Há uma tendência “não tão nova” que se tornou muito mais comum nos dias de hoje sobre a qual quero falar
O QUE SÃO OS BOTS DO INSTAGRAM E COMO ELES FUNCIONAM?
Os bots do Instagram são serviços que permitem que uma empresa ou pessoa obtenha seguidores em seu perfil do Instagram. Existem inúmeras maneiras de usar a mídia social para obter curtidas, visualizações e seguidores. Uma dessas avenidas são os bots do Instagram.
Esses bots seguirão outras contas, como postagens e deixarão comentários em listas direcionadas de contas do Instagram para ajudar a aumentar o alcance, seguidores e engajamento em uma conta.
Se há uma irritação no Instagram, são os bots. E realmente não é culpa do Instagram.
VAMOS FALAR SOBRE AS RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ NÃO DEVE USAR UM BOT DO INSTAGRAM
SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS E COMENTÁRIOS INSENSÍVEIS
Bots são robôs. Portanto, eles não podem considerar o contexto ou as legendas na foto. Eles só pensam em adicionar um comentário com base em uma hashtag. Isso, é claro, abre uma caixa cheia de problemas. Alguns piores que outros.
Por exemplo, você faz uma publicação da captura da tela do seu computador. Logo em seguida, surge o comentário: “Eu amo essa foto – talvez seja o ângulo que você tirou a foto”.
Como você responde a isso? Claramente, não é uma pessoa real.
NÃO HÁ COMPROMISSO REAL
Os bots do Instagram não podem substituir a interação humana. A maioria das pessoas pode ver claramente que os comentários não são de uma pessoa real, portanto, não é surpreendente que o envolvimento com esses comentários seja baixo.
SEU FEED DO INSTAGRAM FICARÁ UMA BAGUNÇA
Ao seguir milhares de contas, você terá um feed incrivelmente aleatório. À medida que você adiciona mais seguidores aleatórios à sua rede, espere que as postagens de pessoas relevantes sejam enterradas. Se você pretende usar o Instagram para se conectar à sua rede, haverá consequências reais.
ELES VIOLAM OS TERMOS DE USO DO INSTAGRAM
Acho que esse deve ser o principal motivo para não usar os bots do Instagram.
Se um bot acessar a API do Instagram sem a permissão da plataforma, isso viola os Termos de Uso do Instagram, especificamente:
Política da Plataforma
A – Termos Gerais
- Cláusula 5 – Não armazene as credenciais de login do Instagram em cache nem de outra forma.
- Cláusula 16 – Não use a API do Instagram para simplesmente exibir Conteúdo do Usuário, importar ou fazer backup de conteúdo ou gerenciar relacionamentos do Instagram, sem nossa permissão prévia.
- Cláusula 17 – Não participe de nenhum programa de troca de “curtida”, “compartilhamento”, “comentário” ou “seguidores”.
- Cláusula 22 – Garanta que seus comentários sejam gerados de forma exclusiva para cada pessoa. Não publique comunicações comerciais não autorizadas ou spam no Instagram.
- Cláusula 23 – Não permita que uma empresa realize mais de uma ação por vez no Instagram.
Qualquer pessoa que use um bot que viole a API do Instagram pode ser banida. Não seja banido. Seja esperto.
O INSTAGRAM TEM LIMITES DIÁRIOS E HORÁRIOS
Esses limites não são definidos – mas são limitados com base na sua idade, no número de seguidores e na atividade. Um usuário típico não deve ter mais de 150 curtidas, 60 comentários e 60 seguir/deixar de seguir a cada hora.
Isso faz todo o sentido, considerando que ninguém é capaz de gostar, comentar ou seguir tantas postagens em tão pouco tempo.
SHADOW BANNING
O Instagram reconhece quando sua atividade não é natural. A consequência é o shadowban.
Shadowban significa que seu conteúdo ficará invisível para os não seguidores. Isso significa que, independentemente das hashtags usadas em sua postagem, suas imagens não aparecerão nos feeds de outras pessoas.
Você ainda pode criar postagens e interagir com os seguidores atuais, mas não poderá mais se envolver e atrair novos seguidores.
EXISTEM VÁRIAS ALTERNATIVAS AO USO DOS BOTS DO INSTAGRAM
CONTRATE UM ASSISTENTE VIRTUAL OU UMA AGÊNCIA
Claro – isso será um pouco mais caro que um bot. Mas os assistentes virtuais ou agências deixarão comentários autênticos, se envolverão com seguidores e ajudarão sua marca a se conectar com pessoas reais.
Também é menos provável que eles deixem comentários embaraçosos ou inapropriados, para que você não precise se preocupar em arruinar sua reputação.
FAÇA VOCÊ MESMO
Se você não tem orçamento para contratar um assistente virtual ou agência, dedique 20 minutos ou mais para se envolver com seus seguidores. Fazendo isso de forma consistente, você verá os melhores resultados.
Se você quer que as pessoas interajam com a sua marca, precisa se conectar a elas. Você deve criar relacionamentos com seus seguidores – e não pode fazer isso com um comentário genérico ou um emoji simples. Pode ser demorado, mas, a longo prazo, você descobrirá que sua marca estará melhor.
ANÚNCIOS DO INSTAGRAM
Assim como a exibição de anúncios no Facebook – você pode exibir anúncios no Instagram para que as pessoas do seu nicho descubram seu perfil e serviços. Não é tão caro e você pode alcançar novas pessoas sem ter tempo para se envolver com elas.
CONCENTRE-SE NA QUALIDADE – NÃO NA QUANTIDADE
Os bots do Instagram são ótimos porque aumentam seus seguidores, mas o crescimento não é autêntico. Você está simplesmente atraindo outros bots! Você prefere ter 100 seguidores que amam sua marca e estão comprando continuamente de você ou 1.000 bots que nunca realmente se envolvem com você?
Tenho certeza de que sei qual será a sua escolha.
Lúcio Carlos
13/04/2023Ótima dica. Valeu
Leandro
21/10/2023Ótimo