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Estudos demonstraram que um conteúdo mais longo e aprofundado tende a dominar a primeira página dos resultados de pesquisa e que uma contagem de palavras mais alta está relacionada a uma posição mais alta.
A pesquisa do serpIQ mostrou que a página 1, posição 1 tinha uma média de 2.416 palavras.
Então, por que o Google adora tanto esse conteúdo de ‘formato longo’ e por que ele é tão recompensado?
É mais compartilhável
Partes de conteúdo mais longas têm maior probabilidade de serem vinculadas a outras fontes (incluindo mídia social), aumentando, em última análise, os backlinks naturais para o seu site – um dos principais fatores de classificação do Google!
É óbvio que as pessoas são muito mais propensas a fazer referência a uma parte de conteúdo informativa e detalhada que agrega valor ao seu público.
Isso indica ao Google que seu conteúdo é confiável, confiável e digno de posições de busca mais altas.
Se backlinks e compartilhamento / engajamento social são uma prioridade para você, considere a qualidade no que diz respeito ao seu conteúdo.
É mais envolvente
Outro fator importante que o Google leva em consideração são os sinais de engajamento.
Ele usa um algoritmo de aprendizado de máquina chamado ‘RankBrain’ para determinar como os usuários estão interagindo com uma página a fim de posicioná-la de acordo.
É aqui que os motores de pesquisa se tornam realmente inteligentes. Além de analisar o conteúdo em si, eles têm a capacidade de determinar se ele está atraindo seus usuários.
No final do dia, o Google visa melhorar continuamente seus resultados e garantir que seus usuários tenham a melhor experiência possível, e é aí que o RankBrain se torna inestimável.
Uma das métricas usadas pelo RankBrain é o ‘tempo de permanência’ – essencialmente, quanto tempo os usuários passam em seu site.
Quanto mais tempo as pessoas ficam em um site, maior é a probabilidade de terem encontrado o que procuravam e considerá-lo digno de seu tempo.
Um curto tempo de permanência, assim como a taxa de rejeição, indica que o usuário não ficou satisfeito com o resultado e não encontrou nenhum valor naquela página.
O conteúdo de formato longo, sem surpresa, leva a tempos de permanência mais longos (fornecer o seu conteúdo é valioso e não apenas ‘preenchedor’, que veremos mais tarde).
O RankBrain também é inteligente o suficiente para combinar esses sinais de engajamento com a intenção do usuário.
Por exemplo, quem procura “um guia para iniciantes em marketing digital” acionará sinais diferentes para alguém que deseja apenas uma resposta rápida a uma pergunta.
Se a consulta justificar uma resposta longa, o Google saberá como veicular esse tipo de conteúdo.
Tipos de conteúdo de formato longo
Se o conteúdo de formato longo não é algo com o qual você normalmente está acostumado, existem diferentes tipos que podem desencadear algo mais profundo e valioso.
Guias e instruções
Ensine ao seu público algo novo. Não se segure e forneça ao usuário o máximo de informações possível sobre um assunto relevante para seu produto ou serviço.
Estudos de caso
Os estudos de caso podem ser uma ótima maneira de apresentar um conteúdo longo por meio de exemplos da vida real do seu produto ou serviço em ação.
Peças de opinião
Se você é apaixonado por um determinado tópico relevante para o seu nicho, compartilhe-o com o seu público e respalde seus pensamentos o máximo possível.
Listas
Pode ser uma lista de recursos, uma lista de favoritos, uma lista de qualquer coisa que você acha que seu público achará útil.
Aproveite o tempo para explicar por que cada um foi apresentado e acrescente a ele regularmente para mantê-lo atualizado.
Postagens de história / experiência
Pode ser algo como um blog de viagens ou um post do tipo dia-a-dia que realmente aprofunda uma experiência pessoal que se encaixa perfeitamente com o seu nicho de produto ou serviço.
Relatórios
Sua empresa possui estatísticas exclusivas para compartilhar? Talvez um relatório anual sobre as tendências do seu setor? É algo valioso que seu público desejará compartilhar.
Conclusão
Então aí está; adicionar algumas peças de formato mais longo à sua estratégia de marketing de conteúdo, bem como revigorar o texto do seu site, pode fazer maravilhas pela sua presença de busca orgânica.
Sem mencionar o seu público e a reputação geral da marca.
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