Todo mundo adora um pouco de nostalgia de tempos em tempos

TBT significa ThrowBack Thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do retrocesso”, uma tendência nas mídias sociais que incentiva as pessoas a compartilhar suas memórias favoritas.

É uma hashtag usada por pessoas de todo o mundo, semanalmente, para compartilhar e relembrar algumas de suas memórias antigas favoritas.

É por isso que o “retorno” ou “retrocesso” está lá. É tudo sobre o passado, lembrando momentos e um sentimento geral de nostalgia. Nesse caso, esse retorno pode ir de ontem a décadas atrás.

Como funciona?

Acontece às quintas-feiras a cada semana (daí o nome Thursday, quinta-feira em inglês). Qualquer um pode participar, tudo que você precisa fazer é ter uma imagem antiga.

Um evento, uma viagem, uma foto com um velho amigo ou apenas você no passado. Como falei, não há limites.

Pode ser feito no Instagram, onde é o mais popular, no Twitter, Tumblr ou Facebook. Basicamente, o #TBT é apenas uma maneira de fazer as pessoas postarem mais sobre si mesmas.

Tem muitas formas

ThrowbackThursday é incrivelmente popular no Instagram. De acordo com o Metricool, está entre as 10 hashtags mais usadas no Instagram em 2020.

#TBT ou ThrowBack Thursday

Essa hashtag específica tem muitas formas; como #TBT, #ThrowbackThursday ou apenas #Throwback.

O uso dessas hashtags toda quinta-feira pode ajudar sua exposição, torná-lo mais visível e conquistar seguidores.

Mas com grande poder, vem grande responsabilidade. Muitos usuários abusam do poder dessa hashtag, enchendo de spam ou conteúdo não relacionado, na esperança de ganhar mais curtidas e seguidores.

Se você pesquisar o conteúdo postado na #TBT ou #ThrowbackThursday , você provavelmente vai tropeçar em toneladas de mensagens que têm muito pouco ou nada a ver com o tema.

Não seja uma dessas pessoas, se você postar fotos ou legendas não relacionadas sob a #tbt, só terá má exposição. Tenha muito cuidado com isso.

Por que o #TBT é tão popular?

As pessoas adoram ficar nostálgicas sobre a infância, velhos amigos, relacionamentos, tendências da cultura pop que já se foram, viagens ou férias anteriores e todo tipo de coisa que traz lembranças felizes.

Costumam gostar de postar sobre si mesmas também, pois atrai a atenção na forma de curtidas e comentários.

A mídia social é usada para compartilhar nossas vidas o mais rápido possível, pois os eventos acontecem conosco, mas teremos qualquer desculpa para relembrar os velhos tempos e os bons sentimentos que vêm com essa lembrança.

Uma forte resposta emocional atua como um catalisador para o compartilhamento social, por isso faz sentido que suas memórias mais queridas do passado estejam entre as coisas que você mais gosta de compartilhar, mesmo que isso só importe para você e mais ninguém.

Como isso começou

Segundo contam, a expressão tem sido associada a coisas que são consideradas clássicas ou vintage desde 2003, quando foi definido pela primeira vez no Urban Dictionary. 

A menção mais antiga conhecida de “Throwback Thursday” pode ser encontrada no título de uma série de personagens de desenhos animados retrô renovados que foram ilustrados pelo animador Saxton Moore e carregados em seu blog em janeiro de 2006 (mostrado abaixo).

#TBT ou ThrowBack Thursday

De acordo com os pesquisadores da web, 2006 é o ano chave para o termo, pois muitos creditam ao empresário norte-americano Matt Halfhill a criação e o significado que a expressão possui hoje.

Halfhill tinha criado um blog sobre tênis (não o esporte) e no seu passatempo ele queria criar quadros para as postagens.

Um dos quadros semanais do site do empresário passou a ser o Throwback Thursday, em que era postada uma foto de um tênis antigo que ele gostava muito.

Ao criar o quadro, certamente o norte-americano não tinha noção do sucesso que o termo viria a fazer. Por curiosidade, hoje a página de Halfhill é popular nos Estados Unidos, sendo que com o blog, ele construiu uma loja de tênis na sua cidade.

Na verdade, é muito difícil identificar exatamente onde o Throwback Thursday começou.

Fazendo uma pesquisa no Google Trends, parece que as pessoas começaram a pesquisar a Throwback Thursday em fevereiro de 2012 e, desde então, o interesse na hashtag aumentou substancialmente.

#TBT ou ThrowBack Thursday

Ideias para integrar o #TBT à sua estratégia de marketing de mídia social

Localização

A localização física da sua empresa pode ser um ótimo ponto de partida para o ThrowBack Thursday. Você pode até ter imagens de arquivo das várias formas de sua localização ao longo dos anos.

As fotos podem incluir plantas, construção ou até mesmo uma do edifício de algum outro ponto de sua história.

Você também pode pensar em sua localização de forma mais ampla, como a cidade, região ou país em que sua empresa está localizada – uma etapa que amplia significativamente o pool de conteúdo disponível.

Mesmo se você não tiver um local físico e sua empresa existir exclusivamente online, você ainda poderá entrar no #TBT. Afinal, os sites tiveram que começar em algum lugar.

Funcionários

Seus funcionários são a espinha dorsal do seu negócio. Então, por que não se divertir compartilhando fotos ou vídeos dos bastidores deles?

Podem ser fotos divertidas deles no trabalho, fotos antigas dos funcionários originais da empresa ou fotos do fundador da empresa.

Essas fotos são ótimas porque também humanizam sua marca e ajudam a aumentar o engajamento. Você está mostrando aos seus seguidores que existem pessoas por trás do seu negócio.

Seus funcionários também podem fornecer fotos antigas para compartilhar em algumas publicações #TBT divertidas e alegres.

Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e permite que você veja fotos de bebês mais adoráveis ​​durante o dia.

Clientes

Talvez não exista uma maneira melhor de envolver seu cliente por meio do #TBT do que mostrando o próprio cliente. Então, comemore-os com um retorno aos clientes do passado.

Devem ser fotos ou vídeos de clientes interagindo com sua marca. Eles podem estar visitando um local de negócio ou usando seu produto, por exemplo.

E se você conseguir encontrar fotos de clientes antigos que ainda são leais à sua marca, tanto melhor!

Produto ou serviço

Seu produto ou serviço é uma área excelente, com conteúdo potencial de #TBT. Como o seu produto mudou ao longo dos anos? Você tem fotos de um protótipo ou planta dele?

Não tenha medo de pensar fora da caixa também, especialmente se o seu produto for um pouco novo demais para que haja fotos antigas dele.

Nesse caso, qual é o exemplo de uma versão anterior, mas diferente do seu produto?

Você cria aplicativos para celulares? Você provavelmente pode encontrar fotos engraçadas de pessoas usando telefones antigos.

Você professor de educação física? Encontre fotos antigas dos exercícios estranhos que as pessoas costumavam fazer no passado.

Com um pouco de pesquisa, você pode encontrar uma maneira interessante e divertida de mostrar uma foto do passado do seu produto.

Anúncios

Materiais de marketing antigos podem ser fantásticos #TBT. Isso ocorre porque eles geralmente são ótimos produtos cheios de nostalgia.

Os retornos focados no anúncio podem ser impressos ou até em vídeo, materiais de anúncios, como pôsteres antigos, anúncios de revistas, e comerciais de TV ou rádio.

Essas são ótimas oportunidades para aproveitar o sentimento de nostalgia das pessoas.

Escolha o anúncio #TBT certo e você terá muitos engajamentos e comentários sobre quando e onde as pessoas viram pela primeira vez determinados comerciais ou anúncios.

Eventos

Grandes eventos podem frequentemente fornecer ótimos materiais #TBT.

Pense nos próximos eventos conectados com a sua marca que tenham um histórico e procura nos arquivos para ver se há uma cena desse evento no passado.

Os eventos também são uma boa oportunidade para combinar hashtags, pesquisando nos arquivos relevantes para uma data específica e criando um #TBT no estilo #NesteDia ou # EsteDiaNaHistoria.

Por exemplo: #NesteDia no ano X, aconteceu X. Só não se esqueça de adicionar sua hashtag #TBT também!

Marcos

O #TBT também é uma oportunidade perfeita para comemorar marcos que sua empresa pode ter experimentado no passado e no presente. Faça paralelos com os marcos dos dias modernos com os antigos para obter o material #TBT perfeito.

Os marcos também não precisam ser sobre o seu produto ou serviço. Eles podem até ser algo como quando você conseguiu seu 100º funcionário ou quando se mudou para o seu local atual. O que quer que funcione, desde que seja um marco que ocorreu no passado.

 

Até a próxima!

 

Sua empresa está precisando de atenção especial nas mídias sociais? Fale conosco. Criaremos um plano de ação para que tenha uma presença constante, impulsionando sua influência.