Criando designs para tudo: esse é o lema do Canva. Uma ferramenta simples e intuitiva pode ajudar qualquer pessoa a criar conteúdo visual.

Você já pensou em produzir peças gráficas incríveis sem usar ferramentas complexas, como Photoshop ou Illustrator? Com o Canva, você não apenas pode criar peças para sua estratégia de conteúdo da web, mas também para coisas pessoais!

Com o Canva, você pode criar qualquer coisa, de um e-book completo a convites de casamento! Você pode usar modelos prontos ou iniciar sua obra de arte do zero. Todos os recursos do Canva estão lá para facilitar seu trabalho e sua vida.

Para aproveitar ao máximo todos os seus recursos, preparamos este tutorial completo para que você possa criar layouts incríveis com o Canva. Você está pronto para trabalhar?

O que é o Canva?

Para você começar a dominar o Canva, explicaremos exatamente o que é essa ferramenta. É basicamente usado para criar projetos gráficos profissionais de arrastar e soltar.

Além da versão para a web, também está disponível para Android ou iOS.

Entre suas principais características estão:

  • Milhares de imagens gratuitas e pagas: O Canva adquiriu recentemente dois bancos de imagens gratuitos, Pexels e Pixabay. Assim, os usuários têm milhares de opções de fotos gratuitas de ambos os serviços e também há opções pagas por preços razoáveis;
  • Filtros de imagem: além de disponibilizar várias imagens, a ferramenta também oferece filtros de edição personalizados;
  • Formas e ícones gratuitos: Entre os recursos do Canva, estão a disponibilidade de formas, gráficos, ilustrações, ícones e muito mais, oferecendo uma gama maior ao criar infográficos ou ebooks, por exemplo;
  • Fontes e formatos de texto: a ferramenta também fornece várias fontes diferentes para que você possa personalizar suas peças, bem como formatos de texto predefinidos, deixando tudo esteticamente alinhado.

Mas os maiores recursos do Canva são seus modelos predefinidos. Os modelos estão divididos nas seguintes categorias: Mídia social; Documentos; Pessoal; Educação; Marketing; Eventos e anúncios.

Essas categorias são divididas em subcategorias para temas ou tópicos. Por exemplo, na categoria Mídia Social, há uma subcategoria do Facebook dividida por temas, como anúncios de restaurantes.

Cada trabalho artístico tem o tamanho certo para cada canal e, quando estiver pronto, pode ser baixado nos formatos PNG, JPEG e PDF.

Outra característica exclusiva do Canva é a possibilidade de criar um projeto e compartilhá-lo com outras pessoas.

O Canva é grátis?

A grande vantagem do Canva é que todos os seus principais recursos são gratuitos. Praticamente tudo está disponível para os usuários usarem sem pagar, e o preço dos recursos pagos é bastante acessível.

Então, sim, você pode se registrar e começar a desenhar no Canva gratuitamente.

Para aqueles que desejam ter mais recursos disponíveis, você pode se inscrever no Canva Pro, que oferece uma avaliação gratuita de 30 dias, que posteriormente custará R$ 34,90 por mês.

Existem também o plano Enterprise, para equipes maiores que precisam de controles avançados de marca e de colaboração. Este plano custa a partir de R$ 110,00 por usuários por mês, com cobrança anual.

As diferenças entre uma conta gratuita e paga

Aqueles que estiverem migrando para o plano Pro terão os seguintes recursos:

  • Carregar fontes personalizadas;
  • Organize fotos e outros elementos em pastas;
  • Redimensione os mesmos designs para diferentes formatos e faça o download do formato PNG com fundos transparentes;
  • Acesso a fotos, ilustrações e modelos gratuitos.

O que você pode fazer com a ferramenta?

O Canva representa uma grande oportunidade para quem está começando a se aventurar no mercado digital para criar designs com conteúdo diferente. E é muito importante investir nisso para se destacar da concorrência.

Isso é demonstrado por este estudo, que analisou mais de 100 milhões de artigos e descobriu que aqueles que continham conteúdo visual, como infográficos, tinham maiores chances de serem compartilhados.

Além disso, as empresas que criam conteúdo visual têm uma taxa de conversão 7 vezes maior.

Você está apenas começando a empreender e precisa de uma identidade visual? Ou você já está no mercado, mas não tem tempo e recursos para criar conteúdo exclusivo? O Canva possui recursos para todos esses casos. Vamos vê-los!

Logotipos

O primeiro passo para quem está começando é definir sua identidade visual. O Canva contém vários modelos prontos; tudo o que você precisa fazer é mudar o texto e você está pronto para começar!

Publicações para redes sociais

O Canva possui vários recursos para as mídias sociais. Com a ferramenta, você pode criar imagens e histórias para o Facebook e Instagram, anúncios em todos os formatos, postagens para o Twitter, filtros geográficos para Snapchat, banners para o LinkedIn e muito mais!

Miniaturas para vídeos

Você também pode criar miniaturas personalizadas para o seu canal do YouTube. Pode parecer apenas um recurso extra, mas miniaturas bem feitas chamam muito mais atenção e resultam em mais visualizações.

Panfletos e pôsteres

Para aqueles que desejam promover eventos ou empresas locais, é uma ótima idéia começar a usar os modelos prontos. O Canva possui opções para diversos temas, como folhetos para restaurantes, academias, eventos e até aniversários.

Documentos e apresentações

Os recursos para criação de documentos e apresentações também podem ser usados ​​para e-books, criando algo único que encantará seus leads ou clientes.

Cartões de negócios

Os cartões de visita são muito importantes e, quando damos algo de bom a outra pessoa, eles se lembram mais facilmente. Com o Canva, você pode usar vários modelos simplesmente adicionando suas informações de contato.

Infográficos e banners para blogs

Os infográficos são sempre um sucesso em termos de estratégia de conteúdo. Afinal, eles fornecem muitas informações em um formato fácil de consumir. Com os elementos disponíveis na ferramenta, você pode criar vários infográficos diferentes.

O mesmo vale para banners para o seu blog . Eles geralmente são usados ​​como capa da postagem, mas com o Canva, eles também podem ser personalizados para oferecer uma oferta, como um e-book, por exemplo.

Passo a passo sobre como usar o Canva

Sim, você pode fazer muitos projetos com o Canva. Para ajudar você a criar seu primeiro design, criamos um processo completo passo a passo:

1. Crie sua conta

O primeiro passo é criar uma conta no Canva (lembre-se de que é grátis). Vá para a página inicial e registre-se com sua conta do Facebook, Google ou e-mail.

Depois que sua conta for criada, você será direcionado para uma página integrada, que ajudará a ferramenta a selecionar os melhores modelos de acordo com suas necessidades. Aqui, selecionamos a opção Small Business.

Canva

Se você deseja experimentar o Canva Pro nesta etapa, escolha fazer o teste. Caso contrário, clique em “Mais tarde”.

Quando você avançar, também poderá convidar outras pessoas para colaborar em seus projetos.

2. Explore a biblioteca e familiarize-se com os modelos

Como falamos, o Canva possui uma ampla coleção de modelos profissionais, que atendem a diversas demandas de conteúdo. A biblioteca de modelos é organizada por categorias e os modelos são divididos em temas.

Qualquer que seja o conteúdo criado no Canva, ele terá os tamanhos e elementos corretos que serão como um trampolim para iniciar o trabalho.

Para o nosso tutorial, optamos por mostrar como criar uma postagem no Instagram, o que será muito importante para um feed atraente e organizado.

Canva

3. Selecione o modelo que será anexado às suas postagens

Quando se trata de mídia social, especialmente o Instagram, é muito importante definir a aparência de suas postagens daqui em diante. Selecionar um modelo diferente para cada postagem pode fazer com que seu feed fique confuso e visualmente nada atraente.

Para o nosso exemplo, começaremos com este modelo para promover um desconto em uma pizzaria. Como podemos ver, o modelo não tem nada a ver com pizza; é aqui que entra o poder do Canva de transformar projetos.

Canva

4. Imagem e texto

Primeiro, você precisa escolher uma boa imagem para que sua postagem tenha um bom envolvimento.

Usando a biblioteca de imagens, buscamos, por exemplo, uma foto que ajude a atrair a atenção das pessoas para o assunto; lembrando que, se você tiver sua própria foto, melhor ainda!

Selecione a foto e arraste-a para o modelo.

Canva

Agora que temos a imagem, precisamos escolher uma fonte correspondente. Você pode usar o modelo ou selecionar um na guia Texto.

Sabemos que a escolha de fontes correspondentes pode ser difícil ou até demorada. Para ajudá-lo, o próprio Canva fornece uma ferramenta para mostrar quais fontes correspondem melhor e dicas sobre como usá-las.

Canva

5. Compartilhe e / ou faça o download da imagem

O Canva permite que você convide mais pessoas para colaborar no design da ferramenta. Basta clicar em Compartilhar e adicionar os endereços de e-mail de outros usuários e eles poderão visualizá-los ou editá-los.

Se você estiver pronto, poderá fazer o download ou compartilhá-lo em outros locais, como publicá-lo diretamente no Facebook, Mailchimp, Pinterest e outras mídias sociais, ou salvá-lo em outro serviço, como Google Drive e Dropbox.

Canva

Você não gosta dos modelos? Começar do zero!

Todos os modelos do Canva são completamente personalizáveis. Mas se você quiser, pode criar o seu próprio zero, enviando suas próprias fotos, imagens de fundo, fontes e cores.

Para criar um modelo do zero, basta selecionar o tamanho desejado e inserir uma grade na seção Elementos na barra lateral.

Quando a grade estiver no lugar, comece a colocar as imagens e os elementos. Agora é a hora de deixar sua criatividade fluir!

Dicas para criar conteúdo visual incrível

Além de criar projetos, o Canva possui outros recursos extras que são realmente úteis quando se trata de criar designs, especialmente para aqueles que ainda não estão familiarizados com os conceitos da área. Vamos dar uma olhada neles:

Criando uma paleta de cores

Como vimos aqui, ter uma paleta de cores é muito importante. Mas como descobrir quais cores corresponderão ao seu modelo? O Canva possui um recurso gratuito para criar uma paleta de cores a partir das fotos.

As fotos podem ser da própria ferramenta ou da sua. Basta fazer o upload da imagem e, em alguns segundos, você terá todos os tons e códigos correspondentes.

Outra ferramenta do Canva para a criação de paletas de cores também está disponível e ajuda na hora de adotar o conjunto certo de cores para sua marca.

Canva na ponta dos dedos

A instalação do Canva no seu smartphone facilitará seu trabalho. Você precisa postar algo imediatamente, mas não possui seu computador por perto?

As contas do Canva são sincronizadas, ou seja, seu trabalho pode ser feito no seu smartphone, salvando-o diretamente na sua biblioteca de fotos e pronto para ser publicado.

 

Até a próxima!

 

 

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