Embora a maioria dos profissionais de marketing entenda o poder da plataforma, estabelecer uma presença bem sucedida continua sendo um desafio.
Muitos profissionais de marketing ainda não têm certeza sobre quais tipos de conteúdo postar, quando engajar, qual a melhor forma de atingir o público-alvo e o que o conjunto completo de recursos da rede social inclui.
Para ajudar, aqui estão sete etapas que cada marca deve seguir para alcançar o sucesso do Instagram:
1. Otimize seu perfil de negócios.
Seus esforços no Instagram devem começar com o seu perfil.
É ao mesmo tempo uma chave para desbloquear recursos importantes da plataforma, bem como uma ferramenta essencial para incentivar os consumidores a se engajarem.
Antes de fazer qualquer outra coisa na rede social, certifique-se de que você tenha uma conta comercial, não apenas regular.
Os perfis de negócios fornecem às organizações um conjunto de ferramentas – opções de publicidade, insights de análise e campos adicionais de informações de contato (ligue agora, compre agora, e-mail e rotas) que não estão disponíveis para usuários padrão.
Depois de ter um perfil de negócios, desenvolva-o. Como o Instagram é tão visual e leve no texto, seus perfis fazem muito mais trabalho pesado em comparação com outras redes sociais.
Esta é uma oportunidade valiosa de contar sua história de marca em sua biografia, interagir com um bom avatar e incluir um link para uma página da web.
2. Concentre-se em visuais lindos e de alta qualidade.
O que os consumidores mais jovens querem ver das marcas no Instagram? Para descobrir, a empresa-mãe Facebook entrevistou 11.000 pessoas, com idades entre 13 e 24 anos, de todo o mundo.
A pesquisa revelou uma clara preferência: as pessoas querem postagens bonitas e de alta qualidade.
Como os pesquisadores disseram no relatório:
Os internautas apreciam a qualidade estética no conteúdo visual e muitas vezes se esforçam para transformar o banal em algo belo.
As marcas que procuram envolver adolescentes e jovens adultos também vão querer oferecer uma experiência orgânica, visando também a qualidade.
Imagens e vídeos serão, idealmente, lindos, cuidadosamente compostos e artisticamente apresentados.
Lembre-se de que suas imagens e vídeos não precisam ser perfeitos desde o início: o Instagram tem uma gama de ferramentas poderosas disponíveis, incluindo filtros e colagens, que podem ajudar a transformar peças de conteúdo em coisas de beleza.
3. Compartilhe uma mistura de fotos, vídeos e histórias.
Sua marca deveria postar fotos ou vídeos no Instagram?
A resposta é ambas. Uma análise do NewsWhip descobriu que o engajamento médio em publicações de fotos aumentou em 46% no ano passado e o engajamento médio em publicações em vídeo aumentou em 53%.
Os pesquisadores também descobriram que as fotos tendem a ter mais curtidas e que os vídeos tendem a receber mais comentários.
Além disso, não se esqueça das histórias. O tipo de conteúdo em fuga que o Instagram copiou do Snapchat tem sido um grande sucesso, e mais de 300 milhões de pessoas agora são usuários ativos diariamente.
4. Experimente os tempos de postagem.
Quais são os melhores dias e horários para postar conteúdo no Instagram?
Muitas vezes a pesquisa é contraditória e confusa. Por exemplo, um relatório da Sprout Social afirma: “A melhor época para postar no Instagram é quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h e das 15h às 16h e sexta às 5h”.
O que um negócio pode fazer dessa mistura estranha?
A primeira coisa é que as regras gerais não são muito úteis. Cada marca tem um público único com comportamentos únicos e é apenas por meio de tentativa e erro que você encontrará a melhor programação para seu conteúdo específico.
O segundo argumento é que os horários mais eficazes são geralmente inesperados. Enquanto as pessoas tendem a usar a plataforma mais em determinados dias e horários, esses períodos também são quando a competição é maior.
Ao experimentar quando você publica, você pode encontrar oportunidades de engajamento maior que você não sabia que existiam.
5. Influenciadores.
É impossível falar sobre marketing no Instagram sem falar sobre influenciadores – e com boas razões.
O número de posts patrocinados mais do que dobrou na plataforma desde 2016 e o mercado de influenciadores do Instagram deve atingir US$ 2,3 bilhões no próximo ano.
O que está dando poder a esse incrível crescimento? Fundamentalmente, está sendo impulsionado pelo fato de que as marcas reconhecem que a melhor maneira de alcançar públicos maiores e / ou segmentados no Instagram é engajar seguidores além dos seus.
Embora o marketing de influenciadores tenha seus desafios, é uma abordagem altamente eficaz no Instagram quando bem executada.
Além disso, os profissionais de marketing devem ter em mente que isso é apenas uma parte de uma gama mais ampla de táticas que envolvem as redes de outros usuários.
Por exemplo, as campanhas de hashtags criativas têm efeitos semelhantes em termos de extensão de alcance.
6. Integrar o comércio eletrônico diretamente aos posts.
Uma das características poderosa e relativamente nova que às vezes é desperdiçada pelos profissionais de marketing é a oferta do Shopping no Instagram.
Uma vez ativado, isso permite criar “publicações de compra” que permitem a marcação de até cinco produtos com detalhes e preços.
Você também pode adicionar um botão “Comprar agora” ao seu perfil que levará as pessoas diretamente para sua vitrine digital externa.
Isso reduz a barreira entre os consumidores envolvidos com suas postagens e a compra de produtos.
7. Use a plataforma de anúncios do Instagram.
Por fim, não se esqueça de que as postagens orgânicas são apenas parte do que faz do Instagram uma ferramenta de marketing poderosa.
A plataforma tem uma ampla variedade de formatos de anúncios diferentes, incluindo anúncios gráficos, anúncios em vídeo, anúncios em carrossel e histórias, que permitem aos gerentes de marca engajar o público de forma criativa e eficaz.
Todas essas opções são fornecidas pela ferramenta Gerenciador de anúncios do Facebook, que oferece aos anunciantes opções de segmentação precisa, insights úteis sobre desempenho e recursos robustos de gerenciamento de campanhas.