Todo profissional de marketing de conteúdo sabe que há inúmeras coisas para controlar em seu trabalho diário.
Portanto, não é surpreendente que as tarefas às vezes tenham a tendência de escorregar por entre os dedos …
A chave para manter todas as suas boas ideias ao seu alcance é, obviamente, a organização.
Um calendário de marketing de conteúdo é um elemento crítico em um kit de ferramentas de marketing digital que tornará muito mais fácil não apenas documentar ideias de conteúdo, mas mantê-las à medida que você avança em sua campanha de marketing de conteúdo.
O que é um calendário de marketing de conteúdo?
Um calendário de marketing de conteúdo é uma planilha que contém todas as informações importantes sobre o conteúdo (quer isso signifique artigos de blog, páginas de entrada ou qualquer outra coisa) em um local.
Este é um documento dinâmico que sua equipe precisará atualizar (ou seja, adicionar um link ativo, alterar o status de uma peça, vincular o feedback do cliente, etc.) regularmente.
A frequência com que você atualiza o calendário dependerá da frequência de postagem e da saída do conteúdo, mas geralmente recomendo revisar pelo menos uma vez por semana.
Um calendário de marketing de conteúdo pode ser interno ou voltado para o cliente.
A vantagem de um calendário interno é que sua equipe pode fazer um brainstorm livremente e discutir ideias, sem se preocupar com a confusão de um cliente.
No entanto, um calendário de marketing de conteúdo voltado para o cliente torna muito fácil compartilhar ideias com ele.
Vocês podem examinar as recomendações de conteúdo juntos em suas reuniões regulares ou mesmo apenas enviar o documento e deixar que o cliente faça qualquer nota em uma coluna designada.
Às vezes, uma equipe pode até decidir ter um calendário de conteúdo interno e um externo – mas lembre-se de que isso significa que você precisa atualizar tudo em dois lugares em vez de um!
Como criar um calendário de marketing de conteúdo
Agora vamos entrar no âmago da questão de fazer um calendário de conteúdo.
Comece criando uma nova planilha. Então, gosto de criar as seguintes guias:
- Calendário de conteúdo (conteúdo atualmente em movimento)
- Conteúdo concluído (conteúdo que foi publicado e editado)
- Pesquisa de palavras-chave (uma lista de palavras-chave relevantes, junto com métricas como volume e concorrência)
- Brainstorm de conteúdo (opcional, mas pode ser bom ter um espaço para simplesmente despejar quaisquer ideias que surjam, sem necessariamente transformá-las em recomendações de conteúdo completo no momento)
Esse também pode ser um bom lugar para colocar outros recursos, como pesquisas da concorrência ou um guia de estilo do cliente.
Basicamente, qualquer coisa que você possa precisar ao desenvolver conteúdo pode ficar aqui.
Em termos de fluxo de trabalho, eu começaria preenchendo a guia de pesquisa de palavras-chave e / ou brainstorm de conteúdo com ideias.
A partir daí, selecione palavras-chave e desenvolva-as em ideias de conteúdo completo na guia do calendário de conteúdo.
Assim que o conteúdo for concluído, copie a linha e mova-a para a guia de conteúdo concluído.
A vantagem de ter uma guia separada para o conteúdo concluído é que torna mais fácil encontrar links para postagens antigas do blog se algo precisar ser atualizado, verifique se você já segmentou uma palavra-chave antes e obtenha inspiração de conteúdo anterior – sem todos aqueles posts antigos bagunçando a guia do calendário.
Organizando Seu Calendário de Conteúdo
Quais campos você precisa incluir em sua guia de calendário de conteúdo?
Bem, isso vai variar dependendo das necessidades exclusivas do cliente, mas geralmente é inteligente incluir colunas para:
- Data (pode ser o dia em que precisa ser publicado ou quando o trabalho começou)
- Status (ou seja, o tópico precisa de aprovação do cliente, rascunho, edição, revisão do cliente, publicado)
- Tipo de conteúdo (postagem no blog, página de destino etc.)
- Título do conteúdo
- Palavra-chave (se desejar, você pode dividi-la em duas colunas: uma para a palavra-chave primária e outra para as palavras-chave secundárias)
- Link para o rascunho ou resumo do conteúdo
- Link ativo (para quando a postagem for ao ar ou o URL da página que você está revisando)
- Inspiração do artigo (se necessário para a equipe de redação)
- Notas (podem ser separadas em duas colunas, uma para notas internas / itens de ação e outra para coletar feedback do cliente, se o cliente estiver revisando as recomendações de conteúdo e deixando notas extensas)
Claro, tudo isso pode ser personalizado para situações específicas.
Nem todos os clientes precisarão de todas essas colunas e alguns podem precisar de outras não listadas aqui.
Mas essa estrutura deve fornecer uma boa base para começar a construir sua estratégia de conteúdo.
Mantendo Seu Calendário de Marketing de Conteúdo
Como um calendário de marketing de conteúdo é um documento dinâmico, você precisa cuidar dele para mantê-lo vivo e saudável.
É uma boa ideia definir expectativas claras dentro de sua equipe sobre quem é responsável por manter o quê no calendário de conteúdo.
Isso minimiza o risco de algo ser negligenciado simplesmente porque todos pensaram que outra pessoa iria cuidar disso ou daquilo.
Embora possa parecer muito trabalhoso criar e atualizar um calendário de marketing de conteúdo de forma consistente, na verdade você economizará muito tempo e esforço a longo prazo.
Uma organização cuidadosa ajuda a manter todos na mesma sintonia e garante que suas ideias de conteúdo brilhantes não se percam no éter.
E no mundo agitado do marketing digital, a eficiência é tudo.