Manter seu público-alvo engajado é vital para o sucesso do seu marketing digital
Desde a cópia escrita, até a produção de vídeos e podcasts, é o conteúdo relevante que determina se seu público-alvo em potencial fica ligado ou não.
É por isso que você só deve criar um trabalho matador que chama a atenção.
Vamos começar com o básico.
Por que é importante encontrar seu público-alvo?
Todo profissional de marketing digital sabe que o foco em um público relevante para seus produtos ou serviços é crucial em um mercado competitivo.
Mas você sabia que ele pode ir muito mais além do que um local e um pouco de informações demográficas?
As empresas estão ficando pessoais. Isso significa criar chatbot que interaja com os clientes de uma maneira que fale diretamente com seu segmento e como eles preferem se comunicar.
Isso significa apresentar uma cópia específica aos leitores, dependendo de seus hábitos de pesquisa, e desenvolver páginas de destino dinâmicas que correspondam ao comportamento de clientes em potencial.
Mas, apesar de tudo parecer empolgante, é importante lembrar que essas estratégias não apenas se encaixam. Na realidade, eles exigem um entendimento profundo do seu público-alvo (através da captura correta de dados) e um forte foco no conteúdo de qualidade – altamente relevante.
Então, como é esse conteúdo?
Criação de vídeo
Graças à sobrecarga de informações que a internet fornece, nossa atenção é pequena em comparação com o que era alguns anos atrás.
É por isso que o vídeo se tornou uma peça de conteúdo tão importante para uma variedade de públicos.
Pequenos trechos, em particular, são os mais valiosos. Além de garantir que seu público não fique entediado, também é uma maneira divertida de mostrar o que uma empresa faz – e como ela pode ajudar.
Os profissionais de marketing podem compartilhar o que acontece a portas fechadas de maneira criativa, através do conteúdo de vídeo certo, injetando personalidade nos negócios.
Outro motivo para incluir vídeo em sua campanha de marketing é porque plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e LinkedIn exibem empresas que utilizam rich media (anúncio com recursos avançados) nos feeds de notícias com mais frequência do que aquelas que não o fazem. Se o aumento do tráfego parecer bom para você, retire a câmera e comece a filmar.
Algumas ideias de conteúdo de vídeo para sua marca:
- Vídeos promocionais
- Demonstrações de produtos
- Guias de instrução
- Clipes de bastidores
- Depoimentos de clientes
- Vídeos ao vivo
Dica: tente vídeos com menos de 2 minutos de duração. Qualquer coisa mais arriscará os espectadores a perderem o interesse.
Podcasts
Os podcasts são uma fronteira empolgante da qual muitas empresas ainda não se aproveitaram – o que é surpreendente, devido ao notável aumento da popularidade nos últimos anos.
Os podcasts oferecem aos usuários um nível de conveniência que outros meios atualmente não oferecem.
Essa comodidade é provavelmente o que responde pela maioria de seus recursos. Os ouvintes com pouco tempo podem sintonizar durante as suas tarefas.
Também há boas notícias no que diz respeito à produção – pois os podcasts não exigem uma riqueza de conhecimentos técnicos para decolar.
Da mesma forma, a promoção multicanal é fácil. Publique seus podcasts no blog da empresa, adicione transcrições para SEO e compartilhe nas mídias sociais.
Isso ajudará a manter seu público envolvido e apoiará a liderança de pensamento de sua empresa em seu setor.
Dica: as pessoas adoram podcasts porque podem ouvi-los a qualquer momento. Não há necessidade de contratar uma equipe de produção cara. Se o conteúdo for bom, você atrairá muitos ouvintes.
Podcast produzido pela Impacto para o site Todo Mundo Corre: TMCast 05 – Preparação para maratona
Escrita eficaz
A palavra escrita está viva e bem. Mas a criação de conteúdo é vítima de algoritmos cruéis há alguns anos, com o spam de palavras-chave e o ‘robo-talk’ reduzindo a qualidade e os níveis de engajamento em geral.
Felizmente, 2020 parece estar virando uma nova página, com o Google e outras plataformas valorizando mais o uso adequado da linguagem e expressão.
As empresas podem capitalizar essa mudança melhorando todos os aspectos de sua redação, seja conteúdo de site, blogs, artigos, postagens de mídia social ou qualquer outra coisa.
Também vale a pena evitar a saturação do conteúdo que existe atualmente online.
Concentre-se em produzir um trabalho único que tenha valor real e, se você precisar escrever sobre algo que já foi abordado mil vezes, coloque seu próprio ângulo nas coisas para obter os melhores resultados.
Colaboração
A colaboração é uma maneira inteligente de criar empolgação e nunca houve um momento melhor para se ramificar.
Comece identificando uma lista de influenciadores que podem estar em um caminho semelhante ao seu e envie uma mensagem para eles.
Talvez você possa entrevistar uma celebridade conhecida do seu podcast ou convidar alguém para contribuir com o seu site como blogueiro convidado.
De qualquer forma, essas são ótimas maneiras de aumentar o envolvimento, pois oferecem novos conteúdos ao seu público existente. Você também pode atrair muitos novos clientes.
Certifique-se de capitalizar qualquer bom trabalho, vinculando entre seus respectivos sites e contas de mídia social para aumentar a tração.
A colaboração permite que você crie conteúdo altamente compartilhável com seu público-alvo, e isso trará novo sabor a todos os tipos de campanhas.
Uma marca reconhecível
Longe vão os dias em que as empresas precisam seguir as regras quando se trata de linguagem e procedimentos formais.
Agora, a personalização da marca faz parte do jogo e é realmente incentivada. Isso pode se resumir a muitas coisas, seja o tom de voz, o estilo de produção ou a experiência geral do cliente que você cria online.
Diferenciar-se dos concorrentes por meio da personalização da marca é uma maneira valiosa de se envolver com as pessoas e desempenha um papel importante na maximização do valor e na retenção da vida do cliente.
Mas, embora possa parecer divertido injetar algum humor no seu conteúdo, é importante que ele corresponda às expectativas do seu público-alvo. Em última análise, são as pessoas que você está tentando envolver.
Precisa de ajuda com o marketing digital da sua empresa? Quer entrar de cabeça no mundo do podcast? Fale com a gente! Teremos o prazer em ouvir suas ideias e ajudá-lo a colocar todas em prática.