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Dicas e melhores práticas do Instagram de Negócios

Dicas e melhores práticas do Instagram de Negócios
Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

Poucas plataformas, mídias sociais ou de outra forma, se tornaram tão onipresentes quanto o Instagram nos últimos 10 anos

Como relata o Hootsuite, o Instagram é agora a nona consulta de pesquisa mais popular no Google, é o sexto site mais popular, e tem o quarto maior número de usuários de qualquer aplicativo móvel. 

Se você tem um negócio e ainda não no Instagram, temos uma dica para você – entre agora mesmo!

Mesmo que você tenha uma empresa B2B (do inglês Business to Business – em tradução literal para o português, seria algo como Empresa para Empresa ou Negócio para Negócio), ela ainda pode ser uma parte valiosa do seu orçamento de marketing digital. 

Mais de 36% dos tomadores de decisão B2B usam o Instagram para pesquisar novos produtos ou serviços.

Entendemos, no entanto, que pode ser um trabalho em tempo integral para manter-se a par das melhores práticas no Instagram e executar uma estratégia que o mantém relevante na plataforma.

Para ajudar, compilamos algumas dicas úteis para usuários do Instagram para empresas.

Use uma conta de negócios

Primeiramente, se você ainda não tem uma conta de negócios no Instagram, faça uma.

Quando você ingressa no Instagram, tem a opção de criar uma conta pessoal ou uma para uma empresa.

A última opção é a que você quer usar como negócio.

90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa, e as contas de negócios lhe dão acesso a recursos úteis, como:

  • Execução de anúncios pagos — mais de dois milhões de empresas anunciam nele mensalmente;
  • Dados e análises em tempo real sobre como seu conteúdo está se saindo;
  • A capacidade de incluir chamadas convenientes para ação, tornando mais fácil para seus seguidores entrarem em contato com você.

Criando uma conta no Instagram

Se você ainda não tiver uma conta, siga estas etapas para criar uma:

  1. Baixe o aplicativo do Instagram (disponível para Android, iOS e Windows);
  2. Abra o aplicativo. Inscreva-se usando seu endereço de e-mail. Uma boa dica ao criar uma conta de negócios do Instagram é conectá-la à sua página do Facebook Business. Para fazer isso, use um endereço de e-mail de administração ao se inscrever ou use a opção ‘Faça login com o Facebook’;
  3. Escolha um nome de usuário e senha e preencha as informações do seu perfil;
  4. Toque em “Feito”, e você está pronto!

Siga estas etapas para converter uma conta pessoal em uma conta de negócios no Instagram:

  1. Visite seu perfil fazendo login no aplicativo do Instagram;
  2. Vá para suas configurações tocando no ícone ‘três linhas’ no canto superior direito da tela;
  3. Você encontrará a opção ‘Mudar para perfil de negócio’ aqui. Toque nele e, em seguida, em ‘Continuar’;
  4. Adicione suas informações de contato. As práticas recomendadas do Instagram ditam que você deve adicionar um endereço de e-mail, um número de telefone ou um endereço físico (ou todos os três);
  5. Toque em ‘Feito’. Agora você está pronto para começar a comercializar no Instagram!

Faça sua pesquisa

Esta é uma dica de negócios do Instagram que você encontrará em todos os lugares, mas ainda vale a pena mencionar novamente.

Nada se compara a pesquisas exaustivas de negócios e concorrentes para estabelecer uma estratégia sólida de marketing do Instagram.

Analise quais temas e tópicos os usuários do seu setor priorizam.

Preste muita atenção no que seus concorrentes estão fazendo e que tipo de conteúdo se adapta aos seus potenciais seguidores.

Começar com as informações certas no local significa menos correções de curso e gastos desperdiçados no futuro.

Use a biografia

Sua biografia é uma das primeiras coisas que os usuários notarão quando entrarem em sua página.

Certifique-se de usar bem esses 150 caracteres.

Esse espaço, incluindo sua foto e/ou logotipo, precisa realmente capturar a essência da sua marca e dar às pessoas uma razão para segui-lo.

Uma boa dica para os usuários de negócios do Instagram é incluir links ou informações para promover seu site, campanhas em andamento, ofertas e novos lançamentos.

Cultivar um nicho de seguidores no Instagram pode fazer muito para melhorar sua página de destino ou taxa de conversão de sites, canalizando um tráfego de melhor qualidade lá.

Deixe o talento criativo fluir

Você está no Instagram — não tenha medo de exercitar algum talento criativo.

A plataforma oferece uma tonelada de opções com diferentes tipos de posts, tipos de mídia e ferramentas de edição que você pode usar para que seus seguidores se envolvam significativamente com seu conteúdo.

  • Crie conteúdos interessantes. Quais são os principais temas que você quer focar como marca? Você tem produtos na sua plataforma de comércio eletrônico que gostaria de conectar? Como negócio, você tem dicas para seus seguidores do Instagram? Você faz concursos e promoções frequentes? Há problemas atuais em seu seguimento? Estabeleça pelo menos meia dúzia de assuntos diferentes e misture-os para continuar oferecendo aos seus seguidores uma nova experiência.
  • Use todos os recursos à sua disposição. Novos ajustes e recursos são constantemente implementados; o IGTV por exemplo, é cada vez mais popular entre marcas e influenciadores. E não cometa o erro de ignorar o Instagram Stories. Eles ocupam lugares nobres, no topo do aplicativo, e duram 24 horas.
  • Faça experimentos com a aparência e a sensação de seus posts. Aqui está uma dica para os usuários de negócios do Instagram — não deixe de brincar com cores, filtros e efeitos visuais. Faça cada um divertido e único.

Seja estratégico sobre o uso de hashtag

Isso vem diretamente do livro de regras de práticas recomendadas do Instagram.

Não subestime o poder das hashtags. Eles são uma excelente ferramenta para permitir que as pessoas que não te seguem descubram sua marca.

Uma dica especialmente útil para as empresas no Instagram é descobrir quais hashtags do setor são populares entre seus concorrentes, bem como aquelas que não são, e que você pode aproveitar.

Você pode incluir até 30 hashtags em um post e até 10 em um Stories.

Use pelo menos seis a sete para melhorar seu alcance.

Você também pode usá-los na seção de comentários.

Finalizando

Essas são algumas das nossas principais dicas para usuários de negócios do Instagram.

Se você tiver dúvidas, sinta-se a vontade para entrar em contato, e ficaremos felizes em oferecer-lhe uma sessão de consulta para discutir suas necessidades e como podemos ajudar.

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Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

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