Fitness é um nicho que nunca parece sair de moda. Claro, isso também significa que é um nicho cheio de competição.

Seja você um entusiasta do fitness, personal trainer ou proprietário de uma pequena empresa com foco em saúde e bem-estar, você precisará encontrar uma maneira de se destacar.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é iniciar um blog de fitness. Felizmente, existem ferramentas que podem ajudar a reduzir o tempo necessário para atingir esse objetivo.

Criar um site de condicionamento físico dinâmico com o WordPress pode ser um processo simples, especialmente quando você começa com um tema de condicionamento físico e ferramentas de criação de sites criadas apenas para o WordPress.

Neste artigo, exploraremos os meandros de iniciar um blog de condicionamento físico.

Vamos detalhar o que você precisa para começar do zero, discutir a promoção de seu novo site e explicar como você pode ganhar dinheiro com blogs.

Por que iniciar seu próprio blog?

Se você trabalha em período integral no setor de fitness ou simplesmente tem um hobby relacionado, provavelmente entende a dedicação necessária para se manter em boa forma.

Felizmente, não é preciso muito esforço para transformar suas rotinas de exercícios e conselhos sobre perda de peso em um artigo para um blog.

O mercado de fitness e academia experimentou ganhos significativos nos últimos cinco anos. Esse crescimento pode ser atribuído principalmente ao aumento da consciência da saúde e à maior renda disponível. Em suma, os consumidores procuram gastar dinheiro com profissionais de fitness.

Consequentemente, não são apenas as academias que se beneficiaram. Um boom digital de fitness também abriu portas para o conteúdo online.

Ter o seu próprio site de fitness pode ajudar você a se manter motivado em relação às suas metas.

Além disso, incorporar suas paixões em um negócio ou blog com um público fiel é uma excelente maneira de se estabelecer como uma autoridade no nicho.

Se você é um personal trainer, seu site também pode funcionar como um portfólio online para ajudá-lo a atrair e reter clientes.

Como iniciar um blog de fitness em 6 etapas

As boas notícias? Tornar-se um blogueiro de fitness é relativamente fácil quando você tem as ferramentas certas!

Antes de começar a construir seu site, convém estabelecer claramente em qual nicho você se concentrará, pois o setor de fitness é bastante diversificado.

O outro elemento a considerar antes de avançar é como você nomeará seu site. Uma das melhores maneiras de se destacar é com um nome de domínio memorável.

Embora a escolha de um .com.br seja bastante padrão, existem alguns novos domínios de primeiro nível (TLDs) disponíveis que podem ser ideais para o seu site relacionado à boa forma.

Com essas informações básicas, você está pronto para começar a criar seu blog!

1. Decida qual plataforma de blogs usar

Não temos vergonha de nosso carinho pelo WordPress.

Como o WordPress é tão popular, um de seus benefícios é uma comunidade robusta e solidária de usuários que estão dispostos a ajudá-lo.

Outro motivo pelo qual gostamos do WordPress é que é fácil começar. Você pode criar blogs com o WordPress em um clique, dependendo do host que escolher.

2. Escolha um serviço de hospedagem de qualidade

A escolha de um provedor de hospedagem para o seu site de fitness pode parecer avassaladora a princípio. No entanto, há algumas coisas  que você deve ter em mente ao fazer compras que devem ajudar.

Um fator decisivo importante será se você planeja ampliar um site de comércio eletrônico ou se pretende manter as coisas simples e se concentrar apenas nos blogs.

Independentemente da sua estratégia, há alguns recursos importantes que você deve ter em mente ao pesquisar um host. Esses incluem:

  • Segurança. Você deseja revisar minuciosamente o que seu host oferece em termos de proteção contra vírus e hacks. Procure informações sobre certificados de segurança, backups diários e o processo de restauração de um site danificado.
  • Programas. Nem todos os hosts são criados iguais. Se você precisar de mais software para ajudá-lo, verifique se o seu host tem o que deseja. Existem recursos de otimização ou opções de software que aumentarão a velocidade do seu site?
  • Apoio, suporte. Ser capaz de entrar em contato com o suporte técnico noite ou dia pode ser um recurso vital para você. Se o seu site de fitness realmente não pode permitir nenhum tempo de inatividade, é essencial obter um entendimento completo do suporte que acompanha o seu plano de hospedagem.
  • Extras. Se você está realmente em dúvida sobre qual host escolher, verifique se há algum recurso extra que possa ajudá-lo a decidir. Alguns hosts vêm com temas internos, ferramentas de design, sites de teste ou construtores de sites.

Depois de escolher um host, basta comprar um nome de domínio e selecionar um pacote de hospedagem. Se você está começando com um blog pessoal simples, a hospedagem compartilhada  deve fornecer o que você precisa.

3. Escolha um tema adequado para fitness

Como mencionamos anteriormente, o setor de fitness está crescendo. Com isso em mente, você precisará prestar atenção extra ao tema do seu site para se destacar no mercado lotado.

A escolha de um tema adequado para o seu site WordPress é um excelente ponto de partida.

O WordPress fornece, em seu painel de controle, uma infinidade de temas gratuitos. Basta fazer uma pesquisa. Se preferir, você também poderá optar pelos temas pagos. Este lhe darão maior diversidade na construção do seu blog.

4. Crie conteúdo emocionante

Agora que chamou a atenção de seu público preocupado com a saúde com um tema atraente, você deve considerar algumas maneiras de encher seu site com conteúdo intrigante.

Quando se trata de saúde e desempenho, você nunca terá problemas para encontrar um tópico para o seu próximo artigo. Um método para começar é instalar alguns plug-ins de boa forma.

Se o seu blog de fitness incluir receitas, por exemplo, dê uma olhada no  plug-in Meal Planner Pro Recipes. Esta ferramenta cheia de recursos foi projetada para aumentar o tráfego, as visualizações de página e a receita. Além disso, é gratuito e otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Outra solução útil se você planeja oferecer treinamento pessoal ou aulas de ginástica em grupo é o plug-in Ultimate Agendment Scheduling.

A beleza dessa ferramenta de agendamento de condicionamento físico é que você pode criar locais diferentes, bem como serviços um para um ou um para muitos.

Também está configurado para aceitar pagamentos via PayPal.

5. Explore como monetizar seu blog fitness

Quando o seu blog de fitness estiver pronto, você também pode considerar várias maneiras de promovê-lo ou até rentabilizá-lo.

Por exemplo, você pode direcionar o tráfego para o seu site através de promoções cruzadas. Se você tem produtos sem os quais não pode viver na sua rotina de exercícios, procure as empresas que os produzem e veja se eles têm um programa de marketing de afiliados  para gerar renda passiva.

Por fim, a chave da monetização é criar um conteúdo realmente bom. Uma vez que você estabeleceu-se como a  fonte de informação na sua área de nicho, você pode explorar oferecer conteúdo premium para uma pequena taxa.

Por exemplo, se você é um personal trainer, pode criar seus próprios guias e dicas semanais de exercícios, planos de menu ou outro conteúdo de bem-estar para vender em seu site.

Organizar concursos, vender mercadorias de marca ou oferecer aulas com base em taxas são excelentes idéias que podem ajudá-lo a ganhar dinheiro com blogs.

6. Compartilhe suas postagens para promover seu site

Compartilhar uma receita de pós-treino no seu blog agora pode ser fácil. No entanto, dominar o labirinto da promoção de mídia social ainda pode estar na sua lista de tarefas.

As mídias sociais podem ajudá-lo a trocar idéias com pessoas que pensam da mesma forma e promover seu blog de condicionamento físico.

Há algumas dicas importantes a serem lembradas, incluindo:

  • Links. Links estrategicamente estruturados podem direcionar tráfego de qualquer plataforma social.
  • Agendamento. Uma ferramenta como a Hootsuite pode economizar seu tempo quando se trata de mídia social. Seus leitores também saberão quando esperar um novo conteúdo.
  • Automação. O conteúdo pode ser agendado  através de plug-ins, como o módulo Publicize do Jetpack, para publicação em outras plataformas. Isso pode ajudar a aumentar o alcance do seu público.

Acompanhar as tendências e as plataformas de mídia social pode ser um treino por si só. Depois de configurar um processo para o seu próprio compartilhamento de site, no entanto, pode ser gratificante e divertido.

Iniciando um Blog de Fitness

É preciso muita dedicação para treinar você ou outras pessoas a realizar feitos de aptidão física.

No entanto, criar seu próprio blog de saúde ou fitness não deve ser tão difícil. Aqui na Agência Impacto, queremos que você tenha sucesso nos blogs e oferecemos recursos incríveis para ajudar você a publicar seu blog de fitness o mais rápido possível.

Para isso, você pode hospedar seu blog WordPress na RRtech Hospedagem de Sites. Basta escolher um dos planos de hospedagem, que são equipados com ferramentas premium de criação de sites que tornam o WordPress mais fácil do que nunca!

E lembre-se, se precisar de ajuda para criar seu site/blog ou gerenciar as redes sociais do seu negócio, conte com a gente!