Artigos

7 maneiras de tornar seu site mais acessível

7 maneiras de tornar seu site mais acessível
Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Tempo estimado de leitura: 3 minutes

Como tornar seu site mais acessível

O QUE É ACESSIBILIDADE NA WEB?

Tornar um site mais acessível significa torná-lo o mais fácil de usar para o maior número possível de pessoas.

Existem cinco tipos de deficiência: deficiência visual, auditiva, cognitiva (de aprendizagem e neurológica), motora/física e de fala.

QUAIS SÃO OS PADRÕES DE ACESSIBILIDADE À WEB?

Os padrões de acessibilidade da Web são descritos nas Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG), escritas pelo World Wide Web Consortium (W3C).

Essas diretrizes nos dizem como tornar um site mais acessível para pessoas com deficiência.

Nestes documentos, existem três níveis de acessibilidade, Níveis A, AA e AAA, sendo A o padrão mínimo a cumprir.

Recomendamos AA, pois fornece recursos suficientes para um amplo espectro de deficiências, mas também é flexível o suficiente para permitir que a personalidade da sua marca brilhe.

COMO POSSO TORNAR MEU SITE MAIS ACESSÍVEL?

Escreva um bom conteúdo, que pareça natural!

Escreva conteúdo que seus usuários possam entender e interagir.

Sempre escreva texto alternativo (Alt Text) para suas imagens.

O Alt Text informa ao site (e ao visualizador) a natureza da imagem. Isso permite que alguém com visão parcial ou cego entenda as imagens da página. Também é bom para SEO!

Uma boa dica para isso é imaginar que você está falando ao telefone com um amigo, ele não consegue ver a imagem, então você tem que descreve-la para ele.

Lembre-se de ser o mais descritivo e conciso possível.

Use texto em suas imagens apenas quando for absolutamente essencial.

Um diagrama complexo ou um logotipo seria um exemplo em que o texto dentro de uma imagem está OK, mas não se esqueça do bom e velho Alt Text para ajudar os usuários a entender a imagem.

Siga as diretrizes de cores sempre que possível.

Dentro das diretrizes, existem proporções mínimas de contrastes de cores. Este é um valor calculado entre a cor do texto e a cor de fundo.

Aqui na impacto, temos as ferramentas (e os incríveis designers!) para ajudá-lo a escolher a melhor paleta de cores para o seu site, tendo em mente a acessibilidade.

Tenha cuidado com as fontes também!

Escolha fontes simples para suas páginas. Deixar de fazer isso pode resultar em uma página que é difícil de ler e deixá-lo com altas taxas de rejeição.

Faça uso apropriado de títulos e parágrafos

O uso de H1s, H2s e texto de parágrafo permite que seus usuários sigam o fluxo de seu conteúdo de maneira adequada, isso é especialmente importante para páginas e postagens mais longas.

“Clique aqui” não vai adiantar se alguém não souber no que está clicando. Certifique-se de descrever o link que deseja que o usuário clique.

Em vez disso, tente algo como “aprenda como tornar seu site mais acessível clicando aqui”

Conclusão

Há muitos aspectos técnicos a serem considerados que também estão sob a égide da acessibilidade da web, mas isso é para nós (ou seu desenvolvedor) nos preocupar ao construir seu site!

Tudo o que precisamos de você para entregar um site acessível é que você seja consciente, compreensivo e tenha a mente aberta!

Colocar-se no lugar do usuário pode realmente ajudá-lo a entender por que todas essas coisas precisam ser consideradas.

Se você precisar de algum conselho sobre como implementar esses recursos de acessibilidade em seu site, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar!

Talvez você goste dessas leituras
Agência Impacto

Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content