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As melhores estratégias de marketing para pequenas empresas

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Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

Todo negócio tem que começar em algum lugar

Você sabe que aproveitar estratégias de marketing para pequenas empresas é crucial para o seu sucesso, mas por onde começar?

Há um milhão de coisas para fazer e você tem que permanecer ciente do seu orçamento limitado.

Embora você (provavelmente) não se transforme na próxima Amazon da noite para o dia, com um plano claro e esforços de marketing direcionados, você pode construir uma base sólida que irá definir o seu negócio para o crescimento a longo prazo.

Vamos dar uma olhada em como.

8 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

Definir metas claras

Como uma pequena empresa, seus recursos, tempo e pessoal são limitados.

Isso significa que você precisa fazer cada movimento contar; não basta tirar fotos aleatórias no escuro esperando que sua estratégia de marketing atinja o alvo.

Em vez disso, realmente pense em tudo antes de lançar qualquer iniciativa de marketing.

Defina seu público-alvo. Descubra quais canais mais lhes atraem. Pense em quais pontos de dor seu produto ou serviço resolve para eles e o que torna sua empresa única.

Escolha quais marcadores determinarão o sucesso e identifique metas de longo e curto prazo.

Em seguida, trabalhe para criar um roteiro executável para alcançar essas metas e configure o rastreamento adequado.

Assim, você não perderá tempo e dinheiro indo pelo caminho errado.

Cuide de seus clientes

Quando você é uma pequena empresa cujo público pode estar confinado a uma área geográfica estreita, o boca-a-boca pode fazer uma grande diferença.

Agora, eu não estou dizendo para começar a espalhar rumores sobre as maravilhas de sua empresa na rua.

Mas garantir que os clientes se sintam satisfeitos e apreciados pode levar você longe.

Isso pode ser tão simples quanto enviar e-mails de agradecimento, coletar feedbacks (e usar esse feedback para fazer melhorias), responder a avaliações negativas com soluções ou fornecer cupons ou outros materiais promocionais.

Todo cliente conta, então não queime nenhuma ponte.

Otimize seu site

Se sua pequena empresa ainda não tem um site, faça um pra ontem!

Não importa se seus clientes são inteiramente locais; você precisa de um site.

Se você tem um site, é hora de ter certeza de que ele está em boa forma.

Um site bem projetado e fácil de navegar vale a pena o investimento.

Uma auditoria técnica do site também é uma boa ideia.

Problemas como velocidade lenta do site, links quebrados ou um site que não seja amigável para dispositivos móveis podem rapidamente deter os futuros clientes.

SEO Local

O SEO em geral é um pilar crítico do marketing digital, mas o SEO local é particularmente importante para as pequenas empresas, especialmente aquelas com um público principalmente local.

Certifique-se de que seu perfil do Google Meu Negócio está configurado, que as informações de nome, endereço, número de telefone estão corretas em todas as plataformas, que os números de telefone são clicáveis e que os títulos/metas são otimizados para o seu negócio.

Você também vai querer adicionar palavras-chave geo-direcionadas para o seu site para garantir que os clientes locais sejam direcionados para o seu negócio.

Anúncios pagos

Os anúncios são uma ótima opção para pequenas empresas, pois normalmente proporcionam um retorno mais rápido do investimento em comparação com estratégias orgânicas.

Isso ajudará você a colher algumas recompensas de curto prazo enquanto você está esperando por suas estratégias mais de longo prazo para mostrar resultados.

Apenas certifique-se de que esses anúncios sejam feitos de uma forma pensada.

Tenha sempre em mente o seu público e o ângulo único que seu negócio oferece.

Mídias Sociais

Os consumidores modernos esperam que as empresas estejam nas mídias sociais.

E não é suficiente apenas fazer um perfil e esperar que as pessoas vão encontrá-lo.

Você precisa postar conteúdo envolvente de forma consistente, ter as informações da sua empresa exibidas com destaque, responder às comunicações dos clientes através de plataformas de mídia social e usar essas plataformas para definir sua marca.

Pense em qual plataforma é mais provável para atrair seu público, também.

Se você é uma empresa B2B, o LinkedIn será mais importante do que se você for uma empresa B2C.

Você vende algo altamente visual (por exemplo, uma galeria de arte), o Instagram é seu melhor amigo.

Está mirando um público jovem? Talvez seja hora de mergulhar no mundo do TikTok.

Você também vai querer considerar anúncios no Facebook e Instagram como uma ferramenta poderosa para atingir as pessoas mais propensas a se tornarem clientes.

Marketing de e-mail

Marketing de e-mail é uma estratégia de marketing digital testada e verdadeira que você não deve esquecer.

Crie uma sensação personalizada refinando seus e-mails de acordo com seu público único.

Tente criar valor real para seus leitores em vez de simplesmente bombardeá-los com coisas sem importância.

Marketing de Conteúdo

Inicialmente, marketing de conteúdo pode parecer uma estratégia menos eficaz para pequenas empresas.

Afinal, postar conteúdo de qualidade consistentemente pode levar muito tempo e esforço, especialmente se você não tem escritores/editores internos, e não é a maneira mais rápida de impulsionar o ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento).

No entanto, o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para o crescimento a longo prazo, o que é algo que as pequenas empresas precisam.

O marketing de conteúdo pode abranger muitos tipos diferentes de conteúdo, desde um blog, um boletim informativo até conteúdo em vídeo.

Concentre seus esforços nos tipos de conteúdo mais propensos a atrair seu público desejado e use-o como uma oportunidade para direcionar as palavras-chave que os clientes potenciais estão digitando no Google.

Configurando seu negócio para crescimento a longo prazo

Não há nenhuma estratégia de marketing que possa magicamente fazer seu negócio explodir.

Toda técnica levará alguma tentativa e erro e tempo antes que você possa realmente colher as recompensas.

Mas com iniciativas de marketing constantes e intencionais — sejam elas feitas internamente ou por uma agência de marketing digital — sua pequena empresa começará a florescer.

Mantenha seus objetivos de negócios no centro de cada movimento de marketing e logo você vai se encontrar olhando para trás e maravilhando-se com o quão diferente seu negócio parecia quando tudo começou.

E se você precisar de ajuda para implementar uma estratégia de marketing digital para seu negócio, não perca tempo e fale com a gente hoje mesmo.


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Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

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