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Mídias Sociais

Dicas para usar o Instagram para negócios

Tempo Estimado de Leitura: 7 minutos

O Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais

Com menos concorrência e um público mais engajado do que outros gigantes de mídia social como o Facebook ou o Twitter, o Instagram oferece às empresas a oportunidade de comercializar seus produtos para um público-alvo mais direcionado e interessado, sem gastar uma quantia enorme em publicidade paga.

E como a API do Instagram permite que os usuários publiquem fotos ou vídeos em um perfil comercial usando uma plataforma de terceiros, isso torna ainda mais fácil para as marcas aproveitarem tudo o que o Instagram tem a oferecer.

Se sua estratégia precisa de uma atualização ou você é recém-chegado a essa rede social, você encontrará essas dicas sobre como usar o Instagram para negócios de maneira extremamente útil.

Vamos conferir as dicas para dominar o Instagram para as empresas:

 

Mostre o que você faz de maneira criativa

 

Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram, é essencial agregar valor aos seus clientes e parecer bonito enquanto você faz isso.

Nunca subestime o fato de que seu ativo mais importante, nessa rede social é o conteúdo visual.

Se sua empresa é orientada a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço.

Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções.

Você pode aproveitar vários formatos diferentes para fazer isso no Instagram. É possível fazer isso, por exemplo, com fotos e vídeos curtos para os Stories (semelhantes aos GIFs, chamados Boomerangs).

 

Experimente o Instagram Stories

 

Os Stories do Instagram têm um formato de apresentação de slides e ficam no ar por 24 horas (embora possam ser adicionadas ao seu perfil como destaques, aparecendo em seu perfil mesmo após o desaparecimento do storie original). Esse recurso é um concorrente direto do Stories do Snapchat e está sendo continuamente desenvolvido pelo Instagram.

Estes são alguns dos benefícios do uso do Instagram Stories para marcas:

  1. Os Stories são exibidos com destaque na parte superior das linhas do tempo dos seguidores, logo abaixo do logotipo do Instagram.
  2. Eles podem ser usados ​​para capturar conteúdo dos bastidores que não precisa ter a qualidade tão alta quanto as postagens regulares.
  3. Os Stories facilitam a experiência com diferentes tipos de conteúdo, incluindo foto, vídeo curto, Boomerang, vídeo filmado ao contrário (Rewind) e vídeo ao vivo.
  4. Fazer menção a outras contas, por exemplo, @instagram no Stories é ideal para colaboradores e marketing de influenciadores.
  5. Adições divertidas, como filtros de rosto, texto e adesivos, ajudam a editar imagens em movimento.
  6. A pesquisa de Stories por hashtags e locais os torna mais detectáveis.
  7. Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos desejar.
  8. Os anúncios do Instagram Stories estão disponíveis para todas as empresas em todo o mundo. Você pode usá-los para direcionar novos públicos e adicionar CTAs às suas colagens, o que pode ser especialmente útil para promoções.

Observe que o Stories só está disponível no aplicativo para dispositivos móveis e é possível enviar o Instagram Stories como uma mensagem direta (DM).

O uso de stories nas mídias sociais está definitivamente aumentando e quase qualquer marca pode encontrar uma maneira divertida e envolvente de participar.

 

Experimente o IGTV

 

O Instagram IGTV é um recurso que permite que os usuários enviem vídeos longos para a plataforma.

Os vídeos do IGTV são mais longos, oferecendo muitas oportunidades para criar conteúdo de vídeo divertido e envolvente para a sua marca ou a de seus clientes.

Aqui estão alguns dos benefícios do uso do IGTV para marcas:

  1. Os vídeos IGTV podem durar de 60 segundos a uma hora, deixando bastante espaço para a criatividade.
  2. A guia “Seguinte” no IGTV permite aos seus fãs acesso fácil ao seu novo conteúdo.
  3. O IGTV atua como uma plataforma extra para exibir seu conteúdo de vídeo, o que significa que é mais provável que seja visto.
  4. Os vídeos IGTV podem ser incorporados ao feed de notícias com visualizações de um minuto, aumentando a visibilidade e a capacidade de descoberta.
  5. Os usuários do Instagram podem deixar comentários nos vídeos da IGTV que serão visíveis para outras pessoas e também curtirão, fornecendo valiosas provas sociais.

A popularidade do vídeo longo está aumentando, então agora é um ótimo momento para começar a experimentar!

 

Crie um perfil vencedor

 

Como empresa, você provavelmente faz muitas coisas e oferece ainda mais soluções. Não fique muito envolvido em colocar tudo isso em 150 caracteres.

Concentre-se no seu produto ou serviço mais importante ou na sua próxima grande novidade – seja um evento, promoção ou lançamento de produto.

Como o único link clicável está na sua seção Biografia (logo abaixo do seu nome), crie o hábito de atualizá-lo com frequência.

É uma pena que a maioria das marcas o use apenas para criar um link para seu site, pois isso poderia fazer muito mais. Pense, gerando registros de eventos, downloads de aplicativos ou até compras.

O Instagram também lançou seus perfis de negócios no Instagram e publicidade paga. O perfil comercial adiciona um número de telefone à sua biografia e fornece acesso a dados analíticos extensos que não estariam disponíveis de outra forma, a menos que você esteja usando uma ferramenta de mídia social.

 

Leve-os para os bastidores

 

Os clientes têm uma curiosidade natural sobre a origem de seus produtos, e você pode usar o Instagram para mostrar todo o seu ciclo de vida.

Isso é especialmente relevante para empresas que vendem produtos ecologicamente corretos ou Fair Trade (Comércio Justo). Imagens de origem para demonstrar como os produtos são fabricados – a partir do material base, produção e distribuição.

Se nada lhe vier à mente, você pode compartilhar algo que todos tenham – esboços, anotações e quadros brancos ou lousa preenchidos.

Toda empresa tem idéias de brainstorming, cabe a você tirar uma foto bonita e enviá-la para o Instagram.

Você pode achar que é melhor experimentar diferentes tipos de post até encontrar ouro com o que envolverá o público.

 

Expanda seu alcance com #hashtags

 

Use hashtags para expandir seu alcance. Elas podem ser específicas ou gerais da campanha – tudo o que importa é que sejam relevantes.

Configure também a hashtag principal da empresa (#seudominio ou #suamarca) e use-a com moderação no Instagram.

Isso facilita que as pessoas encontrem conteúdo relacionado a você e à sua conta principal.

É uma prática recomendada usar entre cinco a sete hashtags, apesar do máximo que você pode adicionar é 30 por postagem no Instagram.

Use suas próprias hashtags específicas da campanha e as hashtags mais populares para aumentar a capacidade de descoberta do seu conteúdo.

Você também deve considerar o posicionamento das hashtags adicionadas. Eles podem ser adicionados no final da postagem, em um comentário ou trabalhados na postagem real.

 

Publique fotos de alta qualidade

 

Não se preocupe, você não precisa de habilidades fotográficas profissionais nem de uma boa câmera para fazer isso. Tudo que você precisa é sua câmera do seu smartphone.

Aqui estão algumas dicas de fotografia que você pode usar para melhorar sua qualidade fotográfica:

  • Use luz natural para sua vantagem. Se você estiver fotografando ao ar livre, tente tirar as fotos no final da tarde, quando a iluminação for melhor. Se você estiver dentro de casa, basta abrir uma janela (ou suas persianas) e estará pronto!
  • Não use a câmera frontal. O uso da câmera traseira no seu smartphone geralmente resulta em fotos de alta resolução.
  • Edite suas fotos. Faça o download de um aplicativo de edição de fotos e faça alguns ajustes até que sua foto pareça ter sido tirada por um profissional.

 

Harmonize seu Feed

 

Se você deseja converter seus espectadores em seguidores, reservar um tempo para planejar seu Feed do Instagram com antecedência é um investimento que vale a pena!

Algumas das melhores marcas do Instagram têm uma estética maravilhosa e com curadoria que mostra seu estilo único, e isso não é por acaso.

Ter uma estética coesa do Instagram é uma das melhores maneiras de aumentar o número de seguidores grandes e leais, mostrando o estilo e o tom únicos da sua marca.

Com as novas tendências de edição de fotos e os diferentes tipos de mídia disponíveis no seu Feed, há muito o que planejar visualmente.

Mas não se preocupe, se você não tem tempo ou está com o caixa baixo para contratar um designer ou uma agência, nós temos a solução para que você tenha uma boa identidade visual sem ficar enlouquecido com Presets e criação de artes!

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Colabore com outros

O Instagram é um dos canais de mídia social mais fortes para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso de clientes.

Mesmo se você não for oficialmente parceiro de uma organização sem fins lucrativos, poderá doar para caridade ou arrecadar fundos duas vezes por ano.

Tudo é bom, desde que a causa esteja alinhada com os valores e a missão da sua marca.

Leve em consideração que nem todo mundo está monitorando hashtags nas mídias sociais; portanto, marcar uma conta geralmente é uma opção melhor se você deseja ser notado.

Outra técnica envolve o uso de ‘shout-outs’. Uma mensagem não paga é quando você faz parceria com outra marca que tem aproximadamente o mesmo número de seguidores que você para promover um ao outro para o seu público e ambos se beneficiam do aumento da exposição.

A mensagem paga é para aqueles com um orçamento maior, pois é essencialmente uma  campanha de influência .

Isso geralmente envolve o pagamento de uma marca (ou influenciador) com seguidores muito maiores para promover seu produto ou serviço.

É uma ótima maneira de conquistar um grande número de novos seguidores rapidamente, desde que você crie um forte apelo à ação e o público do influenciador seja genuíno.

 

Crie e ofereça exclusividade

 

Manter os clientes interessados ​​é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz.

Recompense seus seguidores leais com conteúdo exclusivo. Seja o primeiro a saber sobre novos produtos, serviços ou eventos.

Crie fotos provocativas que antecipem ou satisfazem a curiosidade de seus novos lançamentos, aberturas de escritórios ou lojas.

Esse tipo de visualização faz com que seus seguidores do Instagram se sintam especiais e os faz voltar para obter mais informações privilegiadas.

 

Analise seu sucesso e desenvolva-o

 

Sem dar um passo atrás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação.

A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas só descobrirá o que funciona para seus clientes através de testes e medições de resultados.

As ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar.

Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas do Instagram com antecedência, mas também usar análises de mídia social para medir seu sucesso.

Avalie regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.

 

Conclusão

 

Esperamos que essas dicas melhorem o desempenho do seu canal e atraiam novos clientes.

conta pra gente quais dessas dicas foram mais úteis para você – também gostaríamos de saber sobre outras táticas que funcionaram para você.

 

Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

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