Com as medidas de distanciamento social, as pessoas confiam nas mídias sociais como nunca antes
Não apenas para se comunicar, mas também para encontrar entretenimento. Além do Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat, há um novo player global – o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok.
Nesta matéria, vamos explorar as oportunidades de marketing nessa plataforma social e como as marcas podem utilizá-la.
TikTok em números
Muitos ainda acreditam que é uma moda adolescente que desaparecerá como Vine. No entanto, os números indicam o contrário: em 2019, o TikTok foi o segundo aplicativo mais baixado globalmente, depois do What’sApp, e em janeiro de 2020 seu total de downloads foi estimado em cerca de 1,65 bilhão.
Mensalmente, cerca de 800 milhões de usuários usam o TikTok, o que faz do TikTok a 7ª plataforma social mais popular, o que é impressionante, considerando que também é a mais jovem.
Quem está usando o TikTok
É verdade que a maioria dos usuários do aplicativo é jovem (cerca de 37% nos EUA tem menos de 20 anos), mas a geração do milênio também está se aproximando.
Fora da China, o mercado mais proeminente é a Índia, responsável por 44% dos downloads em 2019.
Em termos de receita, no ano passado, a China forneceu a grande maioria (69%), à medida que o modelo de monetização é mais desenvolvido lá, e os EUA ficaram em segundo lugar com 20% da receita e 6% dos downloads de 2019.
Como as marcas podem usar o TikTok
Atualmente, a TikTok está trabalhando para monetizar sua popularidade expandindo a oferta de publicidade e lançando parcerias para as marcas mais influentes.
As empresas podem trabalhar com influenciadores ou anunciar diretamente no TikTok.
Influenciadores
Antes da construção da infraestrutura, a principal oportunidade de publicidade da TikTok era trabalhar com influenciadores independentes.
Atualmente, a conta mais popular com mais de 50 milhões de seguidores pertence a Charli D’Amelio.
Geralmente, a base de usuários do TikTok é uma das mais engajadas, alguns sugerem que a duração média da sessão é quase o dobro da do Instagram.
Ao comparar o engajamento de 100.000 influenciadores no TikTok e no Instagram, a taxa de engajamento do TikTok foi significativamente maior, quase 5 vezes maior que a do Instagram para contas com mais de 100.000 seguidores.
Além disso, a TikTok lançou recentemente uma versão beta da plataforma Creators Marketplace, na qual as marcas podem pesquisar os influenciadores de maneira mais conveniente.
Ele contém informações de terceiros com informações sobre os seguidores dos criadores, como país, sexo e dispositivo.
Apesar do fato de o TikTok não estar lucrando com parcerias de influenciadores, é do seu interesse fazer com que as marcas experimentem o aplicativo, pois isso pode levar à compra de anúncios diretamente do aplicativo.
Publicidade no TikTok
O TikTok é sobre conteúdo viral curto, seja uma coreografia de uma música popular, um desafio ou uma brincadeira. Os anunciantes precisam entender esse formato exclusivo nativo do TikTok se quiserem executar campanhas bem-sucedidas e criar um momento semelhante.
Os formatos de publicidade disponíveis incluem:
- Aquisição de marca – aparece quando o usuário abre o aplicativo, primeira interação
- Vídeo no feed – a opção típica de publicidade com lances (CPC, CPM e CPC otimizado) aparece como nativa
- Desafio Hashtag – promova a marca imitando os desafios orgânicos dos quais os usuários participam
- Lente com marca – os usuários podem gravar seus vídeos usando efeitos 2D ou 3D personalizados
Os anúncios em vídeo podem ser configurados em sua nova plataforma de publicidade, com rastreamento de desempenho via TikTok Pixel (como o Facebook), que pode ser conectado ao gerenciador de tags do Google.
Exemplos de campanha
Muitas marcas globais já fizeram campanhas no TikTok, incluindo Universal Pictures, Mercedes-Benz e Too Faced. Aqui estão alguns exemplos de campanhas bem-sucedidas:
A Guess lançou um desafio de hashtag em que os usuários mostravam como eles transformam sua aparência com jeans. Eles se associaram a influenciadores para explicar o desafio e o promoveram com o anúncio em vídeo de aquisição de marca.
O contrato de Burrito de Halloween de US$ 4, da Chipotle promovido por influenciadores, bem como o concurso de desafio de hashtag, onde 5 vídeos mais curtidos ganharam Chipotle grátis por um ano.
Outro bom exemplo da Chipotle foi o desafio #ChipotleLidFlip para divulgar a entrega gratuita da Cinco de Mayo.
Conclusões
Definitivamente, vale a pena considerar o TikTok ao comercializar para a Geração Z e permite que as marcas saiam de sua zona de conforto e sejam mais criativas do que poderiam estar em outros lugares.
A plataforma ainda está evoluindo e alcançando rapidamente os recursos de publicidade dos concorrentes.
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