A natureza competitiva do mundo online significa que, para realmente maximizar o sucesso do seu site, você precisa ter a presença na web o mais otimizada possível para gerar resultados
Caso contrário, você poderá ver uma alta porcentagem de seu tráfego “retornando” mais rapidamente do que eles chegam.
A seguir, mostramos alguns dos principais motivos a serem considerados se o seu site não fornecer os resultados esperados. Esta não é uma lista exclusiva, mas é um excelente ponto de partida.
Seu site não responde
Ele deve ser responsivo e, se não for responsivo e otimizado para dispositivos móveis, essa deve ser a tarefa número um!
Com uma enorme porcentagem de usuários agora usando um smartphone para navegar na Internet, o desempenho de um site no celular é crucial.
Os sites não responsivos são difíceis de navegar, as pessoas não sabem onde clicar ou como encontrar algo se não conseguirem ver o site inteiro em sua tela.
Se um usuário estiver precisando pinçar e ampliar, é provável que ele procure por outro site. E isso é antes de você considerar os impactos de SEO de um site não responsivo, com os mecanismos de pesquisa adotando uma abordagem de indexação para dispositivos móveis .
Design de site desatualizado
Se o seu site está envelhecendo, é definitivamente hora de uma atualização quase independentemente do setor em que você está.
Em 2020, a grande maioria dos usuários espera ver um site moderno e atualizado; caso contrário, eles provavelmente não se identificarão com essa marca.
Se seu site está desatualizado e não é esteticamente agradável, por que eles permaneceriam nele? Você precisa fornecer aos usuários um motivo para permanecer no seu site e um design desatualizado não ajudará.
Estrutura de navegação pouco clara
Os usuários são preguiçosos e desejam uma fácil acessibilidade, de modo que um site desorganizado com navegação complexa só vai afastar os visitantes.
Certifique-se de ter cuidado com a sua navegação, teste isso com vários usuários diferentes (especialmente aqueles dentro do seu público-alvo), para ter certeza de que seu site é fácil de navegar e fácil o suficiente para que um visitante encontre as informações necessárias.
Nenhuma página de informações da empresa
Se o seu site envolveu o usuário o suficiente para que ele queira navegar com mais detalhes, muitos navegam até a página “sobre nós” para descobrir um pouco mais sobre sua marca.
Quer esta página seja chamada “Sobre nós”, “Conheça a equipe” ou outro título, o usuário deseja descobrir se sua marca é confiável e válida.
Uma página “sobre” é uma ferramenta eficaz para adicionar credibilidade e ajudar os clientes em potencial a se comprometerem com a sua marca.
Conteúdo ruim
Conteúdo ruim é algo que vemos com muita frequência, se seu conteúdo não é atraente por que os usuários permanecem no seu site?
Conteúdo ruim pode ser qualquer coisa, desde a falta de conteúdo até o conteúdo que simplesmente não combina com a marca e a mensagem da marca.
Na maioria dos sites, recomendamos um alto volume de conteúdo, mas ele deve ser exclusivo, informativo e significativo para agregar valor ao visitante do site.
O conteúdo é difícil de ler
O tamanho e a cor da fonte do conteúdo podem ser os mais apropriados para a sua marca. No entanto, seu tipo e cor de fonte precisam complementar o design do site.
Quanto mais legível o seu texto for, maior a probabilidade das pessoas permanecerem no seu site.
Trata-se de um tipo de letra clara, fácil de ver e que pode atrair os clientes da maneira certa para refletir sua marca.
A escolha da cor também pode desempenhar um papel, dependendo da tonalidade do seu plano de fundo.
Muitos anúncios
Isso não se aplica a todos os sites, pois muitos não têm anúncios, mas o uso extensivo de anúncios pop-up é suficiente para adiar quase qualquer visitante do site, especialmente quando eles não conseguem encontrar o caminho para o conteúdo.
Embora muitos sites conhecidos usem pop-ups, as pessoas ficam frustradas com isso, pois isso impede seu motivo de ação ao clicar em um site.
Se você usa anúncios em seu site, pense cuidadosamente em como os apresenta para oferecer a melhor experiência possível ao usuário.
Carregamento lento de páginas
Esse é um problema enorme se você tiver um site que carrega lentamente.
Atualmente, as conexões com a internet são tão boas que, se o seu site carregar lentamente, há uma boa chance de você perder o visitante antes que ele chegue ao seu site.
Isso significa que seu site pode ser esteticamente agradável, com um ótimo equilíbrio de conteúdo de boa qualidade, mas, se levar muito tempo para carregar, os usuários se afastarão rapidamente dele.
E isso é antes mesmo de você considerar as implicações de SEO de um site que carrega lentamente.
Falta de personalidade
Toda marca precisa de uma personalidade para se destacar dos concorrentes, e hoje em dia os sites são tão avançados e o conteúdo de vídeo é tão prontamente disponível que é muito mais fácil divulgar sua personalidade no site e muito mais importante.
O velho ditado ‘pessoas compram de pessoas’ é muito apropriado aqui, e se você não mostrar quem você é como pessoa em seu site, há uma grande chance de que os visitantes do site não se conectem a você da mesma maneira como se obtivessem uma sensação de quem você é quando acessa seu site.
Links quebrados
Imagine, um usuário navega pelo seu site, clica em uma frase de chamariz e a página que está tentando acessar tem uma mensagem de erro.
Isso não apenas prejudica a experiência do usuário, mas também prejudica o desempenho da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).
Links quebrados acontecem como resultado de alterações no título da página ou mesmo se uma página for excluída, mas certos conteúdos ainda possuem links internos para essa página específica.
Pode ser difícil corrigir todos os links quebrados se você estiver publicando grandes volumes de conteúdo, mas tente reduzir o máximo possível e os usuários terão menos probabilidade de sair do seu site!
Se você sentir que muitos visitantes estão saindo do seu site antes que eles tenham uma chance de conhecer a sua empresa, e sua taxa de conversão não é a que você deseja, gostaríamos de conversar com você e ver o que podemos faça para ajudar!