A página inicial é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam um site
Por isso é importante causar uma boa primeira impressão com o conteúdo da sua página inicial.
Seu conteúdo de página inicial atrairá os visitantes interessados em seus serviços ou produtos e, em seguida, convertê-los em leads e, finalmente, clientes.
Também ajuda você a estabelecer sua autoridade em seu nicho.
É importante aprender que sua página inicial oferece o seu ativo mais valioso, mas pode ser uma tarefa estressante, especialmente quando você não sabe por onde começar.
O truque é gastar tempo com os elementos importantes que fornecem às pessoas clareza sobre o que você tem a oferecer e como elas podem se beneficiar disso.
Logotipo
O logotipo é o primeiro elemento que seus visitantes verão na manchete da página inicial do seu site. Aqui estão algumas dicas importantes sobre como criar um logotipo eficaz e usá-lo a seu favor:
Seja atraente
Seu logotipo é uma maneira de marcar a si mesmo e à sua empresa. Contrate um designer experiente para criar um que atrai instantaneamente a atenção e inspire os visitantes.
Use a colocação ideal
O ponto mais comum para um logotipo é o canto superior esquerdo da página. É aqui que as pessoas tendem a olhar primeiro.
Seja simples
Você quer fazer seu logotipo estourar sem conter muitos elementos de distração. Um design minimalista vai longe.
Escolha o tamanho certo
Um logotipo maior não necessariamente cria uma melhor impressão para sua marca.
Na verdade, isso pode até levar os visitantes a perder o interesse.
Evite animação
Pode ser tentador animar seu logotipo quando você tem as ferramentas disponíveis.
Isso impacta negativamente a experiência do usuário com o ruído visual desnecessário.
Menu do site e navegação
Se você já se perdeu em um site ou não conseguiu localizar o ícone do menu, então você sabe do que estamos falando.
Aqui estão algumas maneiras de garantir que seus visitantes possam navegar facilmente no seu site:
Consistência
Use um layout lógico para todos os recursos importantes.
Isso ajuda as pessoas a saberem o que esperar e as leva para onde exatamente elas querem ir.
Afinal, você quer que seus potenciais clientes sejam capazes de encontrar todas as outras páginas do seu site!
Inclua opções enxutas
Quanto mais opções você tem, mais confuso é para os visitantes.
Um site com muitos recursos pode ser difícil de navegar e até mesmo causar fadiga de decisão.
Menu hambúrguer
Este ícone padrão com as três linhas horizontais não só é reconhecível, mas também melhora a navegação no site e ajuda os usuários a navegar rapidamente em seu site.
Coloque a palavra “Menu” ao lado dele para que seja mais fácil de localizar.
Forneça acesso ao seu blog
Dê aos usuários a chance de ler seus artigos do blog e acessar seu trabalho com clientes anteriores.
O blog agrega valor às suas vidas, e os estudos de caso ajudam você a ganhar a confiança deles.
Imagem da página inicial
Alguns sites usam uma imagem grande em sua página inicial para capturar sua atenção.
Ela é a imagem principal do seu site.
Aqui estão algumas maneiras de usá-lo efetivamente:
Deixe a imagem representar sua marca
Como a imagem é a maior da sua página inicial, ela deve dizer aos visitantes do que se trata a sua marca.
A imagem deve ser capaz de explicar imediatamente como eles podem se beneficiar de seus produtos ou serviços.
Coerência
Certifique-se de que a imagem que você escolher vai se misturar bem com a sua marca.
Uma imagem que tem pouca conexão com sua visão e valores não pode inspirar interação.
Simples
O que a foto representa deve ser fácil de entender.
Significativo
Uma imagem bem pensada ajuda a destacar os valores da sua empresa.
Escolha uma foto autêntica e relevante para sua marca em vez de uma foto que pareça falsa.
Uma proposta de valor clara
Lembra do que falamos lá em cima? A sua página inicial é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam o seu site.
Por isso, crie uma proposta de valor claro e em poucas palavras.
Vamos aos pontos:
Faça da sua marca a resposta
As pessoas estão sempre procurando valor, e é isso que devem ter na primeira vez que visitam seu site. Você deve deixá-los saber que você tem algo que pode beneficiá-los muito.
Use sua imagem principal
Coloque seu slogan perto da imagem principal.
Certifique-se de que o texto exemplifica corretamente o que a foto está retratando.
Forneça uma mensagem clara
Seja claro sobre como você pode ajudar.
Este texto deve explicar o que você faz e destacar os principais pontos da sua oferta de marca.
O conteúdo escrito do seu site deve incluir uma descrição clara e apenas as informações mais importantes e valiosas.
Seja cativante
Sua manchete é o que as pessoas leem imediatamente e associam ao seu negócio.
Um grande exemplo é “NOSSA EXPERIÊNCIA IMPULSIONA SEU NEGÓCIO” da Impacto.
Ação
Todo conteúdo de página inicial precisa de um CTA bem redigido ou “chamada à ação”.
Aqui estão algumas maneiras de fazer seu CTA funcionar para você:
Envie sua mensagem
Um CTA eficaz cria um senso de necessidade, uma urgência que é difícil de deixar passar.
Se seu CTA conseguir isso, você estará muito bem.
Use verbos de comando
Usar sempre palavras de ação para estabelecer seu ponto de vista e encorajar os visitantes sobre o que fazer.
Na primeira pessoa
Essa perspectiva permite que você se aproprie da sua marca.
Também lhe dá um tom confiante, que constrói credibilidade.
Enfatize o valor
Mencione o valor que seus visitantes receberão quando clicarem no botão CTA.
Isso deve ficar claro desde o início.
Ofereça ferramentas gratuitas
Dê aos seus visitantes acesso a materiais gratuitos, como downloads em PDF.
Os usuários sentirão que estão recebendo um grande valor e terão mais chances de apoiar sua marca.
Construa sua lista de e-mails
Incentive os visitantes a se inscreverem e receberem e-mails do seu negócio.
Eles podem não estar prontos ainda, mas certamente têm grande potencial para se tornarem clientes.
Mais provas?
Seus visitantes precisarão ser convencidos que seu produto ou serviço é o que eles estão procurando.
É aqui que o conteúdo da sua página inicial será essencial:
Publicar prova social
Faça declarações positivas de pessoas que acreditam em sua marca acessível.
Testemunhos bem formatados ajudam a elevar seu status no campo ou nicho escolhido.
Use estatísticas
Os números fornecem evidências de quão bem seu produto ou serviço está indo.
Eles oferecem uma prévia da capacidade da sua marca para ajudar.
Fornecer imagens
As fotos são outra forma de provar o quanto sua marca está fazendo a diferença.
Eles confirmam o quão grande é o seu alcance em termos de localização e grupos de pessoas.
Blogs e Recursos
Seu blog é uma rota direta para convencer os visitantes de que seu produto ou serviço pode ser um grande divisor de águas para eles.
Aqui estão maneiras de fazer o blog funcionar para sua marca:
Escreva posts envolventes
Se você quiser encorajar os visitantes a ler seu conteúdo, escreva artigos interessantes.
Use títulos que atraiam a atenção e um formato de história fácil de seguir.
Deixe os artigos fáceis de encontrar
Se seus posts no blog estiverem fora de vista da barra de navegação, será difícil convencer os visitantes do valor que você pode dar a eles.
Use um formato de grade
Uma configuração gridlike (grade) oferece um design limpo para o seu blog, facilitando assim o acesso dos artigos.
Apresenta postagens com imagens em destaque com descrições.
Destaque
Inclua uma seção para o seu blog que destaque os principais posts ou artigos recentes em sua página inicial.
Mas, basta dar uma prévia e não muita informação!
Não se esqueça do seu CTA
Use um “Leia mais!” CTA para garantir que os visitantes acabem clicando no link de suas postagens após a leitura das visualizações.
Keywords (palavras-chave)
Seu conteúdo de página inicial deve ser amigável ao SEO, o que significa que as palavras-chave que você usa para todo o conteúdo são otimizadas e aparecerão em uma pesquisa padrão.
Aqui estão maneiras de ganhar este jogo técnico:
Faça sua pesquisa
Você não pode simplesmente escrever conteúdo e esperar que as pessoas encontrem rapidamente seu site na primeira pesquisa.
Use palavras-chave que classificam as mais altas e use-as para sua página inicial.
Saiba onde colocar suas palavras-chave
Coloque palavras-chave estrategicamente em seu título, manchete, menu, texto alternativo para imagens, bem como suas meta descrições.
Evite excessos
Usar palavras-chave mais do que o número recomendado de vezes pode ser contraproducente.
Você pode usar as ferramentas de SEO certas para construir uma página inicial pesquisável.
Rodapé
O rodapé requer um design incrível, mas é uma das partes mais negligenciadas de uma página inicial, pois o rodapé é um elemento-chave do conteúdo da página inicial do seu site.
O rodapé é tão importante quanto qualquer outro aspecto porque contém os seguintes elementos:
Informações de contato
Isso inclui os números de telefone e e-mail da sua empresa.
Localização
Fornece seu endereço de negócios registrado e ramos físicos, se aplicável.
Plataformas de mídia social
Esses links os levarão ao Instagram oficial da sua empresa, Facebook, Twitter, contas do Pinterest e muito mais.
Recursos
Se sua empresa é parceira de outras plataformas ou organizações, é aqui que você incentiva os visitantes a visitar outros sites relacionados.
Inscrição por e-mail
Esta é uma maneira perfeita de construir sua lista de discussão e gerar leads.
Chamada final à ação ou CTA
É aqui que você encontra o link “Entre em contato conosco” para convidar as pessoas a enviar uma mensagem e solicitar mais informações ou agendar uma chamada para falar com alguém da sua equipe.
Resumindo
O conteúdo da página inicial do seu site é o seu bilhete para criar uma impressão positiva da sua marca para seus futuros clientes.
É por isso que é importante gastar tempo e esforço construindo um eficaz.
Pense nisso como um investimento.
Faça sua pesquisa, contrate um profissional e procure grandes exemplos de homepages que irão inspirá-lo a construir o seu próprio.
O mais importante é manter sempre seu público-alvo e clientes em mente e a maneira como eles querem acessar informações em sua página inicial.
Sua melhor aposta é navegar em seu site na perspectiva dos visitantes e ver o quão bem ele se classifica com engajamento e facilidade de uso.
O que você achou?
Tem feedback? Talvez algumas perguntas? Quer construir uma página inicial incrível para seu site?
Seja o que for, adoraríamos ouvir de você.