As etapas que você pode seguir para dar uma reformulação sutil na sua marca
Você olha para a sua marca e pensa que ela poderia receber mais atenção. Como por exemplo, as atualizações recentes de marca do Burger King.
Contratar uma agência especializada para fazer uma revisão completa definitivamente não é necessária, ou acessível, para a grande maioria das empresas – trata-se de usar o que está à sua disposição e ser criativo.
Confira as etapas para fazer uma reformulação sutil na sua marca
Realinhe seus valores centrais e sua missão
Eles estão atualizados e refletem onde você está atualmente como empresa?
O porquê ainda é o mesmo – e seus clientes-alvo ainda são o mesmo grupo de pessoas ou isso mudou?
Olhe para a concorrência
Não se trata de imitação, mas é útil saber o que os outros estão fazendo.
Pense em três de seus principais concorrentes e faça uma análise.
Observe sua proposta de valor, seus slogans e mensagens principais, logotipo, fontes, tom de voz, site e presença social.
Você está se destacando do que eles estão fazendo?
Pense em suas palavras
Sua mensagem e tom de voz precisam ser consistentes em todas as áreas.
A maneira como você fala no Instagram é igual à sua newsletter ou cópia do site?
E esse tom reflete o que você deseja que sua marca seja e como seus clientes falam?
Pense em sua identidade visual
Quando se trata de seu logotipo, paleta de cores, fotografia e tipografia, não se trata de rasgar tudo e começar de novo.
Em vez disso, pense em como você pode melhorar o que tem.
- Tipografia: Talvez mude de uma serif para uma sans serif, ou adicionando uma fonte de acento para projetos de marca mais proeminentes.
- Cores: Você tem uma paleta de cores primária e secundária com a qual está satisfeito – e pode se basear mais nessa paleta secundária para mudar as coisas?
- Fotografia: Pesquise e crie moodboards* da direção que você deseja seguir e, lentamente, construa essas mudanças.
* Moodboard, ou prancha de temperamento, é um painel que reúne referências visuais para projetos de moda, design gráfico, arquitetura, entre outras áreas. O objetivo é traduzir a personalidade de uma pessoa por meio de objetos, amostras de materiais e imagens.
Estabeleça alguns padrões para sua marca
Os padrões da marca são um conjunto de diretrizes que informam como e quando você usa os diferentes elementos da sua marca.
Eles são o cerne da identidade visual. Traduzem as regras e determinam a aparência e a nossa voz em todos os tipos de mídia. É importante segui-los.
Veja, como exemplo, os padrões do Skype, Uber e Dropbox.
Isso pode não ser aplicável ao seu negócio, mas você deve cobrir alguns aspectos básicos: como, quando e onde você usará logotipos, fotografia, diferentes fontes e elementos gráficos.
Avalie o que você está divulgando
Veja tudo o que você faz – de e-mails e mercadorias ao seu site e embalagens – e compare-o com esses padrões.
Se algumas áreas não conseguirem atendê-los, esse material precisará ser atualizado.
E se precisar, entre em contato com a gente. Vamos ajudar a dar um novo visual na sua marca.