5 etapas para escolher as palavras-chave certas para sua estratégia de SEO
Escolher as palavras-chave certas para incluir em suas estratégias de Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) requer combinar um conhecimento íntimo do seu setor com as melhores práticas de SEO.
Neste post, nós o percorremos através de um processo de cinco etapas para escolher as palavras-chave certas para a estratégia de SEO da sua empresa.
1. Crie uma lista de desejos de frases-chave
Antes de começar a fazer qualquer pesquisa ou investigar o volume de pesquisa, crie uma lista de desejos de frases-chave.
Idealmente, isso será em torno de 20 palavras-chave, mas pode ser mais longo se você tiver um grande site B2B com uma variedade de produtos e serviços.
A lista é um ponto de partida e deve incluir termos que você acredita que as pessoas estão digitando em mecanismos de busca para encontrar os produtos ou serviços que sua empresa fornece.
Se possível, obtenha informações de vários departamentos da sua empresa, incluindo suas equipes de vendas e atendimento ao cliente, pois eles falam com os clientes regularmente e estão familiarizados com os termos que os clientes e as perspectivas estão usando.
2. Faça pesquisas competitivas
Depois de ter sua lista de desejos, confira quais palavras-chave seus concorrentes estão mirando.
Recomendamos identificar de 3 a 5 concorrentes que oferecem quase exatamente os mesmos produtos/serviços ou pelo menos a maioria do que você oferece.
Pode haver principais diferenciais, como preço ou qualidade, mas escolha empresas que as perspectivas vejam como semelhantes à sua empresa.
Procure em seus sites e veja os títulos que eles usam, o tipo de linguagem usada na cópia e os nomes das páginas de serviço ou produto.
Se eles têm um blog, é útil olhar através de suas postagens para ver quais tipos de tópicos eles abordam, bem como os termos que eles incluem nos títulos dos posts do blog.
Observe quaisquer termos ou frases comuns que você veja que você não considerou, mas acho que são relevantes.
3. Faça análises de volume/dificuldade de palavras-chave
Agora que você tem uma lista de desejos e uma lista de frases relevantes, é hora de fazer pesquisa.
Para muitas empresas, este é o ponto em que eles trazem um especialista em SEO para fazer a pesquisa de palavras-chave e analisar os resultados.
No entanto, o Planejador de palavras-chave do Google é uma boa ferramenta para tentar.
Basta adicionar em sua lista de termos e obter o volume e dificuldade da palavra-chave.
Além disso, existem ferramentas pagas como SEM Rush e Moz que possuem ferramentas de volume de palavras-chave e também farão recomendações para frases-chave.
4. Analisar a pesquisa
Uma vez que você realizou a pesquisa, é hora de passar para o modo de análise.
Ter um bom conhecimento da sua indústria é importante neste momento para eliminar termos não relacionados.
Ao analisar a pesquisa de palavras-chave, o objetivo é escolher os melhores termos de correspondência com o maior volume e classificação de dificuldade moderada.
Neste ponto, também é bom focar em termos específicos para o seu negócio.
Você quer ter uma boa mistura de palavras-chave de cauda longa específicas e um pouco mais ampla, topo de funil, termos de pesquisa também.
Preste muita atenção ao volume de pesquisa. Se uma palavra tem volume de pesquisa zero, ou está fora da marca ou é muito específica.
O tamanho do seu layout de web design e as páginas que você tem ditarão quantas palavras-chave incluir em sua estratégia de SEO.
Tenha em mente que palavras-chave semelhantes podem ser otimizadas na mesma página.
Por exemplo, “Software contábil” e “Software Contador” são termos muito semelhantes e podem ser usados em conjunto em uma página.
5. Teste sua pesquisa via Google Ads
Depois de finalizar e implementar sua estratégia de SEO, é hora de acompanhar e rever seu desempenho.
No entanto, pode levar de 3 a 6 meses para começar a ver resultados de uma nova estratégia de SEO.
Isso depende especialmente de outros fatores, como a idade do domínio do seu site, o número de novas páginas, quantidade de cópia nas páginas, provedor de hospedagem, etc.
Uma forma rápida de obter feedback sobre uma estratégia de SEO é executar simultaneamente o Google Ads para esses mesmos termos.
Você pode ver instantaneamente os leads de consultas de pesquisa que os leads convertidos do Google Ads estão usando para chegar ao seu site e avaliar se os leads estão no seu mercado-alvo.
Observando-os de perto por um mês e avaliando cada lead pode ajudá-lo a refinar e melhorar sua estratégia de SEO.
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