Com o mundo online se tornando mais competitivo do que nunca, é importante que sua presença na web o diferencie de seus concorrentes.
Em teoria, isso parece simples, mas diferenciar sua marca na web é algo que deve ser feito com cautela.
Esforçar-se para ser o mais diferente possível pode às vezes levar a erros comuns, como ser muito distinto.
Ser muito distinto pode fazer com que sua marca apareça separada de sua categoria, o que pode resultar negativamente para sua marca na web. . .
Em termos simples, a categoria de sua marca é o tipo de serviço ou produto que sua empresa oferece.
Um exemplo disso seria fast food ou serviços de marketing digital – seja qual for o seu nicho ou oferta.
É importante observar que essas categorias também incluem subcategorias. Uma subcategoria de fast food pode ser fast food saudável ou fast food vegan, por exemplo, e cada uma dessas subcategorias terá uma aparência distinta que um cliente em potencial deve reconhecer imediatamente.
Quando você vende seu produto ou serviço online, o consumidor tem uma expectativa de como serão essas dicas de categoria.
Quando as pessoas estão com pressa para comprar um produto ou serviço online; pistas como cor, tipografia e formas devem se conectar com eles na primeira vez que os encontrarem.
Seja diferente mas destaque sua marca na web
Embora você queira ser diferente de seu concorrente, é fundamental que você se destaque e que o cliente reconheça o que você está vendendo.
Caso contrário, você deixará de chamar a atenção deles. Este é um dos maiores desafios ao diferenciar sua marca na web online – o equilíbrio entre familiaridade com a categoria e o ponto de venda exclusivo da marca.
Para obter sucesso com sua marca na web, você deve compreender totalmente suas categorias e subcategorias, concluindo uma pesquisa de mercado sólida para saber o que seus concorrentes de sucesso têm em comum.
Ao falar com seus clientes, você aprenderá em primeira mão o que eles consideram importante e o que os faz se comprometer.
Quando você tiver uma ideia sólida do que será mais eficaz para o seu público online, mostre-as às pessoas (pense nisso como um grupo de foco) e certifique-se de que não apenas goste, mas o mais importante, que elas saibam o que é.
Depois de otimizar o conceito de marca na web para o seu negócio, você pode explorar os estágios mais agradáveis de diferenciar sua marca na web sendo criativo e original.
Você sempre pode criar sua marca na web de uma forma que permita que você se destaque da concorrência, mas o principal é sempre garantir que suas dicas de categoria sejam distintas e claras para seus clientes.
Se você precisa de ajuda para se destacar na web, entre em contato com a gente hoje mesmo!