O que é Mensagem Direta?
Mensagens diretas são a onda do futuro. Permite que as pessoas se conectem de uma maneira que nunca tiveram antes: instantaneamente.
As mensagens diretas também são uma técnica de negócio sólida que permite às empresas se conectarem com seus consumidores. Mas como você usa com sucesso uma campanha de mensagens diretas, sem ser invasivo?
Benefícios do marketing direto de mensagens
Mensagens diretas são mais do que apenas adicionar um chatbot em um site.
O desenvolvimento de mensagens diretas em plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter, permite que as empresas desenvolvam relações privadas com seus usuários.
As mensagens do Facebook estavam entre as primeiras plataformas a fazer isso e agora vemos mensagens diretas no Twitter e até mensagens diretas no Instagram se tornando ainda mais úteis nessas campanhas.
O sistema de mensagens, em geral, é uma ferramenta útil para a campanha de marketing de uma empresa, mas as empresas tendem a esquecer o apelo do “instantâneo” – o motivo mais poderoso para usar as mensagens diretas.
1. Rede Instantânea
Uma campanha de mensagens diretas é instantânea. Embora você possa nunca conhecer seus consumidores pessoalmente, no mundo de hoje, encontrá-los digitalmente é totalmente aceitável.
As mensagens permitem que você se conecte com as pessoas que você precisa e muito mais.
O nível de divulgação através do marketing de mensagem direta de mídia social está muito além de algumas centenas de pessoas que participariam de uma conferência.
Nós mencionamos que é instantâneo? Isso dá aos consumidores a liberdade de estar em qualquer lugar que quiserem, e a liberdade de fazer campanha quando você quiser.
2. Promoções
Que melhor maneira de promover o seu negócio do que enviá-lo diretamente para as caixas de entrada do seu consumidor? Já se foram os dias de emails, anúncios e panfletos no correio.
O problema é que essas coisas levam tempo, enquanto o envio de uma imagem marcada com URL ou uma mensagem para visitar seu link é imediato, com uma resposta imediata de seus consumidores.
As promoções que os usuários tiveram que esperar agora estão prontamente disponíveis com o clique de um botão. Além disso, receber uma promoção enviada diretamente para sua caixa de entrada nas mídias sociais faz com que os usuários se sintam valiosos.
Se você enviou o mesmo link para dez usuários diferentes ou não, as mensagens diretas ainda são mais pessoais do que outras técnicas.
Você pode até mesmo promover em várias plataformas, incluindo mensagens diretas no Instagram e mensagens diretas no Twitter.
Você pode fornecer a mesma promoção em todas as plataformas ou diferentes em cada uma, incentivando os usuários a se conectarem com você em todos os lugares.
3. Comunicação
A comunicação é fundamental. Você pode sentir que está sempre se comunicando com seus clientes, mas enviar um e-mail que fica em sua caixa de entrada não é considerado uma forma ativa de comunicação.
Algumas das formas mais comuns pelas quais as empresas online se comunicam por meio de mensagens são o uso de mensagens diretas para perguntas sobre pedidos e produtos, informando a um cliente como podem investir ou buscando opiniões.
Isso ajuda sua empresa a se destacar dos outros, criando uma experiência positiva e significativa para o cliente.
Mensagens diretas permitem que você faça relacionamentos com seus consumidores mais pessoais. Mensagens que chegam instantaneamente nas caixas de entrada do usuário podem ajudar com problemas imediatos.
As empresas podem ser produtivas, proficientes e, acima de tudo, proativas ao lidar com o suporte ao cliente. Os usuários apreciarão sua preocupação antes que um pequeno problema se torne grande.
Coisas a evitar
Use o marketing direto de mensagens para sua próxima campanha, mas não abuse disso.
O conceito de ser capaz de alcançar seus consumidores em particular é uma coisa gloriosa para marcas e empresas, mas se você inundar suas caixas de entrada com mensagens diretas ou mensagens produzidas automaticamente, sua campanha não será bem-sucedida.
Flooding
A inundação de mensagens ocorre quando uma empresa envia várias mensagens, seja ou não parte de uma campanha de mensagens diretas, enquanto o destinatário ainda não respondeu a nenhuma delas.
A inundação de mensagens pode ser produzida automaticamente ou escrita pessoalmente. Isso deixa um rastro de mensagens não lidas e uma caixa de entrada cheia que a maioria dos usuários nem lê com base no princípio.
A inundação de mensagens é menos comum com mensagens do Facebook, mas é frequentemente vista com mensagens diretas no Instagram e mensagens diretas no Twitter.
Mensagens diretas são coisas bonitas que podem se tornar feias quando usadas de maneira errada.
Se a pessoa para quem você enviou uma mensagem direta não responde, a mensagem é clara, pare de enviar!
Mensagens Auto-Produzidas
Especialmente mensagens diretas no Instagram e Twitter se tornaram nada além de uma pasta de arquivos cheia de mensagens produzidas automaticamente.
Embora as mensagens diretas possam ser altamente eficazes e preferidas pelos usuários, as mensagens automáticas arruinarão suas chances.
Mais uma vez, a maioria dos usuários não abre nem lê mensagens automáticas apenas por princípio.
As mensagens produzidas automaticamente são o oposto do que as empresas querem de sua campanha de mensagens diretas.
O envio de mensagens dessa maneira é tanto incômodo quanto contraditório à ideia por trás das campanhas de marketing de mensagens diretas, que é desenvolver relacionamentos pessoais com usuários, não genéricos e automatizados.
A menos que você mate essa vibração, as mensagens produzidas automaticamente certamente matarão o nome da sua marca e reduzirão seu número de seguidores.
Dicas para Marketing Direto de Mensagens
O marketing direto de mensagens é uma oportunidade de ouro.
Embora menos comum com mensagens do Facebook, no Instagram e no Twitter, uma mensagem direta (DM) é frequentemente o primeiro passo para adquirir um novo cliente ou a decolagem da campanha de marketing de um influenciador para essa marca.
Se você quiser aumentar seu potencial de negócios, utilize esse recurso da maneira certa.
1. Envolver-se publicamente
Embora a beleza das mensagens diretas seja sua privacidade, para o marketing de mensagem direta mais bem-sucedido, você deve primeiro se envolver publicamente.
Simplesmente aparecer na caixa de entrada de qualquer um é assustador. Além disso, não há como garantir que os usuários abram ou leiam sua mensagem, já que os usuários de hoje estão incomodados com o spam freqüente.
Quando você tiver um conjunto de metas, envolvê-lo publicamente significa comentar seu Instagram, retweetar ou deixar um comentário perspicaz.
Tenha em mente que quanto maior, mais você precisará se envolver.
No entanto, essa técnica é bem recebida pelos usuários e, cada vez que você se envolve publicamente, você está construindo o relacionamento.
Com um forte relacionamento intacto, seus consumidores estarão mais propensos a abrir, ler e até responder às suas mensagens diretas.
2. Construa Relacionamentos Significativos
O objetivo final das mensagens diretas é que o relacionamento estabelecido com os usuários será mais significativo do que qualquer outro tipo de campanha de marketing.
Com as mensagens diretas, você também pode entrar em contato diretamente com pessoas com as quais deseja colaborar.
Só tenha cuidado para escolhê-los com intencionalidade. Por exemplo, chegar a um fotógrafo pode levar a encontrar o componente chave em uma parceria de marketing visual.
Quando você vê um influenciador / fotógrafo / designer que você admira se quiser criar uma parceria duradoura, envie uma mensagem direta com um propósito.
3. Levante as referências
A única coisa mais significativa do que os relacionamentos que você estabelece é o poder das referências.
Depois de construir um relacionamento sólido com um usuário por meio das mensagens diretas, estabelecer a base para as referências é uma técnica útil.
Isso significa que você não está apenas alcançando o poder das mensagens diretas, mas incentivando essas pessoas a entrar em contato pessoalmente com outros usuários por meio de referências, o que quase instantaneamente garante um novo cliente / colaboração.
A razão é o poder da confiança e da referência. Certifique-se de dar-lhes ofertas exclusivas, novos produtos, e seja o primeiro a ser convidado para novas experiências, para agradecer-lhes por defenderem a sua marca.
Apenas a partir da ação de referência, sua campanha pode aumentar.
4. Criar lealdade
Mensagens diretas também são uma técnica poderosa para encorajar e estabelecer lealdade.
Qualquer marca / empresa de sucesso tem os clientes que gostam de todas as postagens, participam de todas as conversas e compartilham e reenviam com frequência.
Pense como uma marca seria sem essas pessoas? Para as pessoas que demonstraram esse tipo de lealdade genuína, recompense-os.
Utilize as mensagens diretas e dê o próximo passo, “encontrando-se” com elas mais pessoalmente. Vá em frente, lance um desconto ou promoção lá também.
5. Dê, não pergunte
Pelo menos, no começo, é importante dar aos usuários mais do que você pede em troca.
Muitas vezes, através de mensagens diretas, é comum ver um acompanhamento para seguir a compilação do sistema de permuta, mas se você realmente quer ver sua campanha de marketing de mensagens diretas decolar, você precisa dar um pouco mais.
Outras formas de dar, podem ser uma mensagem em sua própria página se você tiver um número considerável de seguidores; Caso contrário, uma amostra grátis ou teste do seu produto é sempre uma boa escolha.
Essa técnica estabelece significado, lealdade e longevidade. Ao dar mais, isso faz com que você se preocupe mais com o usuário do que com sua marca, que é exatamente a mensagem que você quer retratar.
Entregar através de mensagens diretas também significa que você está fornecendo esses benefícios para o usuário pessoalmente, ao contrário das promoções típicas da marca.
Então, como deve ser sua mensagem direta?
Quando estiver pronto para começar sua campanha de mensagens diretas, pode ser intimidante pensar no que dizer.
Mesmo depois que você sentir que dominou o conceito de mensagem direta, a maneira como sua mensagem é lida ainda pode fazer ou quebrar o novo relacionamento que você está tentando estabelecer.
Seja agressivo demais e seus usuários não ficarão interessados; se deparar com convicção insuficiente, seus usuários não vão pensar que você é legítimo.
As dicas e truques para enviar as mensagens diretas mais eficazes são: serem originais, complementares, sociais e compartilháveis.
Original
Você não encontrará nenhuma mensagem automatizada aqui, mas mesmo quando estiver enviando mensagens individuais para seus usuários, tente não usar nenhum tipo de ‘modelo’.
Você não pode simplesmente colocar um nome de usuário e considerá-lo personalizado. A primeira coisa que os usuários notarão é a autenticidade da sua mensagem. Portanto, seja original.
Cortesia (complementar)
Hoje, vivemos em um mundo alimentado pelo número de curtidas que recebemos. Além disso, as pessoas gostam de coisas que os fazem se sentir bem.
Usando essa psicologia, faça seus usuários se sentirem bem ao gostar e elogiá-los primeiro, em uma mensagem direta. Você ficará surpreso com o quão longe esta técnica vai.
Social
É chamado de mídia social, certo? Ser social em sua mensagem direta não significa apenas ser amigável, significa socializar.
Quanto mais você se socializar, maior a probabilidade de obter uma resposta e um seguidor. Isso significa que você deve tentar enviar tantas mensagens diretas de uma só vez – 150 em média.
Mesmo se você for social, elogioso e original, nem todos estarão interessados, então quanto mais você socializar, maior o número de respostas que provavelmente receberá.
Compartilhável
Seja compartilhável! Você pode enviar o maior número possível de mensagens diretas e ainda não será comparado ao número de usuários que podem ser alcançados se o conteúdo for compartilhável.
O conteúdo compartilhável é a melhor maneira de aumentar o reconhecimento da marca.
Se as marcas e as empresas estiverem mais conscientes sobre suas técnicas de marketing direto de mensagens, o poder das mensagens diretas pode ser ilimitado.
Essa ferramenta é nova, especialmente para o Instagram, e as empresas ainda não estão aproveitando os benefícios que essa estratégia pode oferecer.
Se você quer impulsionar seus seguidores com clientes genuínos, fiéis e estratégicos, tudo gira em torno das mensagens diretas.
Preparado para fazer uma mudança real? Fale com a gente. Vamos preparar uma campanha de Marketing Digital com Impacto!