Warning: Declaration of ET_Theme_Builder_Woocommerce_Product_Variable_Placeholder::get_available_variations() should be compatible with WC_Product_Variable::get_available_variations($return = 'array') in /home/impacto/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/frontend-builder/theme-builder/WoocommerceProductVariablePlaceholder.php on line 199
Os 5 princípios para um ótimo site - Agência Impacto

Certifique-se de que seu site transmita a seus clientes a impressão correta e seja o primeiro colocado nas páginas de pesquisa

Hoje é fácil criar um site bonito. Basta se inscrever em um dos muitos criadores de sites gratuitos e em minutos você pode ter um design elegante e um site atraente.

Mas o fato é que, embora um site possa parecer bom, pode estar longe de ser funcional e adequado às necessidades do usuário.

Sites genéricos e não personalizados que não foram projetados para o seu usuário final, são a antítese do design eficaz da web. 

Web design eficaz é determinado pelos usuários e sua experiência em um site.

Isso traz muitos fatores ao design do site que vão muito além da simples estética.

Um ótimo web design é sobre a usabilidade de um site ou, em outras palavras, a combinação de forma (quão boa é a aparência) com função (quão fácil é o uso).

Como o site também é o rosto da sua empresa e o local que muitos clientes em potencial visitarão primeiro, você precisa fazer com que ele dê uma impressão positiva sobre quem você é e o que valoriza.

Além disso, sites mal projetados não tendem a ter um bom desempenho no Google, principalmente por causa das altas taxas de rejeição e baixas conversões.

Certifique-se de que seu site transmita a seus clientes a impressão correta e seja o primeiro colocado nas páginas de pesquisa com nossos cinco principais princípios de web design.

 

Um objetivo claro

 

Todo site bem projetado atende às necessidades de seus usuários. E a melhor maneira de criar um site que atende aos usuários é ter um objetivo muito claro.

Os designers da Web garantem que todos os sites, páginas e seções em que trabalham têm um objetivo claro e definitivo que ele pretende abordar. 

Pode ser qualquer coisa, desde fornecer informações e oferecer entretenimento até permitir um tipo de interação e concluir uma transação.

Sites lotados e super projetados não funcionam. 

Quando há muitos elementos em uma página, isso apenas leva à distração e confusão. 

Um ótimo design da web, é, portanto, não apenas limpo e simples, mas com propósito e construído para se ajustar diretamente ao que o usuário deseja.

 

Tempo de carregamento rápido

 

Mesmo se todos os aspectos do seu site tiverem um objetivo claro, se levar muito tempo para carregar, será praticamente inútil para o usuário.

O problema é que, em nossa cultura de pouco tempo e muitas opções de escolha, se um site não carrega quase instantaneamente, poucos usuários ficam esperando.

Felizmente, para atender a essas expectativas dos usuários, não faltam ferramentas e truques que designers e proprietários de sites podem usar para melhorar o tempo de carregamento de seus sites.

Algumas das melhores maneiras de melhorar o tempo de carregamento da página incluem:

  • otimização do tamanho da imagem
  • a combinação de código em um arquivo CSS ou JavaScript central
  • redução de HTML, CSS e JavaScript. 

Melhorar a velocidade e o desempenho é uma tarefa experimental e contínua, portanto, acompanhe as alterações usando o Google PageSpeed ​​Checker.

 

Tipografia

 

Apesar de o texto ocupar grande parte do espaço de um site e a leitura ser uma das principais atividades que os usuários realizam online, a tipografia geralmente é negligenciada por seu impacto no sucesso geral de um site.

Se seu site acertar no básico da tipografia, estará bem à frente da maioria. 

Primeiro, as fontes Sans Serif – fontes de aparência contemporânea, sem acabamentos decorativos – como Arial, Helvetica e Verdana, são mais fáceis de ler online.

O tamanho ideal da fonte é 16px. Também é recomendável manter um tamanho máximo de três pontos para um design simplificado. 

Da mesma forma, é melhor usar não mais que três tipos de caracteres entre títulos, corpo e elementos, como botões.

 

Comunicação

 

Além de seguir o básico da tipografia, um princípio importante do design da web é a comunicação clara e consistente.

Os usuários desejam informações rapidamente e, não importa o meio, sua mensagem deve ser direta e fácil de digerir. 

Por exemplo, para menus e elementos gráficos, isso envolve organizar hierarquicamente as informações e, para o conteúdo, significa fazer bom uso de pontos e subtítulos.

Como você pode ver, melhorar a comunicação do seu site nem sempre é adicionar mais informações. 

Os melhores sites transmitem o que precisam com o mínimo de palavras e elementos possível.

 

Compatível com dispositivos móveis

 

O design responsivo costumava ser opcional para um design web eficaz. 

Hoje, se o seu site não estiver disponível em vários dispositivos e em vários tamanhos de tela, será difícil não apenas atrair usuários, mas também ter uma boa classificação no Google.

Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, o jeito mais fácil para começar é recriá-lo com um layout responsivo.

Caso contrário, você poderá criar um site móvel dedicado, separado do site principal e otimizado especificamente para usuários móveis.

Com o crescente uso de smartphones, tablets e agora phablets, tornar seu site adequado para usuários móveis é uma obrigação. 

A partir daí, você pode aprimorar ainda mais seu design, seguindo as melhores práticas de UX e UI para design móvel.

 

Conclusão

 

Web design é um campo em constante evolução, mas se você colocar em prática hoje esses cinco princípios, seu site certamente terá um bom desempenho por muito tempo.

 

Entre em contato conosco hoje para ver como esses cinco princípios podem melhorar seu site.