Ser um pequeno empresário pode ser uma experiência incrivelmente gratificante.
Para você, dono de um pequeno negócio, quaisquer vitórias e objetivos alcançados, são um reflexo de suas próprias habilidades e sucesso.
No entanto, você também é responsável por quaisquer erros ou desafios enfrentados.
Isso pode colocar imensa pressão sobre as pessoas nesse papel, levando-as a gastar quantidades excessivas de tempo e energia tentando gerenciar todos os aspectos do negócio e mitigar quaisquer riscos.
Para colher os benefícios de ser um pequeno empresário enquanto se afasta de potenciais armadilhas, é crucial ter algumas dicas em mente.
Aqui estão algumas dicas de marketing para pequenos empresários que buscam formas de encontrar equilíbrio e construir algo grande no processo.
Defina o coração do seu negócio
É fácil se adiantar ao desenvolver seu pequeno negócio, mas se você não tomar tempo para determinar o que está no centro disso, você pode encontrar uma falta de coesão que dificultará você mais tarde.
Uma ótima maneira de resolver esse problema é, antes de tudo, criar uma visão para o seu negócio.
É igualmente importante que você seja capaz de comunicar com sucesso essa visão aos outros, permitindo que eles entendam o que, em última análise, impulsiona você e seus negócios.
Uma visão bem trabalhada pode guiá-lo na criação de objetivos futuros, ajudá-lo a tomar decisões importantes relacionadas aos negócios, determinar a cultura da empresa e os tipos de pessoas que você emprega e muito mais.
Jack Welch, que atuaou como CEO da General Electric, uma vez afirmou: “Bons líderes de negócios criam uma visão, articulam-na, são apaixonados por ela e a conduzem incansavelmente até a conclusão”
Estabeleça metas de longo prazo
Os primeiros dias de administrar um pequeno negócio podem ser um pouco esmagadores.
É fácil se perder nos detalhes das tarefas do dia-a-dia e deixar de conceituar onde você gostaria de estar 5, 10 ou 20 anos a partir de agora.
Pode ser difícil compreender completamente a relevância dos conceitos de agora no futuro.
No entanto, não definir metas concretas e de longo prazo pode fazer com que você acidentalmente leve sua empresa em uma direção incompatível com o que você esperava ou desejava.
As metas ajudam a garantir que todos os membros da sua empresa estejam cientes de suas intenções futuras e possam ajudá-lo a crescer de acordo.
Dito isso, também é importante ser realista ao definir seus objetivos.
Em certos casos, você pode descobrir que mudanças drásticas que você experimentou no presente terão um impacto significativo no que você quer alcançar no futuro.
Não há problema em reavaliar suas metas de longo prazo e definir novas, se necessário, permitindo que você coloque os vários elementos da sua empresa em alinhamento.
Comece pequeno
Uma vez que você tenha tido tempo para determinar o que o impulsiona e quais caminhos você deseja seguir com seu pequeno negócio, pode ser tentador tentar dar um passo à frente.
Muitos pequenos empresários têm grandes coleções de ideias emocionantes que gostariam de perseguir, e pode parecer uma ideia inteligente tentar implementar o máximo possível para ter as maiores chances de sucesso.
No entanto, isso provavelmente causará uma desconexão entre você e seu público-alvo, que ainda não teve a chance de construir um relacionamento com sua marca e seus produtos.
Em vez de lançar todas as suas ideias de uma só vez, considere começar pequeno com uma única oferta.
Dessa forma, você pode realmente dedicar-se a melhorá-la, e seu público terá uma compreensão clara do valor que você fornece.
Uma vez que você tenha tido tempo para realmente aperfeiçoar essa oferta e construir confiança e lealdade do cliente com seu público, você pode expandir ainda mais e começar a trazer algumas de suas outras ideias à luz.
Priorizar uma estratégia de marketing sólida
Embora seja certamente importante investir tempo e recursos para aperfeiçoar a oferta do seu negócio, está longe de ser o único aspecto importante de administrar uma empresa de sucesso.
O melhor produto do mundo não irá muito longe se ninguém souber que ele existe.
É por isso que o marketing é tão importante.
Não só é importante que as pessoas, em geral, estejam cientes do seu produto.
Você quer garantir que está especificamente visando aqueles mais propensos a se tornar clientes para fazer o melhor uso do seu orçamento e que você está fazendo isso de tal forma que inspira confiança e cria a base para um relacionamento futuro.
Uma estratégia de marketing sólida garante que essas pessoas estejam plenamente cientes do que seu negócio pode fornecer e tenham uma compreensão completa do que o torna tão valioso.
Para fazer isso com sucesso, garanta que você e sua equipe de marketing tenham uma compreensão sólida de como o SEO funciona e como incorporá-lo em sua estratégia promocional.
Alvo: sua comunidade local
Das várias dicas para os pequenos empresários mais amplamente discutidas, uma que muitas vezes é negligenciada é a importância de direcionar os consumidores em sua comunidade local.
Na sociedade moderna, uma parcela significativa do comércio acontece online.
Como tal, pode parecer de extrema importância dedicar toda a sua atenção à criação de anúncios digitais através de espaços online populares, como plataformas de mídia social.
No entanto, só porque estamos operando em um espaço digital não significa que você deve negligenciar aqueles que vivem na mesma área local que o seu negócio.
Para começar, as comunidades locais tendem a promover um sentimento de confiança entre os vários moradores.
Isso significa que se você for capaz de convencer uma parcela significativa da população local de que sua empresa vale o investimento, outros membros da mesma comunidade terão mais chances de seguir o exemplo.
Além disso, os clientes locais geralmente exibem mais lealdade da marca e compromisso de longo prazo do que seus colegas de longa distância, ajudando você a construir a sua base de clientes.
Não perca a noção do quadro geral
Nos primeiros dias de gestão de um pequeno negócio, há diversas áreas que precisam de atenção constante.
Isso é importante para garantir que você seja capaz de maximizar os benefícios de cada oportunidade e está investindo seus recursos nos melhores lugares para garantir um alto retorno.
No entanto, também é importante não perder a noção do quadro geral.
Focar nos detalhes em vez de dar um passo atrás para entender melhor como seu negócio está se saindo pode fazer com que você ignore maneiras pelas quais você pode melhorar suas ofertas, o que, por sua vez, ajudará você a crescer e ser bem sucedido.
É aqui que relatórios regulares podem ser extremamente úteis.
Ao criar relatórios anuais ou trimestrais em relação ao desempenho do seu negócio, você tem a oportunidade de compilar grandes quantidades de dados em uma narrativa, expondo quais áreas são as mais fortes e que estão precisando de alguma reavaliação séria.
Não tenha medo de confiar nos outros
Dependendo do quão pessoalmente você está investido em seu pequeno negócio, pode ser incrivelmente difícil evitar que ele se mantenha tentando executar todos os aspectos (acredite em mim, eu sei).
Há muita pressão e responsabilidade envolvidas, e pode ser assustador pensar em deixar de lado parte desse controle.
No entanto, uma das chaves para executar um negócio de sucesso é ser capaz de delegar.
Em vez de tentar fazer tudo sozinho, você pode redirecionar seus esforços para montar uma equipe talentosa e confiável de pessoas que podem ajudar a assumir algumas dessas responsabilidades.
Isso não só lhe proporciona o tempo que você precisa para estar devidamente descansado e capaz de se concentrar em áreas de necessidade, mas também permite que você aproveite os incríveis conhecimentos, habilidades e perspectiva que podem ser adquiridos com a inclusão de outras pessoas.
Evite a câmara de eco
Pode ser intimidante se abrir para comentários ou críticas de outros, especialmente se você gastou uma quantidade significativa de tempo e esforço para construir o seu negócio.
Mas sem essa contribuição, será muito difícil para o seu negócio crescer.
Quando você não tem nenhuma fonte externa de feedback, você pode muito rapidamente encontrar-se em uma câmara de eco.
Esse ambiente leva ao reforço dos mesmos conceitos e ideias e pode fazer com que você tome decisões que, em última análise, sejam prejudiciais à sua empresa sem perceber tanto até que o dano seja feito.
O feedback pode vir de uma variedade de lugares.
Para começar, fornecer caminhos para seus clientes indicarem sua satisfação com seus serviços pode lhe dar uma visão valiosa.
Você também pode verificar informações importantes examinando dados em relação ao desempenho de vários anúncios, produtos, páginas de sites e muito mais.
Finalmente, não se esqueça de fornecer aos membros da sua equipe oportunidades para que suas vozes sejam ouvidas também.
Está tudo bem reciclar ativos de marketing
Ao longo da vida útil do seu negócio, você será obrigado a produzir grandes quantidades de conteúdo para aderir à sua estratégia de SEO e continuar atingindo seus objetivos.
Isso requer um trabalho extensivo, seu e de sua equipe de marketing, à medida que você se esforça para colocar informações que são frescas e relevantes.
Uma maneira de aliviar parte desse fardo é redefinindo o conteúdo existente em novas formas para estender sua utilidade.
Afinal, uma grande quantidade de tempo e recursos vão para a criação de cada ativo.
Ao redefinir essas informações, você está maximizando os ganhos potenciais do seu investimento inicial.
Lembre-se, a melhoria é um processo interminável
Por fim, uma das dicas mais importantes para os empreendedores é nunca deixar de otimizar.
Alguns proprietários de empresas decidirão de repente investir um grande número de recursos na implementação de novos projetos, estratégias de SEO e ativos de marketing e, em seguida, não revisitar o conceito de otimização por décadas depois.
Melhorar seu negócio não é um item a ser verificado fora de uma lista. É um processo sem fim.
Avaliar continuamente a relevância do seu material, a funcionalidade do seu site e o sucesso de suas campanhas de marketing é fundamental para garantir que seu negócio permaneça relevante e não fique estagnado com o tempo.
Dica bônus: Terceirizar quando possível
Como empresário, falo por experiência própria quando digo que uma das coisas mais importantes que você pode fazer como dono de um pequeno negócio é saber quando terceirizar.
Sempre que possível, como seu negócio está crescendo, sugiro procurar fornecedores que possam ajudar a suprir suas necessidades sem ter que contratar funcionários.
Naturalmente, à medida que seu negócio cresce, você precisará contratar alguns funcionários.
No entanto, você ficaria surpreso com a redução de custos terceirizando certos aspectos de sua gestão de negócios e necessidades de marketing quando você compara com as despesas de contratação, treinamento e gestão de pessoal.
Dito isto, pode contar com a gente para ajudar o seu negócio crescer cada vez mais!