampla oportunidade de compartilhar a voz clara da sua marca.
Como uma plataforma profissional de mídia social, o LinkedIn é, naturalmente, melhor para se conectar com outras empresas.
Então Empresas B2B podem considerar a criação de uma presença no LinkedIn para compartilhar informações relevantes para as empresas com as quais você pode trabalhar.
O LinkedIn (além do Facebook) também é um ótimo lugar para compartilhar conteúdo de liderança.
E como o LinkedIn é um site voltado para profissionais, esses usuários tendem a ter rendimentos mais altos em comparação com outros usuários de mídia social, o que significa que eles são mais propensos a fazer grandes compras.
TikTok
O TikTok fornece conteúdo de vídeo em um pequeno pacote; os vídeos são limitados a 60 segundos.
A demografia no TikTok será bastante jovem, o que significa que, digamos, um negócio imobiliário dificilmente encontrará muito sucesso aqui.
No entanto, uma empresa de beleza, moda ou pequena empresa pode encontrar nesses vídeos rápidos, um lugar para realmente destacar sua marca.
Afinal, quando um produto explode no TikTok, ele muitas vezes vende RÁPIDO.
Outra coisa a considerar é a parceria com influenciadores de mídia social no TikTok, que podem ajudá-lo a aumentar a conscientização da marca quase da noite para o dia.
YouTube
É tudo sobre os vídeos aqui e, ao contrário do TikTok, você pode postar vídeos de qualquer tamanho.
Comparado ao TikTok, é também onde as pessoas são mais propensas a ir se você quiser um vídeo informativo (ou seja, um tutorial de como usar um produto) em vez de um vídeo divertido.
O conteúdo de vídeo está em amplo crescimento e o YouTube oferece possibilidades quase infinitas para aproveitar essa tendência.
Certifique-se de seguir as melhores práticas do SEO (ou seja, encontrar uma palavra-chave para se concentrar e colocar essa palavra-chave no título e descrição) ao fazer vídeos do YouTube para ajudar seus vídeos a se classificarem melhor.
O YouTube é ótimo para tutoriais, anúncios públicos, introdução de um novo produto, vídeos da equipe, vídeos de bastidores ou trailers de canais.
Não se esqueça de anúncios e livestreaming também.
É aqui que os usuários de redes sociais vão para encontrar inspiração e sonhar com as possibilidades.
Os usuários do Pinterest são em grande parte mulheres, e tópicos quentes incluem decoração de casa, moda, comida, fitness e beleza.
E com sua opção de “loja“, você pode facilmente navegar por produtos, preços e comprar com um clique.
O Pinterest é uma ótima escolha para marcas B2C que vendem produtos atraentes, especialmente em qualquer uma das indústrias mencionadas acima.
Certifique-se de que as imagens que você usa são de alta qualidade, uma vez que o Pinterest é uma plataforma principalmente visual.
Mantendo sua presença nas mídias sociais
Provavelmente, seu negócio encontrará uma “casa” em mais de uma plataforma de mídia social.
Cada uma dessas plataformas tem seus próprios pontos fortes e fracos, então dê um mergulho profundo em quem é seu público-alvo e onde eles passam seu tempo antes de decidir sobre as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio.
E lembre-se, as mídias sociais se movem à velocidade da luz e exigem postagens consistentes.
Então, seja criativo e divirta-se usando as mídias sociais para reforçar seu negócio!
Ah! Se estiver precisando de ajuda para gerenciar as redes sociais da sua empresa, marca ou do seu produto/serviço, fale com a gente hoje mesmo!
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