O que é exatamente e como você cria um?
Hoje, parece atraente usar as mídias sociais e o marketing de mídia social como uma forma de divulgar sua empresa. Tudo o que você precisa fazer é entrar em algumas redes sociais, postar algum conteúdo experiente e as pessoas vão se aglomerar em seu site para comprar seus produtos ou serviços, certo?
Não! Para criar uma estratégia de marketing de mídia social eficaz, você deseja desenvolver uma ferramenta forte que ajude a orientar sua equipe de marketing ao interagir com clientes em potencial – um Guia de estilo de mídias sociais.
Sua estratégia de mídia social deve definir a voz da sua marca, detalhar suas metas de marketing de mídia social, como você planeja atingir essas metas e descrever as análises e métricas que deseja usar para acompanhar seus resultados.
Um guia de estilo descreve o tipo de conteúdo que você planeja usar, a aparência, a voz e o tom desse conteúdo, e como e quando ele é compartilhado.
Mais importante, ele fornece um conjunto de diretrizes que criarão uma presença coesa para sua equipe de mídia social.
Considere-o um conjunto de regras que define a persona geral da sua empresa ao interagir com o público em toda e qualquer forma de mídia social, do LinkedIn ao Instagram e ao TikTok.
Vamos falar de marcas!
Primeiro, uma marca é um conceito intangível que descreve sua empresa ou organização e seu produto ou serviço e a distingue de outros produtos ou serviços similares.
Ao definir sua marca, você quer considerar a personalidade, as qualidades e o público-alvo da sua empresa.
Depois de entender a voz da sua marca e detalhar completamente sua estratégia de marca, é hora de desenvolver suas diretrizes de marca de mídia social.
Diretrizes de mídias sociais da marca
Antes de começarmos a discutir o guia de estilo de mídia em si, vamos falar sobre as diretrizes que você deseja que estejam em vigor e que informarão o guia de estilo. Estes são os elementos que definem a sua marca e continuarão no futuro indefinidamente como parte da sua identidade de marca coesa.
Isso incluirá os elementos de conteúdo visual que fazem parte de sua estratégia de marketing maior e garantirá a consistência por meio de qualquer tipo de conteúdo, incluindo o design do seu site, material de apoio impresso, desenvolvimento e uso de logotipo e como um esforço geral de branding.
Você ouvirá frequentemente esses elementos referidos como um “guia de estilo corporativo”.
Estes incluem:
- Declaração de Missão que dá o tom da mensagem que você deseja transmitir.
- Persona ou público-alvo — quem você quer alcançar? E por quê?
- As cores da marca definem o representante visual da sua empresa.
- Fontes da marca.
- Diretrizes de imagens que transmitem a mensagem da sua marca.
- Logotipo e seu uso.
- Voz e tom gerais da marca.
- Diretrizes de estilo editorial que ditarão tudo, desde o conteúdo do site até relações públicas e comunicados de imprensa.
A partir daqui, você tem o plano que fornecerá o modelo para sua presença geral nas mídias sociais e o ajudará a criar uma voz consistente em todos os canais de mídia social.
Como criar um guia de estilo de mídias sociais
Ao criar suas diretrizes de marca de mídias sociais, você deseja considerar dois aspectos para desenvolver o melhor guia de estilo.
Primeiro, você quer que seu guia de estilo de marca de mídias sociais seja geral ao discutir a aparência geral, voz e sensação de seu conteúdo de mídia social, bem como como você posta e acompanha seu conteúdo.
E segundo, você quer definir especificidades, como elas se relacionam com cada uma das plataformas de mídia social que você escolhe participar, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram.
Lembre-se de incluir o seguinte para orientar e motivar ainda mais sua equipe de mídia social:
- Exemplos bem-sucedidos de guias de estilo de mídias sociais de outras empresas
- Exemplos de guias de estilo de mídias sociais que funcionaram para sua empresa no passado
- Se você está apenas começando nas mídias sociais, compile um guia de amostras à medida que avança.
- Se você utiliza as mídias sociais há algum tempo, escolha dois ou três exemplos de uma campanha de alto nível que funcionou bem e maximizou o engajamento ou as vendas.
Criando um guia de estilo para contas de mídia social
Seu guia de estilo de mídias sociais deve ser um documento de trabalho onde você pode adicionar ou alterar coisas à medida que a tecnologia muda ou à medida que as plataformas se tornam mais ou menos eficazes. No entanto, lembre-se que o que é postado nas redes sociais nunca desaparece.
Seu novo guia de estilo deve incluir:
Voz da Marca
Falamos sobre a voz da marca em relação à sua estratégia geral de marca, mas seu guia de estilo para mídias sociais deve incluir a voz que você deseja usar que cristaliza seu estilo e persona de mídia social.
Como exemplo:
A voz da marca: Otimista e brincalhão usando humor genuíno e acessível. As respostas aos comentários e perguntas são sempre positivas e otimistas. Evitar tons sarcásticos e não seja crítico de outras marcas. Os trocadilhos podem ser usados desde que sejam inteligentes ou oportunos.
Um bom exemplo seria:
Arrogante demais: “Nossos clientes têm sorte de usar nossos serviços.”
Muito fraco: “Esperamos que nosso recurso mais recente seja útil.”
Tom perfeito: “Ouvimos os comentários e queremos anunciar nosso último lançamento.”
Perfis nas Redes Sociais
Cada plataforma de mídia social é disposta de forma diferente. O X (antigo Twitter) permite o uso de poucos caracteres, enquanto o Instagram é baseado em imagens (e caminhando a passos largos para ser mais baseado em vídeo).
Além disso, cada plataforma tem um público diferente. O LinkedIn tende a atrair empresários e profissionais interessados em fazer networking e formar conexões. TikTok e Snapchat tendem a ter um público muito mais jovem que é atraído pelo formato de vídeo e pelos influenciadores da moda.
Depois de encontrar seu ponto ideal em quais plataformas acessar, é importante criar perfis para cada uma. Seus perfis devem descrever as especificidades de cada site, juntamente com quaisquer dicas úteis.
Diretrizes de linguagem inclusiva
Não podemos enfatizar isso o suficiente. A linguagem inclusiva e a acessibilidade são mais importantes do que nunca. Perturbar ou alienar um grupo de potenciais clientes é sempre uma má ideia.
Formatação de postagem
Para uma aparência uniforme e facilidade de geração de conteúdo, recomendamos que você adote diretrizes de formatação para cada uma de suas plataformas de mídia social.
Por exemplo, se você postar no X (antigo Twitter), convém definir suas postagens com um título, corpo de texto, link e hashtag(s). Para o Instagram, convém definir a duração dos comentários e quantas hashtags você usará.
Ao predefinir o formato a ser usado com cada tipo de mídia, sua equipe de mídia social pode criar conteúdo que garantirá consistência em toda a internet.
Gramática/Pontuação
A gramática e a pontuação são tão importantes em uma postagem rápida de mídia social quanto em um white paper ou estudo de caso postado online ou enviado para revisão.
Pense nisso como um outdoor ou espaço publicitário ao ar livre – você nunca permitiria que um anúncio que usasse gramática ruim ou não tivesse pontuação apropriada fosse colocado em algum lugar onde todos que passem pudessem vê-lo.
O mesmo deve valer para todas as postagens nas redes sociais. Parece desleixado e envia a mensagem errada para potenciais novos clientes.
Diretrizes visuais
Do TikTok ao Reels no Instagram e do Facebook ao YouTube, os vídeos são a principal forma de comunicação nas postagens nas redes sociais atualmente. Alguns até dizem que as imagens estáticas são coisa do passado.
Você pode querer ter uma subseção inteira dedicada como um guia de estilo visual de mídia social para descrever imagens de vídeo aceitas.
Uso de multimídia
Tudo, de fotos a vídeos, gráficos e GIFs, deve ser catalogado com seu uso definido em algum sistema de fácil acesso.
Como exemplo:
- Definir um plano para o tipo de mídia a ser usado em cada plataforma
- Mantenha a diversidade em primeiro lugar ao escolher imagens
- Aderir às diretrizes da marca para cores e fontes
- Use formatos apropriados para cada plataforma quando possível.
Hoje, muitas empresas criam uma biblioteca de ativos onde abrigam suas várias imagens para que possam ser facilmente acessadas e mantidas diretamente para vários usuários.
Uso de hashtag e emojis
Esboçar o uso de hashtags e emojis impedirá qualquer membro da equipe de usar essas ferramentas valiosas. Quando se trata de hashtags e emojis, às vezes menos é mais.
Como exemplo, o uso de emojis pode ser definido da seguinte forma:
- Coloque emojis no final de uma linha e evite colocá-los no meio de uma frase.
- Evite emojis ao discutir qualquer coisa profissional ou em sites como o LinkedIn.
- Use quando há espaço limitado (como no X) para comunicar informações ou emoções.
- Use em comentários e respostas como um gesto amigável.
Notícia em primeira mão
Desenvolva uma estratégia para responder a notícias de última hora, especialmente quando elas afetam vidas ou se afetam sua comunidade. Mesmo uma simples mensagem para desejar às vítimas uma rápida recuperação é vista como um gesto gentil que humaniza sua organização. Apenas tenha certeza de que é genuíno e sincero.
Melhores práticas do Guia de Estilo de Mídia Social
Ao criar o melhor guia de estilo para mídias sociais, há duas últimas considerações que também devem ser incluídas:
Respondendo a comentários e perguntas
Uma parte fundamental de uma campanha de mídia social bem-sucedida é se envolver com os entrevistados em todas as plataformas. Afinal é por isso que você postou em primeiro lugar.
Responder a perguntas e responder a comentários é uma ótima maneira de converter pessoas em clientes.
Preocupações legais
Certifique-se de que seu guia de estilo descreva como permanecer dentro das restrições legais e quando não se envolver com as pessoas. Sua equipe apreciará o conhecimento.
Entre em contato com a gente para saber mais sobre mídias sociais ou para obter ajuda com as mídias sociais da sua empresa.
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