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Como crescer sua lista de e-mail marketing

Como crescer sua lista de e-mail marketing
Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

O ROI do e-mail marketing é impressionante

Você provavelmente sabe que o e-mail marketing é uma maneira poderosa de alcançar seu público. Mas você sabe como construir uma lista de pessoas que se preocupam com o seu negócio?

Durante anos, os profissionais de marketing compraram listas de pessoas e enviaram “explosões” de e-mail que bombardearam os usuários com lançamentos de vendas.

Agora sabemos que é a maneira errada de fazer isso.

Listas compradas prejudicam a reputação da sua marca, enquanto listas cultivadas organicamente têm uma taxa de engajamento muito melhor.

Aqui estão as três principais maneiras de aumentar uma lista de pessoas que estarão ansiosas para receber seus e-mails.

Solte um chamariz

Um ímã chamariz é qualquer brinde que você oferece às pessoas em troca de seus endereços de e-mail.

Os mais comuns incluem e-books, planilhas e modelos. Ter um chamariz é uma ótima maneira de seduzir as pessoas a entregar seu endereço de e-mail.

Aqueles que voluntariamente dão seu endereço são muito mais propensos a se envolver com suas campanhas do que aqueles que não esperam ouvir de você.

É por isso que essa estratégia é muito mais eficaz do que enviar um e-mail para um público comprado.

No entanto, existem algumas práticas recomendadas que você deve seguir para maximizar seus resultados:

Dê uma prévia do chamariz para que as pessoas possam ver o que você está oferecendo

Os consumidores são céticos, até mesmo sobre brindes, então vale a pena provocar seu conteúdo e empolgá-los.

Não apenas prometa a eles um e-book grátis e não dê nenhuma indicação do que eles vão ter.

Use opt-in duplo

Você sempre terá pessoas que só querem coisas grátis — ou bots que bombeiam endereços de e-mail para o seu formulário de captura.

De qualquer forma, isso é um desperdício de seu orçamento de e-mail marketing.

Envie aos novos assinantes um e-mail pedindo que confirmem sua adesão em sua lista.

Deixe seu público saber o que esperar

Dê pistas que você estará enviando-lhes conteúdo valioso, além do chamariz.

Ao gerenciar as expectativas logo de cara, você pode evitar cancelamentos de inscrição e começar a construir uma comunidade em torno de sua marca.

Siga essas dicas para reduzir sua taxa de cancelamento de inscrição e fazer seu público se sentir especial.

Ofereça assinatura de newsletter na parte inferior do seu conteúdo

Uma das melhores maneiras de mostrar que você tem conteúdo que vale a pena ler é publicar um blog.

Se você mesmo o hospeda ou publica em uma plataforma como o WordPress.com, por exemplo, você pode levar os leitores ao formulário de inscrição da lista de discussão.

Esta é uma maneira altamente acessível de alcançar pessoas que podem não ver seu conteúdo de outra forma.

Componha uma breve chamada para a ação que faz com que o leitor sinta como se não pudesse perder seu outro conteúdo.

Use linguagem como “junte-se” e “não perca” para empolgá-los.

Em seguida, inclua o CTA (do inglês call-to-action) na parte inferior de seus posts no blog.

Deixe-o extremamente fácil e conveniente para as pessoas se juntarem à sua lista; seus nomes e endereços de e-mail devem ser suficientes.

Você não quer enviá-los para um longo formulário de inscrição que os assuste.

Leve o tráfego das redes sociais para a sua lista de e-mail

Obter inscrições de lista de discussão das redes sociais é complicado, mas possível.

A maioria das pessoas assume que verá seu conteúdo se seguirem você e, portanto, não há necessidade de eles se juntarem à sua lista.

A chave é convencê-los de que suas campanhas de e-mail têm conteúdo de alto valor diferente do seu perfil social.

Aqui estão algumas maneiras de obter inscrições de mídias sociais:

Ofereça um desconto

Atrair novos assinantes com a promessa de um código de desconto, acesso antecipado às vendas, e assim por diante.

Certifique-se de deixá-los saber que eles podem esperar vantagens regulares, juntando-se à sua lista.

Promova seus chamarizes

A maioria dos chamarizes “vivem” em uma landing page ou em um pop-up do seu site, mas você pode mostrá-los nas suas redes sociais.

Por exemplo, publique-o no Instagram, em seguida, use seu link da bio para impulsionar as inscrições da lista de discussão.

Mostre conteúdo exclusivo

Mostre aos seus seguidores nas redes sociais o tipo de conteúdo que você disponibiliza somente por e-mail.

Em seguida, inclua um link para o seu formulário de inscrição no post.

A beleza das redes sociais é que você pode acessar um público amplo que pode não ver seu conteúdo de outra forma.

Usando suas postagens sociais para promover sua lista de discussão, você pode gerar mais leads e despertar um interesse maior em sua marca.

Lembre-se de tratar seus assinantes como uma comunidade

Ao enviar conteúdo para sua lista, certifique-se de personalizar cada e-mail para ajudar seus assinantes a se sentirem especiais.

Essa é a diferença entre e-mails de vendas de spam e conteúdo de alto valor.

Todas as estratégias listadas acima são projetadas para ajudá-lo a construir uma comunidade por e-mail, de modo que cada uma de suas campanhas deve ser altamente personalizada e direcionada aos interesses dos destinatários.

Bônus: Plataformas de e-mail marketing

Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas no mundo e tem um bom custo-benefício para a variedade de coisas que oferece.

É possível customizar campanhas para e-mail, landing pages, anúncios em redes sociais, entre outros.

Possui uma versão gratuita que suporta até 12 mil disparos e-mails para 2 mil contatos por mês.

GetResponse

O Get Response possui versão em português e oferece serviços de e-mail marketing, automação e integração com vários aplicativos e redes sociais.

Não tem plano gratuito. O plano básico para 1.000 contatos custa a US$ 15 mensais.

RD Station

Uma plataforma nacional completa de e-mail marketing e gerenciamento de ações de marketing digital em geral.

Não possui plano gratuito, mas você pode testar por 30 dias. O plano mais barato é o Light, que custa R$ 59,00 ao mês para até 1.000 contatos.

e-GOI

Especializada em leads, e-mail marketing, SMS, landing pages e automatização de tarefas.

Possui um plano grátis chamado Social One. Os planos pagos começam a partir de 7,99 por mês.

LeadLovers

Também em português, o LeadLovers trabalha sobretudo com automação de e-mails e criação de funis de venda e páginas online.

Os plano começam a partir de R$ 154,00 por mês (com pagamento anual).

Nitronews

Ferramenta de e-mail marketing simples e eficaz. Possui plano gratuito para até 10.000 envios por mês e 2.000 contatos.

Também gera leads qualificados com a criação de landing pages, formulários e chats.

Conclusão

O e-mail marketing tem imenso potencial para se conectar com seu público de forma significativa.

Em vez de limitar suas campanhas a e-mails de contato frio e vendas, ofereça aos seus assinantes conteúdo valioso e faça com que eles se sintam parte da sua comunidade.

Você pode fazer isso lançando chamarizes que atendem às necessidades do seu público-alvo e, em seguida, promovendo sua lista em mídias sociais e blogs que excitam as pessoas com sua marca.

Todas essas estratégias trabalham juntas para ajudá-lo a aumentar sua lista — e construir a comunidade da sua marca.

Pronto para aumentar sua lista de discussão e impulsionar sua estratégia de marketing digital? Fale com a gente hoje mesmo!

Autor

Agência Impacto

A Impacto tem o orgulho de apresentar a você este blog sobre web design, marketing digital, redes sociais e quaisquer outros assuntos relacionados à tecnologia. Se houver algo que você acha que devemos conversar, fala com a gente.

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